Perfil de leitores de quadrinhos digitais no Facebook surpreende

Estudo (não científico) nos da uma ideia sobre os consumidores de quadrinhos na internet

Consumidores de Gibis na Internet

Um levantamento feito no Facebook entre consumidores de quadrinhos digitais dos Estados Unidos que acessam a rede social resultou em dados interessantes e surpreendentes. O estudo não é científico, mas dá uma ideia de quem consume quadrinhos pela internet.
Entre 7.540 clientes de aplicações como Graphicly, comiXology e iVerse, que vendem quadrinhos no formato, 54,4% possuem curso superior, 81% são do sexo masculino, 41,4% são casados e possuem entre 24 e 41 anos, sendo a maioria na faixa de 34 aos 37 anos.Ao contrário do que se esperava, o quadrinho digital está atraindo as pessoas de mais idade, e não jovens. Até mesmo comparando com o público de quadrinhos impressos é possível ver essa diferença.
De acordo com pesquisas, no formato tradicional o maior público tem entre 18 e 25 anos, 29,12% possuem curso superior e 63% são do sexo masculino.
Uma das explicações pode ser que o formato digital está atraindo antigos leitores que haviam parado de acompanhar quadrinhos, e com essa facilidade eles estão voltando.
Enquanto isso, a comiXology informou que seu aplicativo para iPad é o que mais arrecadou na Apple Store pela sexta semana consecutiva. De acordo com David Steinberger, cofundador da comiXology, esse é um grande marco para o quadrinho enquanto mídia. Ele afirma que a decisão de lançar as histórias simultaneamente para o mercado digital, uma estratégia liderada pela DC Comics, é um dos principais responsáveis por esse desempenho.
Entretanto, comparativamente, o mercado tradicional ainda é bem maior que o digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *