Zezé – Hi and Lois

A primeira tira de Hi and Lois (Zezé, no Brasil) foi publicada no dia 18 de outubro de 1954 e se tornou, rapidamente, uma das mais populares do King Features.

Zezé - Hi and Lois

É a pequena e doce sobrinha do Recruta Zero e personagem da tira “Zezé & cia.”. Para a nova empreitada, Mort Walker contou com a ajuda do desenhista Dik Browne (de “Hagar, o Horrível”), enquanto ficava encarregado do texto.

Mort Walker criou a tiras Zezé & Cia. (Hi and Lois, no original), um derivado com a família de Zero que ganhou vida própria. “Vários quadrinhos americanos fizeram sucesso durante a II Guerra, mas morreram depois. Minhas guerras (Coreia e Vietnã) continuavam e fiquei preocupado se a tira sobreviveria quando acabassem. Foi por isso que criei Zezé & Cia.”.

Esta série foi e ainda é uma das tiras de maior publicação no mundo dos periódicos, nas suas páginas dedicadas aos Funnys e aos Comics, sejam diárias ou dominicais (normalmente a cores e de página inteira). Eram os anos 50 e as famílias em geral retratavam-se nas cenas dos seus simpáticos personagens. Personagens que ao longo dos anos evoluíram sempre a par com os tempos. É com Hi & Lois que começou uma parceria de grande sucesso: primeiro entre Mort Walker (textos) e Dik Browne (desenho), depois com os filhos de ambos. Dik Browne posteriormente criaria o famosíssimo Hagar o Horrível, que é, desde a morte de Dik em 1989, continuada pelo seu filho, Chris Browne. A série Hi & Lois é agora criada por Brian Walker, Greg Walker e Chance Browne.

Hoje, porém, ele não tem mais relação com a tira. “Eu costumava escrever, mas passei para dois dos meus filhos, Greg e Brian, e o filho de Dik Browne (criador de Hagar, o Horrível), Chance. Dik é quem desenhava a tira, escrita por Walker.

Hi and Lois

REVISTAS EDITADAS NO BRASIL:

GIBI APRESENTA – ED. RGE – DE 1965 A 1968
ZEZÉ E ZEZÉ & CIA – ED. RGE – DE 1962 A 1968
ZEZÉ & CIA – ED. VECCHI – 1981

Veja algumas revistas no site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *