Novo álbum de Camilo Solano tem prefácio assinado por Robert Crumb

Segundo Camilo Solano, a amizade com o “pai” do underground começou em 2010, quando ele conheceu seu ídolo na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

camilo-solano

“Tem uma energia nova, criativa e empolgante florescendo no Brasil atualmente e essa energia fervilha em cada página deste quadrinho existencial feito pelo jovem e promissor Camilo Solano”.
Essa é a abertura do prefácio assinado por ninguém menos que o norte-americano Robert Crumb para Desengano (20 x 28 cm, 60 páginas), novo álbum independente do quadrinhista paulista. O lançamento está marcado para o final do próximo mês de setembro.
Segundo Camilo Solano, a amizade com o “pai” do underground começou em 2010, quando ele conheceu seu ídolo na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).
“Fui apenas para tentar ver o Crumb, que sempre foi minha maior influência”, relembra. “Na época, levei para ele um fanzine meu e um disco de 78 rotações da minha coleção, já que ele é um grande colecionador desses discos. Ele foi muito simpático e tranquilo. A conexão foi imediata e a amizade surgiu dai”.
Radicado na França desde o começo da década de 1990, Robert Crumb sempre manteve contato com o quadrinista brasileiro por meio de cartas.
A nova HQ acompanha Juca, um típico introspectivo que vive em seus devaneios e acredita no silêncio para evitar as situações constrangedoras da vida. Imerso em uma total desilusão, o jovem passa as férias carnavalescas com a família na casa dos avós, no interior de São Paulo. Ele tenta ficar sozinho nesse período, mas vê-se obrigado a sair no meio dos foliões em busca da batata frita do avó.
“Desengano nasce da necessidade de dizer o que penso e trazer o cotidiano de pessoas comuns para os quadrinhos”, aponta Solano. “Histórias de pessoas que vivem sem serem notadas, que acabam ficando esquecidas no meio de tantas outras que passam por nós”.
O álbum será lançado no dia 26 de setembro, a partir das 15h, na Gibiteria (Praça Benedito Calixto, 158, 1º andar), em São Paulo/SP.
Camilo Solano é autor das independentes Inspiração – Deixa entrar Sol nesse porão, Onde Eu Tavo? e Captar, esta última em parceria com Thobias Daneluz.Novo álbum de Camilo Solano tem prefácio assinado por Robert Crumb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *