Faleceu Ralph McQuarrie

Iustrador, McQuarrie foi quem criou o visual de Darth Vader

Morre Ralph McQuarrie, ilustrador/criador do visual de Darth Vader

O universo da ficção científica perdeu uma de suas maiores lendas. O ilustrador Ralph McQuarrie, criador do visual de Darth Vader, faleceu aos 82 anos, em 3 de março de 2012, em Berkeley, na Califórnia, nos Estados Unidos.
McQuarrie foi a primeira pessoa contratada pelo diretor George Lucas, em 1975, para trabalhar no filme Guerra nas Estrelas (Star Wars – Episódio IV), produzindo desenhos e pinturas conceituais. Ele foi o responsável pelo design de personagens como Darth Vader, C3-P0, R2-D2, Chewbacca e pelo visual de diversos planetas.
A máscara de Darth vader foi criada por McQuarrie, baseada num capacete dos samurais, por uma razão prática. No roteiro inicial de Lucas, havia trechos com o personagem no espaço, e McQuarrie achou que o vilão necessitava de um aparelho para respirar nessas condições.

Ralph McQuarrie ilustrando para Star Wars

O artista também produziu artes para O Império Contra-Ataca, no qual ele faz uma “ponta”, como o general Pharl McQuarrie (que chegou a ganhar uma action figure), e O Retorno de Jedi.
Anteriormente, McQuarrie já havia trabalhado como ilustrador técnico para a Boing e produzido artes para a cobertura do canal de TV CBS, sobre o programa espacial Apollo.
Após a trilogia Star Wars, McQuarrie criou visuais para a série de TV Battlestar Galactica (a versão original) e para filmes como E.T., Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Caçadores da Arca Perdida, Cocoon e Jurassic Park.

A consagração de sua carreira veio com o Oscar pelos efeitos visuais da ficção científica “Cocoon” (1986). Mas seu grande legado foi mesmo dar formas definitiva à maior franquia de ficção científica do cinema, concebendo desde as roupas dos Jedi até o sabre de luz, com o qual as crianças brincam até hoje.
O site oficial de Star Wars divulgou uma nota de George Lucas lamentando a morte do artista e contando alguns detalhes da colaboração entre ambos.
Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do artista pode procurar os livros The Illustrated Star Wars Universe e The Art of Ralph McQuarrie.

Darth Vader; Star Wars; McQuarrie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *