A Turma do Arrepio parte 2

A-TURMA-DO-ARREPIO-VOLTA-ÀS-BANCAS_tirinhas

Impulsionado por internautas de todo o Brasil, que pediam nas redes sociais a volta da turminha, Cesar Sandoval associa-se a um pequena editora de São Paulo e começa a planejar o retorno de sua criação mais famosa.
Assim, em junho de 2009, chega às bancas, a nova revista ‘A TURMA DO ARREPIO”, disposta a matar a saudade dos fãs (muitos deles já casados e com filhos), e também a conquistar uma nova legião de fãs.
Lançada pela Editora As Américas, a publicação é na verdade um “remake” da série antiga da Editora Globo. Foram selecionadas as melhores histórias para republicação, que ganharam novas cores, trabalhadas por Alexandre Silva com colaboração de Fernando Ventura e Gerson Campos.

Sandoval conseguiu patrocínio para a nova revista, algo difícil em se tratando de quadrinhos. Com dois anunciantes por edição, possibilitou uma impressão de qualidade e uma boa distribuição, que só não foi melhor, por causa da tiragem inferior a trinta mil exemplares. Mesmo assim houve uma festa de lançamento, na Casa das Rosas em São Paulo e a participação na 16ª FEST COMIX, tradicional evento de quadrinhos, também na capital paulista.
Com a revista nas bancas, Sandoval buscou voltar ao merchandising com seus personagens. Em 2010, o chicle de bola BRINQ, trazia uma coleção de 43 figurinhas da turma, com muitas cenas tiradas do novo gibi e um álbum para guardá-las. Foi lançado também um livro infantil com a personagem Medéia, pela mesma editora da revista. Cogitou-se a volta do programa de TV, algo ainda em estudo, com a utilização de novíssima tecnologia, alternando esquetes animadas e cenas com atores.
O projeto era republicar todas as hqs das 43 edições da Globo, porém, devido ao custo alto de impressão e dificuldades de mercado, a série se encerrou com 8 edições lançadas trimestralmente.
Mais uma vez, a turminha saiu de cena.
Mas pode voltar a qualquer momento. Afinal, eles são imortais.
Imortais são todos os personagens que cativam o público e marcam uma época, como aconteceu com a TURMA DO ARREPIO.

Personagens principais

arrepio

Medeia, a pequena bruxa: Moradora do Edifício do Arrepio, é a única menina da Turma do Arrepio. Mas com o gênio que ela tem, isso até que é sorte. Esta adorável aprendiz de feiticeira tem uma personalidade muito forte e é dada a explosões temperamentais toda vez que duvidam da eficiência de seus poderes mágicos. Herdeira dos segredos feiticeiros da família, Medéia ainda não domina com segurança suas técnicas dos encantos e feitiços, provocando muita confusão quando resolve “magicar”. Seu bichinho de estimação é uma dragoa – Dragmar. Medéia adora assumir o controle das situações. Mas quando alguma coisa sai errada, pôe a culpa nos outros imediatamente. Apesar de tudo, ela preocupa com seus amigos e leva artes em magia branca e colorida até as últimas consequências para livrá-los de perigos. Seu maior receio é enfrentar situações novas, como o primeiro dia na escola. Detesta críticas, principalmente dos seus feitiços e poções desastrosas. Na banda da turma, ela toca flauta. Filha da grande Bruxa, sua mãe faz faz efeitos especiais de grandes filmes.

turma-arrepio2

Draky, vampiro: De origem nobre, Draky tem todos os poderes, e, é claro, todos os problemas de seus antepassados. Improvisar problemas é seu forte, por isso conta com Belfedo, seu morcego de estimação. Por ter recebido uma educação refinada, Draky possui vasta cultura e é consultor da turma para assuntos eruditos ou que envolvem maldições, já que é especialista nesta área. Adora se exibir usando palavras complicadas só pra explicá-las depois. Uma preocupação de Draky é a aparência. Por isso nunca vira morcego, pois acha um animal muito inferior. Seu maior receio é ir ao dentista, por isso escova os dentes muito bem. Não contente em levar sua vida noturna, Draky possui uma coleção de óculos de sol para aproveitar também os proveitos do dia. Para dormir usa o caixão mais luxuoso da loja. Adora música clássica, mas na banda de rock da turma, é o líder e toca teclados. É vegetariano, mas prefere coisas rosadas ou vermelhas. É o neto mais novo do conde Drakula.

arrepio3

Tuty, a múmia: É uma mumiazinha descendente de faraós que veio direto do Antigo Egito, que adora curativos e fitas adesivas. Tem medo de traças e é alérgico à pó, soltando espirros superfortes. Tem 4.500 anos e detesta lugares apertados. Adora passagens secretas.

arrepio4

Stein, pequeno Frankenstein: É um garoto biônico superforte, construído pelo grande Dr. Frankenstein. Adora consertar tudo do seu jeito mesmo não estando quebrado. Vive inventando máquinas malucas e apertando os próprios parafusos pra se regular. Também está sempre tentando controlar a força de seu braço, mas acaba piorando mais ainda a situação.

arrepio5

Luby, lobisomem: É um filhote de lobisomem, meio menino, meio lobo. Adora hambúrguer e seu esporte favorito é correr atrás de carteiros e entregadores de pizza. Detesta quando confundem-no com um cão. Tem medo de se tornar um menino normal e não pertencer mais à turma.

arrepio6

Belfedo, o morcego: É o morcego de estimação do Draky. Pertencia à Tia do Draky (Ametista) e está “passando um tempinho” (algo com uns 100 anos) com a turma. Adora pregar peças em todos os outros, vive fazendo piadas e traquinagens, e adora chamar o Draky de “primo”, coisa que ele odiava. É o maior bagunceiro e não perde a oportunidade de fazer piada, nem sempre muito originais.

Epitáfio, o zumbi: Porteiro do prédio do Arrepio, apesar de meio bobo as vezes, estava sempre esperando por alguma traquinagem da turma.

Seu Doroteu, o humano: Síndico do Edifício do Arrepio, estava sempre a ponto de enlouquecer por causa das confusões e loucuras da turma do Arrepio.

Magnólia, a aranha: É uma tarântula que vive no Edíficio do Arrepio, no canto da portaria. Muito feminina, usa um laço na cabeça e é amiga da medeia. Está sempre fazendo tricô na sua teia.

arrepio7

Dragmar, a “dragoa”: É um dragão fêmea de estimação da medéia. É rosa, cospe fogo, usa vestido de bailarina, fala e fica um pouco brava às vezes. Ela se acha linda e, apesar de ser gigante, cabe numa caixinha que medéia leva na mão.

A SÉRIE DE TV

aserie-tv-arrepio

A TURMA DO ARREPIO chegou à TV, em um especial para o Dia das Crianças, com 45 minutos de duração exibido pelo SBT em 1996. Em vez de desenho animado, optou-se por colocar atores interpretando os personagens.
Do sucesso desse especial, nasceu a série diária, estreando em 12 de Maio de 1997 às 17h:30, pela extinta Rede Manchete, de Adolpho Bloch.
Com produção da Chroma Filmes de Odorico Mendes e direção de Arlindo Pereira e Rodolfo Silot, a série era totalmente gravada em um estúdio em São Paulo.
Apesar da TV Manchete estar em uma crise sem precedentes (que culminou algum tempo depois com o fechamento da emissora), o programa chegou a dar 5 pontos de audiência! Um feito e tanto para uma emissora à beira da falência.
O seriado exibido na Rede Manchete teve dois elencos diferentes, sem explicação o primeiro elenco foi todo substituído por um novo, e todos os personagens tiveram mudanças bem significativas em seus figurinos; por exemplo Stein o Frankstein, que no primeiro elenco, era interpretado por um ator gordo, e já no segundo era um ator bem mais magro e alto, ou a Medeia que usava dentões postiços e deixou de usar no segundo elenco.

Um fato bem curioso envolvendo essa troca de atores e figurinos ocorreu uma vez no quadro onde eram respondidas as cartas dos telespectadores, quando uma criança escreveu perguntando porque a Bruxa Medeia tinha os dentes grandes iguais aos da Mônica; porém, naquela atual fase do programa, Medeia já não tinha dentes salientes (pois os dentões da personagem pertenciam ao antigo figurino do primeiro elenco) e por causa disso teve de ser dito no programa que ela consertou os dentes no dentista (apesar de nos desenhos dos quadrinhos ela continuar com os dentes grandes).

arrepio-na-tv

2ª temporada na Rede Manchete

ELENCO:
Flavia Beghin
Milton Brum
Marcelo Medici
Sérgio Cavalcante
Mauricio Agrela
Manipulação e voz de Belfedo: Eduardo Alves
Manipuladores: Mauro de Ballentti e Paulo Balardim
Próteses dos personagens confeccionadas por Sidney Massaru Oda

SIte oficial da Turma do Arrepio:
http://turmadoarrepio.wordpress.com/

Algumas capas

capas-arrepio

capas-arrepio2

Confira algumas revistas da Turma do Arrepio na loja do Mania de Gibi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *