O homem que matou Lucky Luke lançamento da editora Trem Fantasma

HQ premiada de Matthieu Bonhomme


O homem que matou Lucky Luke (formato 23 x 32 cm, 72 páginas), de Matthieu Bonhomme. A edição foi publicada em 2016 e recebeu o prêmio belga Saint-Michel de Melhor Álbum no mesmo ano, e o Prêmio do Público no Festival de Angoulême em 2017.

Cavalgando solitariamente por aí, acompanhado de seu cavalo Jolly Roger, Lucky Luke acaba em Froggy Town e, em vez dos irmãos Dalton, o cowboy enfrenta uma irmandade de autoproclamados xerifes, o Clã Bone. Mas os Bone não estão muito contentes com a presença de Luke, que resolveu investigar por conta própria um certo roubo de uma diligência nas redondezas, pressionando as autoridades locais. O que Lucky Luke não poderia imaginar é que tal investigação o levaria a fazer novos amigos, rever velhos, e levaria à… morte?

Assim nasceu O homem que Matou Lucky Luke, com roteiro, desenhos e colorização por Bonhomme. O francês nasceu em 1973, formou-se em Artes Aplicadas e começou sua carreira como quadrinhista sendo assistente de Christian Rossi, desenhista que substituiu Moebius na série Jim Cutlass.

Sem poder mostrar o herói com seu mítico cigarro (limitação imposta pela editora), Bonhomme criou uma narrativa paralela em torno da frustração de não encontrar um único cigarro para fumar. Uma forma inteligente de utilizar a limitação como elemento cômico, justificando a ausência sem quebrar a coerência com o personagem. Morris tirou o cigarro de Lucky Luke em 1983 substituindo por uma palha, e recebendo até mesmo um prêmio da Organização Mundial da Saúde por este feito em 1988.

Bonhomme confessa que aprendeu a desenhar com Lucky Luke. Dentre seus principais trabalhos está Esteban, um caçador de baleias que acaba vivendo aventuras na Patagônia; Texas Cowboys, com roteiro de Lewis Trondheim, que conta várias histórias de western de modo clássico; e Princesa Charlotte, sobre a princesa belga que se tornou Imperatriz do México em 1864.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *