Saiba mais sobre Ziraldo Alves Pinto, o Ziraldo

Ziraldo é cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, desenhista e jornalista.

Ziraldo

Ziraldo Alves Pinto ou simplesmente Ziraldo como é mais conhecido no mundo artístico, nasceu na cidade de Caratinga, Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932. Ziraldo é um renomado cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, desenhista e jornalista. Seu nome, segundo vários autores, é derivado do nome de sua mãe Zizinha (Zi) com o de seu pai Geraldo (raldo). Ele tem um irmão que, assim como ele, é também um cartunista, escritor, jornalista muito famoso chamado Zélio. Ao todo tem sete irmãos, sendo ele o filho mais velho da família. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1957. Seu talento no desenho já se manifestava desde essa época, tendo publicado um desenho no jornal Folha de Minas com apenas seis anos de idade.
Ele começou a trabalhar no Jornal Folha de Minas, de Belo Horizonte, em 1954, com uma coluna dedicada ao humor. Ganhou notoriedade nacional ao se estabelecer na revista O Cruzeiro em 1957 e posteriormente no Jornal do Brasil, em 1963. Seus personagens (entre eles Jeremias, o Bom; a Supermãe e o Mirinho) conquistaram os leitores.

Pererê, de Ziraldo
A fama começou a vir nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas O Pasquim – um jornal não-conformista que fez escola, e até hoje nos deixa saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Mineirinho – o Comequieto, também contam com uma legião de admiradores.

Menino Maluquinho, de Ziraldo
Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema.

fonte: wikipedia

Confira revistinhas de Ziraldo no site!

4 Comentários Saiba mais sobre Ziraldo Alves Pinto, o Ziraldo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *