A Turma do Pererê completa 55 anos

Pererê, criada por Ziraldo, foi a primeira HQ brasileira totalmente colorida

turma-saci

Pererê, Galileu, Tininim, Geraldinho, Alan, Moacir, Pedro Vieira e toda a turma da Mata do Fundão estão completando 55 anos de vida editorial neste dia 1º de outubro.

Os personagens criados pelo cartunista Ziraldo, que estrearam nos gibis em 1960, na extinta editora O Cruzeiro, conquistaram leitores de todas as idades com histórias bem brasileiras, mostrando virtudes e problemas sociais do País, além das raças, culturas e figuras do folclore tupiniquim, não deixando de lado as paixões nacionais, como o futebol e o samba.

Pererê # 1 foi a primeira revista em quadrinhos genuinamente brasileira totalmente colorida e durou até abril de 1964, quando a ditadura militar se instaurou no Brasil e, segundo Ziraldo, o editor do gibi passou a apoiar o novo regime.

Quando o título retornou em 1975, já pela Editora Abril e como Turma do Pererê, o sucesso não foi repetido. Pela mesma editora, a revista retornou em 1985, numa série de almanaques em formatinho – nesse mesmo ano, a Primor lançou uma coletânea em capa dura, numa edição única.

REVISTA-PERERE

No início da década de 1990, novamente pela Abril, os personagens voltaram para uma breve passagem pelas bancas.

Somente em 2006, a Salamandra trouxe de volta a turma na série Todo Pererê, que pretendia republicar todas as HQs em 22 volumes de luxo. Mas, depois de apenas três edições, a coleção deixou de ser publicada. No ano seguinte, a Globo lançou três coletâneas temáticas, que em 2010 foram reunidas em uma caixa especial que celebrava os 50 anos do Pererê.

Livros de prosa, cartilhas educativas, seriado live-action, jogos para celulares e comerciais de TV têm mantido os personagens ainda vivos, nos últimos anos.

Mas até o próximo dia 29 de novembro, na Caixa Cultural de Salvador/BA, os fãs poderão ver todos eles mais de perto, ao visitar a exposição Pererê do Brasil, que apresenta ambientes que simulam a Mata do Fundão, além de painéis com todas as 43 capas ampliadas do gibi Pererê e muitas outras outras atrações.

2 Comentários A Turma do Pererê completa 55 anos

  1. Luiza Jolie Schmidt

    As obras de Ziraldo são muito boas eu aprendi muitas coisas com ele e suas historias … Amei☺

    Reply
  2. Laranjeira

    Prezados. Sei que não estou sonhando. Eu lia muito, mas muito gibi quando era garoto, e tenho certeza que no gibi do Perere teve uma história de um time de basquete que veio descansar na Mata do Fundão, e com tédio o técnico acabou arranjando um jogo com a turma do Perere. Vocês tem como verificar em que data e qual o número desse Perere ?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *