Turma da Mônica 50 anos: Turma da Mata

Conheça o Jotalhão e toda sua turma que vive na Mata

Turma da Mata
Turma da Mata é um grupo de personagens criados por Mauricio de Sousa. São todos animais vivendo na mata, representando um misto de hierarquia humana e selvagem.
O personagem principal é o Jotalhão, elefante verde que se transformou em garoto-propaganda da marca de extrato de tomate Elefante.

Personagens

Rei LeoninoO Rei Leonino é um personagem da Turma da Mata. Ele é um leão que usa coroa, cetro e tudo, para reinar sobre todos os outros animais.
Tenta ser atuante e majestático mas geralmente se complica por ingenuidade ou excesso de autoridade. É auxiliado (às vezes não tão bem) pelo ministro do “Leva-e-Traz”: Luís Caxeiro.E,as vezes é enganado muito bem por Croc, Ardiloso. Ele sempre manda os guardas do palácio prenderem o que fez crimes como o Kongo e os pilantras da mata o Zé Fuinha e o Zé Furão.

 

Luis CaxeiroLuis Caxeiro é personagem cômico-infantil, apareceu pela primeira vez em 1972 (e não 1974, como indicam algumas fontes). Teve uma certa popularidade nos anos 70, mas depois caiu no esquecimento, assim como outros personagens coadjuvantes de Mauricio de Sousa.
Ele é o ministro do Leva-e-Traz e o maior puxa-saco do Rei Leonino, das HQs da Turma da Mata.
É capaz de fazer qualquer coisa para agradar ao seu rei e, se pra isso, tiver que tomar alguma atitude contra os animais da Mata, não está nem ai.
O Luís Caxeiro é um ouriço azul e com certeza deve morar no Palácio do Rei, pois nunca sai de lá.

JotalãoJotalhão foi criado em 1962 por Mauricio de Sousa para ser símbolo do “J” do “Jornal do Brasil” (daí o nome “Jotalhão”), o famoso elefante verde acabou não saindo naquele jornal, mas Mauricio aproveitou seu personagem em outras publicações. Jotalhão é um tímido paquiderme que vive numa floresta ao lado de outros bichos tão estranhos quanto ele (a “Turma da Mata”, presença marcante e obrigatória nos primeiros anos da revista “Mônica”, como bem observou Paulo Back).
Quando Jotalhão começou a aparecer em histórias coloridas, ele era rosa (como aquela piada do bêbado que via elefante cor de rosa). Ele só se tornaria verde em 1969, quando seu autor, Mauricio de Sousa, o transformou em garoto-propaganda do extrato de tomate Elefante, da Cica, por achar que a cor rosa não se destacaria junto com a embalagem vermelha do produto alimentício. Naquele mesmo ano (e nos seguintes), Jotalhão estrelou, ao lado de Mônica, um famoso comercial para a TV do extrato de tomate Cica, em desenho animado, sendo apresentado como o “elefante mais amado do Brasil”
O extrato de tomate “Elefante” já existia, quando Mauricio publicou uma tira em que mostra a Mônica puxando um elefante e o Cebolinha dizendo que achava que sua mãe havia pedido “massa de tomate”, uma evidente piada com o nome do extrato. Os publicitários da Proeme, que detinha a conta da CICA, dona do extrato, gostaram da tira e se interessaram em usar o elefante como símbolo.
Como curiosodade, vaja abaixo a “estréia” do Jotalhão:
Elefante

Rita Najura faz parte da Turma da Mata. Ela sonha com um amor impossível: é apaixonada pelo elefante Jotalhão. Não é correspondida, mas não desiste.Mas o antigo namorado da Rita Najura era o Saúvo. Seu nome esconde a espécie de formiga Tanajura (Rita Najura) igual o Pierre Tardado.

Saúvo – Também uma formiga, mas macho e apaixonado pela Rita Najura.

Coelho Caolho é um personagem da Turma da Mata. Ele vive em uma toca com sua esposa e seus filhos (que são mais de cem!). É amigo do Raposão, do Jotalhão e do Tarugo, além dos outros personagens da turma . na edição 4 de turma da Mônica jovem ele junto com tarugo e Jotalhão ao mestres enquanto isto no primeiro gibi da Mônica ainda pela editora abril ele aposta corrida com tarugo igual ao clássico da literatura infantil a lebre e a tartaruga. Mas ele tem filhos que tem o mesmo tamanho que o Coelho Caolho tem e são crianças.

Dona Coelha é uma das personagens das historietas cômico-infantis da “Turma da Mata”, muito populares nos anos 70, quando eram publicadas nos gibis do Mauricio de Sousa. Casada com o hilário Coelho Caolho, dedica todas as 24 horas do dia para tomar conta de seus incontáveis filhotes. Ao contrário do que indicam algumas fontes, Dona Coelha não apareceu pela primeira vez em 1977, pois suas aparições acontecem desde 1972.

personagem turma da mata

Coelho Amadeu é um dos 100 filhos do Coelho Caolho, um dos poucos que aparecem com nome. Apareceu pela primeira vez (com nome) em 1972.

Raposão – O ‘grande astro da Turma da Mata’. Tanto que no início, todas as histórias recebiam o seu nome. Meio rabungento do início, o raposo acabou ficando mais charmoso e galanteador e ganhou várias namoradas. Pinta de vez em quando nas histórias, mas de igual para igual com os outros bichos.
Raposão, como não poderia deixar de ser, é esperto, falante, inteligente e bom amigo do Coelho Caolho, outro habitante da mata.
Raposão surgiu em 1961, na “Folha da Manhã” (atual “Folha de S. Paulo”).

Tarugo – É a tartaruga da Turma da Mata. Mantém longos papos com o Raposão, geralmente com bons conselhos e é a única, no pedaço, que tem um casco “teto solar”. Isso lhe facilita a comunicação e a observação.
É, também, compadre (é tartaruga macho) do Coelho Caolho não sei quantas vezes, já que batizou não sei quantos coelhinhos.
Dona Corujoca – Dona Corujoca fica acordada toda a noite e dorme durante o dia. É a sábia da Mata.

personagem turma da mata

Mico Lino – Um Mico esperto que tenta passar a conversa na Turma da Mata, mas acaba se dando mal. Abriu um negócio de trocas de Cascos de Tartaruga.

Monão – Mistura de macaco com homem das neves, é um ermitão que mistura poções para ajudar seus amigos da Mata.

Guardas do rei – Mistura de macaco com homem das neves, é um ermitão que mistura poções para ajudar seus amigos da Mata.

Zé Fuinha e Zé Furão são dois ratões, ou uma fuinha e um furão, que fazem picaretagens com a Turma da mata. Formam a dupla Os Pilantras da Mata.
Zé Fuinha é o líder da dupla. É astuto, e o idealizador dos planos de levar algum bicho na conversa. Zé Furão, com alguns neurônios a menos, vive atrapalhando os planos. Seguem aquela fórmula do chefão mal humorado franzino (Zé Fuinha) e o capanga gordão, burrão e fortão (Zé Furão).
Já meteram o Coelho Caolho em encrencas e até tentaram vender os marfins do Jotalhão. Quando não aparecem, andam por aí aprontando das suas.Mas sempre são presos pelos policiais macacos que são contratados pelo Rei Leonino para prenderem os que fizeram crimes ou são presos pelos guardas do palacio do Rei Leonino porque o Rei Leonino dá as leis na mata.

personagem turma da mata

CONFIRA AS REVISTAS NA LOJA ONLINE DO MANIA DE GIBI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *