Faleceu Josep María Berenguer, criador da revista El Víbora

Vítima de cancêr, fato ocorreu no dia 24 de Abril

Josep María Berenguer
O espanhol Josep María Berenguer, um dos fundadores da revista El Víbora, faleceu no último dia 24 de abril, vítima de câncer, aos 67 anos.
Berenguer trabalhava como editor na Édiciones La Cúpula e era conhecido por seus colegas como um dos maiores incentivadores dos quadrinhos underground de seu país.
Ele nasceu em 1944, na cidade de Barcelona, um dos grandes centros dos quadrinhos espanhóis. O artista estudou Belas Artes em Estocolmo, na Suécia. Nas décadas de 1960 e 1970, trabalhou como ilustrador e fotógrafo, fazendo capas de revistas, livros e discos.
No final da década de 1970, Berenguer conheceu o editor Josep Toutain – que publicava na Espanha os títulos 1984 e Creepy, em parceria com a editora estadunidense Warren -, que lhe ofereceu recursos financeiros para criar uma revista de quadrinhos.

ViboraFoi assim que surgiu, em dezembro de 1979, a editora La Cúpula e o primeiro número de El Víbora, uma das mais importantes revistas do gênero, que foi publicada até 2005.
Em Barcelona, Berenguer recrutou seus colegas Nazario, Miguel Gallardo, Juanito Mediavilla, Alfredo Pons e Max (Francesc Capdevila). A primeira edição de El Víbora também trazia histórias de Willem, Montesol, Martí (Marti Riera Ferrer), Josep María Beà, o francês René Pétillon e o estadunidense Kim Deitch.
Outros artistas famosos que passaram pelo título incluem Gilbert Shelton, Tanino Liberatore, Javier Mariscal, Daniel Torres, Charles Burns, Carlos Sampayo, José Muñoz, Martin Veyron, das Pastoras (Julio Martínez Pérez), Alberto Calvo, Miquel Beltrán, Jaime Martín e até o brasileiro Luiz Gê (em El Víbora # 100).
El Víbora era um título de contracultura que fazia um contraponto à revista Cairo, famosa pela arte no estilo linha clara e pelas HQs de ficção científica.
No seu apogeu, o título teve uma tiragem de 45 mil exemplares, um grande feito para uma revista que se dedicava a temas e artistas diferentes da cultura mainstream.
Algumas destas HQs foram publicadas no Brasil, na revista Animal, da VHD Diffusion, publicada no período de 1987 a 1991.
Outras publicações que marcaram a carreira de Berenguer foram El Rrollo enmascarado, Star e a erótica Kiss Comix.
Revistas Josep

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *