Isto não é tudo: álbum da Martins Fontes traz o melhor do humor de Quino

São mais de 500 páginas nas quais o autor trata de temas variados


O álbum Isto não é tudo (formato 21,5 x 30 cm, 528 páginas, capa cartonada) contém uma seleção do melhor do humor de Quino – sem a Mafalda – para o leitor desfrutar e refletir.

São mais de 500 páginas nas quais o autor trata de temas variados, sempre com uma visão única, arguta e divertida, que faz rir e ao mesmo tempo pensar. Em seus cartuns, ele aborda relacionamentos, sexo, família, trabalho, burocracia, cotidiano, história, música, guerra e tudo mais que está ao alcance do pincel afiado deste argentino.

Nascido em Joaquín Salvador Lavado, em Mendoza, na Argentina, em 1932, Quino é filho de imigrantes espanhóis da Andaluzia. Já ao nascer foi chamado de Quino, para distingui-lo de seu tio Joaquín Tejón, pintor e desenhista de publicidade, com quem descobriu sua vocação aos 3 anos.

Em 1945, após a morte de sua mãe, ele termina a escola primária e resolve inscrever-se na Escola de Belas-Artes de Mendoza. A década de 1960 foi decisiva para a sua carreira: em 1962, fez sua primeira exposição em uma livraria de Buenos Aires; no ano seguinte é publicado seu primeiro álbum de humor, Mundo Quino, uma compilação dos desenhos de humor gráfico sem texto, com prólogo de Miguel Brascó.

É também nesta década que surge Mafalda, que foi publicada em diversos jornais: Primera Plana, El Mundo e Siete Dias. Neste período, foram publicados ainda cinco volumes dos livros de Mafalda. Em 1977, a pedido da ONU, Quino volta a ilustrar Mafalda e os personagens de suas tiras para a edição internacional da Campanha Mundial da Declaração do Direitos da Criança. No ano seguinte, recebe o Troféu Palma de Ouro pelo Salão Internacional do Humorismo de Bridigher.

Ao longo de sua carreira, Quino também ganhou os prêmios Bienal Ibero-Americana de Humor Gráfico e José Hernández por sua contribuição à cultura, além de ter sido declarado Cidadão Ilustre de Buenos Aires.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *