Mania de Gibi entrevista: Rodrigodraw

Entrevistamos esse grande desenhista industrial, consultor de marketing, professor universitário, cartunista, cineasta em animação e um dos organizadores do Animaserra

Mania de Gibi entrevista Rodrigodraw

Rodrigo Miguel, conhecido como Rodrigodraw, é formado em Design pela PUC-RIO e MBA em Computação Gráfica e Multimídia pela UERJ, se formou em licenciatura em artes e tem palestrado em universidades sobre modelagem computacional. Tem formação norte americana em modelagem 3D e foi consultor de cursos da Autodesk na região serrana do estado do Rio.

Lançou o livro Animação 3D, HQ e Games, da Editora 2AB, na Rio Comicon. Foi indicado ao 23º TROFÉU HQMIX (o “Oscar” do quadrinho nacional) na categoria Publicação de Tira, com o livro Tiras de Letra Nota 10. Publicou no mercado americano de comics pela Top Shelf Production’s Blog (editora do Alan Moore – Watchmen).

MDG: Rodrigo, estivemos no VII Anima Serra e pudemos ver e dizer que foi um sucesso. Como se sente organizando o evento? Vale à pena todo o empenho?

– Quando se faz o que gosta, tudo vale a pena. Pena que produzir qualquer trabalho no Brasil você tenha que fazer o triplo de esforço para conseguir metade do esperado. Mesmo com as dificuldades, ficamos felizes de fazer um evento gratuito onde podemos levar grandes nomes dos quadrinhos para terem contato com o público.

MDG: Em Agosto do ano passado nos encontramos na Comicmania e em seguida fizemos uma entrevista com você. Nela vc disse que tinha como plano ter um desenho de um herói do mercado americano em uma grande revista de comics. Como está o processo?

– Está em andamento. Breve teremos novidades. Mas este ano já fiquei feliz de ver meu desenho do Superman, Batman e Mulher Maravilha no site oficial da DC Comics no Brasil e no Jornal O Globo. Além disso, personagens que desenhei como Homem-Aranha e Mickey estão no blog da base de dados mundial de artistas Disney (que é proprietária da Marvel).

 

MDG: Algum quadrinho programado para lançar?

– Sim. Assinei contrato com a Intercontinental Press, empresa responsável pelo agenciamento das tiras de quadrinhos de Homem-Aranha, Mickey, Fantasma, Flash Gordon entre outros para distribuir uma tira de quadrinhos que faço com a escritora Giselle Couto: Firula e Companhia.

Firula e Companhia, Giselle Couto e Rodrigodraw

Firula e Companhia, Giselle Couto e Rodrigodraw

MDG: Você lançou um livro agora, o “Design de Mascotes: Guia rápido Personagens para identidades visuais, propaganda e HQ. Como foi a ideia para a concepção e como está sendo a aceitação do público?

– Como no Brasil você precisa ter várias frentes de trabalho para continuar caminhando, uma área de grande interesse dos quadrinistas é o design gráfico. Teremos os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo sediados em nosso país, onde ambos os eventos terão seus mascotes. Isso chamará atenção e vai aquecer o mercado de produção. Graças a Deus, o livro já é o mais vendido da editora.

MDG: Rodrigo, na sua opinião, quadrinho digital, vale à pena investir ou o impresso ainda tem futuro?

– O quadrinho digital é o futuro, onde como em um vídeo na internet, você ganhará com o acesso e propaganda. Contudo, já está havendo uma migração do gibi de banca para o encadernado de livraria. Acredito que ambos vão continuar existindo, pois o quadrinho digital também necessita de um tratamento profissional de leitura on-line.

MDG: Você está trabalhando em algum projeto em especial atualmente? Poderia dizer?

Tenho sim. O europeu Mark Millar (Os Supremos e Superman: Red Son) disse que se realiza escrevendo Marvel e DC Comics, mas que chega um momento em que você precisa produzir suas próprias histórias. Estou nessa fase. Será um livro com um universo ficcional bem peculiar.

DC Art e Marvel Art - Rodrigodraw

MDG: Podemos contar com o VIII (oitavo) Animaserra no ano que vem?

Assim que termina um evento já organizamos os próximos. O Blog Mania de Gibi será um dos primeiros a saber!

MDG: Rodrigo, muito obrigado pela entrevista. Você quer deixar alguma consideração final, ou alguma mensagem para os fãs de quadrinhos?

Um abraço para todos, parabenizar o Mania de Gibi e aos fãs de quadrinhos, esta mídia está cada vez mais sofisticada e respeitada como arte e entretenimento. Tem muita coisa boa no mercado americano, mas também no europeu, asiático e principalmente nacional.

Rodrigodraw e Mazinho, no Animaserra 2012

Rodrigodraw e Mazinho, no Animaserra 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *