Entrevista com Alex Guenther

Conheça um pouco sobre Alex Leonardo Guenther, um dos criadores da revista Catacomics

Entrevista com Alex Guenther

Alex Guenther, pelo próprio.

Nasci em 16 de abril de 1978 na cidade de Blumenau/ Santa Catarina. Desenho desde os meus 6 anos de idade. Passava horas e horas debruçado em uma pequena mesa, copiando desenhos e inventando minhas histórias e personagens. Tanto que tive que fazer natação, pois já estava com um desvio de coluna. Minha referencia de aprendizado nesta época foi com o Programa de TV de Daniel Azulay que ensinava a fazer desenhos. Minha leitura de quadrinhos era claro, A turma da Mônica, Tio Patinhas, e Zé carioca. Mais pra frente me encantei pelos super heróis, da qual coleciono até hoje. Grande parte de meu conhecimento se deve a mim mesmo, por ser autodidata, sempre buscando conhecimento em livros especializados em bancas e livrarias. Me formei em Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 2003 e comecei a atuar como profissional free lance em criação publicitária, ilustrador com foco em cartilhas, personagens e HQs.
Nessa época, a vontade de criar uma HQ era muito intensa, porém sabia que deveria fazer algo pertinente a minha cidade, facilitando assim, a viabilização da revista.
Nada parecia mais óbvio do que fazer a história do fundador da cidade de Blumenau em quadrinhos. Então surgia o projeto: “ O Desbravador, a fundação da colônia Blumenau” , uma revista em quadrinhos colorida de 24 páginas que sintetizava a história da cidade e do fundador Hermman Bruno Otto Blumenau. A revista foi viabilizada pelo FUNCULTURAL do estado de SC. O apoio da lei de incentivo à cultura me abriu as portas para mostrar meu trabalho. Fiquei tão empolgado com o primeiro trabalho que não parei mais, publicando: “ Conhecendo o Museu da Família Colonial” no ano seguinte (2004, 24 páginas coloridas), uma revista sobre o museu da cidade de Blumenau, apoiada pela lei municipal; “ Vale dos Imigrantes” (2004, 24 páginas coloridas), uma história sobre a colonização italiana no Vale do Itajaí; “ Oktoberfest, origens e tradições” (2005, 28 páginas coloridas) e o meu mais conhecido e elogiado trabalho, iniciado em 2008 e finalizado em 2010, “Os Xokleng” (54 páginas em preto e branco). Este, em especial, foi o único trabalho deste gênero a ser produzido sobre a população indígena do alto Vale do Itajaí, selecionado entre os 150 dos 1800 projetos inscritos pela Lei Elisabete Anderle do estado de SC.

Os Xokleng, de Alex Guenther

Os Xokleng, de Alex Guenther

Em todas estas revistas fiz tudo sozinho, desde a pesquisa, passando pelos roteiros, desenhos, arte final, cor e edição. Busquei por ajuda na parte de correção ortográfica e correção histórica em alguns trabalhos.
Foram 7 anos produzindo quadrinhos de resgate histórico dos povos de SC, com o apoio das leis de incentivo. Todas as revistas (35.000) foram distribuídas gratuitamente para as bibliotecas dos colégios municipais e estaduais do Vale do Itajai.

Tive alguns outros trabalhos que produzi como Anjos da Noite, drogas malditas (2007), e Vida longa a água boa (2006) que não consegui viabilizar por serem temas ambientais e social.

Em 2011 , após algum contato com desenhistas da região de SC, tive a idéia de formar um coletivo para fazer uma revista em quadrinhos. Surgia então o projeto da Revista Catacomics, quadrinhos independentes. O projeto propunha que 8 artistas fizessem 4 páginas de uma história fechada em arte preto e branco, formato (17 x 26 cm). Fiz um projeto de venda para possíveis patrocinadores, para pagar a impressão de 2000 revistas, onde vendia o portfólio dos desenhistas como atrativos de mídia para este projeto. Os participantes foram Ricardo Manhaes que desenha há 10 anos para o mercado europeu; Eu que já ralo há um tempo; Chico Lam de Joinvile que faz um grande trabalho com a revista “ Menino Caranguejo”; Aldo Anjos de Brusque, que publica a revista “ Cartum” há 10 anos e outros talentosos desenhistas como D’Imitre Martins, Jean Errado, José Mathias e Juliano Frena. Lançamos a primeira edição em 15 de dezembro de 2011 com patrocínio das livrarias Curitiba e foi um grande sucesso de mídia e público. Participei desta edição como ilustrador de história, editor e capista.

A partir desta edição, planejamos fazer a cada 3 meses uma nova revista da Catacomics, com patrocínio da iniciativa privada, trazendo a público novos nomes a cada edição. A revista acabou se tornando uma plataforma para artistas experientes e iniciantes estarem mostrando a sua arte.

Colocamos a foto, o perfil, com site e blog do artista no verso da capa de cada revista e em nosso blog oficial. (www.catacomics.blogspot.com ).

 

 

Catacomics #1

Lançamos no neste último final de semana (10 e 11) de março de 2012 a Catacomics 2, concretizando nossa proposta de lançar esta revista a cada 3 meses com novos nomes. Também estou começando a realizar curso e palestras sobre a HQs, com o objetivo de difundir a arte em SC.

 

A partir de agora, pretendemos lançar outros títulos usando este selo que já esta ficando famoso, como a Catacomics Noir, uma revista para público adulto em arte preto e branco  e Catacomics Versões, onde um único argumento é apresentado para 5 artistas diferentes estarem fazendo suas páginas. Para lançar ainda este ano!

Catacomis 2 e Joias para o Fuhrer

Nosso próximo grande trabalho a ser lançado em meados de abril/maio é a graphic novel: “Jóias para o Furher”, que trata sobre uma lenda urbana da cidade de Blumenau da década de 30, envolvendo túneis secretos e a vinda de Hitler à Santa Catarina. Uma comic book, de 72 paginas, arte preto e branco, tamanho 17 x 26 cm. O roteiro é de Fernando Becker, um trabalho derivado de seu livro “O segredo do meu avô”, com minhas ilustrações, capa e edição.

Acredito que o mercado de quadrinhos esteja aberto a novas idéias e bem aquecido, pois é freqüente a realização de concursos de HQs e personagens feitos por editoras de todo o Brasil. A variedade dos temas, as leis de incentivo e a produção dos grupos independentes, vêm mostrando a maturidade que o mercado está encontrando. Por fim, o governo brasileiro tem-se mostrado cada vez mais aberto às HQs, com o projeto biblioteca na escola e com novas leis para produção nacional.

Revistas de Alex Guenther

Confira revistas do Alex Guenther no site Mania de Gibi

http://www.maniadegibi.com/loja/product_info.php?products_id=28910
http://www.maniadegibi.com/loja/product_info.php?products_id=28909

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *