Tiras clássicas de Nico Demo e Os Sousa ganham novos volumes

Originalmente foram publicadas entre 1968 e 1989 em diversos jornais do Brasil


Editora L&PM promoveu recentemente dois resgates importantes de tiras clássicas (e quase esquecidas) de Mauricio de Sousa. Trata-se  de Nico Demo e Os Sousa, que ganharam seus segundos volumes (O rei da travessura e Uma família do barulho, respectivamente) na coleção da editora com os personagens do pai da Turma da Mônica.

Nico Demo está sempre metido em confusão. O mais levado dos personagens criados por Mauricio apronta uma atrás da outra, deixando todos à sua volta enfurecidos.

Esse garoto arteiro foi lançado no Jornal da Tarde, de São Paulo, em 1966, numa época em que a liberdade de imprensa estava por um fio. Suas tiras, mesmo sem texto, mostravam um lado entre o absurdo e o cruel da vida e acabaram censuradas. Esta edição é uma oportunidade rara para resgatar a história de Nico Demo e se divertir com suas travessuras. O primeiro volume pela L&PM, intitulado Aí vem encrenca, saiu em novembro de 2011.

Já Os Sousa estão de volta quase oito anos depois – sua primeira coletânea, Desventuras em família, saiu em junho de 2010. Sousa batalha o dia inteiro no escritório e morre de medo da esposa e dos cobradores que batem à sua porta. Enquanto isso, o preguiçoso Mano só arruma confusão e ainda vive às custas do irmão. Essa atípica família acaba se metendo em poucas e boas, ainda mais quando Mano resolve virar cantor.

Inicialmente inspiradas na realidade do próprio Mauricio de Sousa, as tiras de Os Sousa (formato 17,6 x 10,4, 128 páginas) foram publicadas entre 1968 e 1989 em diversos jornais do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *