Pica-Pau, o personagem mais famoso de Walter Lantz

Conheça mais sobre esse pássaro irreverente chamado Woody Woodpecker

Pica Pau

O Pica-Pau (no original em inglês Woody Woodpecker) foi criado em 1940 pelo artista Walt Lantz.
No início, Walter Lantz, seu criador, não imaginava o sucesso que faria o personagem. E foi tanto que o próprio cartunista aparecia na abertura e encerramento do show, interagindo com sua criatura, apresentando os episódios direto de seu escritório, e mostrando como os desenhos eram feitos.

Walter Lantz

Walter Lantz

O Pica-Pau tornou-se então sua principal obra, e com ele desenvolveram-se outros personagens que contracenavam com o pássaro: Zeca Urubu, Zé Jacaré, Leôncio (o leão-marinho), entre outros. Também com o Pica Pau, outros personagens estrelaram seus próprios episódios (além do Andy Panda), como Picolino e a Família Urso. Com o passar do tempo, o Pica-Pau mudou de aparência algumas vezes, devido aos vários desenhistas que ajudaram a dar características ao personagem.
O Pica-Pau foi o mais audacioso e politicamente incorreto personagem de toda história. Numa época em que os desenhos tentavam passar uma mensagem positiva ou educativa, o pássaro quebrou todos os tabus. Os episódios são recheados com alusões ao tabagismo, alcoolismo e sexo. Enquanto outros personagens tentam fazer a coisa certa, o Pica-Pau engana, mente, tripudia, rouba, seduz garotas. Em muitos episódios, procura por comida, mas não importa os meios para isso. Quando quer alguma coisa, nada pode detê-lo. Não tem o menor pudor ou ética, é quase amoral.

As revistas em quadrinhos chegaram no Brasil através da editora Orbis, em 1954, formato americano, com o nome de PIM-PIM! e durou até 1955 com 12 edições. Depois foi impresso pela editora EBAL, formato americano, com o título de ÚDI ÚDI, de 1959 até 1963. Depois passou para a editora O Cruziero, formato americano, com o nome título de “Berimbau Pica-Pau”, indo de 1966 a 1968. Depois foi a vez da editora Abril, em formatinho, já com o nome de PICA-PAU, indo de 1973 1 1997. Por último, foi a vez da editora Deomar, também em formatinho, com o título de “Pica-Pau e seus amigos”, indo de 2008 até 2011.

Amigos do Pica-Pau

• Toquinho e Lasquita (Knothead & Splinter) – São os sobrinhos do Pica-Pau. Os dois são tão bagunceiros (ou mais) que o tio.
• Meany Ranheta (Mrs. Meany) – Dona da pensão onde mora o Pica-Pau, como o próprio nome já diz, ela é muito ranzinza. Está sempre brigando com o Pica-Pau.
• Picolino (Chilly Willy) – Pinguim friorento, que sempre está tentando se aquecer, e atrapalhando a vida do cachorro Smedley.
• Zeca Urubu (Buzz Buzzard) Inimigo número 1 do Pica-Pau. Sempre tenta passar a perna nele mas acaba se dando mal.
• Dooley (Dapper Denver Dooley) – Em alguns desenhos, ele é um bandido do Oeste, em outros é um caloteiro e vigarista.
• Zé Jacaré (Gabby Gator) – Jacaré guloso que está sempre querendo comer o Pica-Pau.

personagens do Pica-pau

• Smedley (Smedly) – Cachorro perturbado por Picolino. Smedley também apareceu nos desenhos do Pica-Pau, em dois episódios chamados: “Vivendo num buraco” e “O Cuidador descuidado”. Smedley nos últimos episódios passou a ser chamado de Elpídio. A sua voz estava mais grossa mas sempre esta com o seu bom humor. Mas o seu visual não mudou nada,ele está sempre com aquela manta verde & com aquele gorrinho branco.Smedley sempre briga com Picolino mas no final sempre fazem as pazes.
• Inspetor Willoughby (Inspector Willoughby) – Um homem baixinho de bigode que é um famoso detetive. Ele apareceu em alguns episódios do Pica-pau (Surrupiador de um bilhão) (Luta do gatoso) & (Aliança mirim).
• Leôncio (Wally Walrus) Sempre leva o prejuízo pelas confusões e bagunças do Pica-Pau.
• Sr. Panda (Mr. Panda) – O pai de Andy Panda. Apareceu em alguns episódios do Andy Panda e também apareceu sozinho em um onde ele tenta colocar forro no telhado mas sempre é atrapalhado por um pelicano.
• Andy Panda (Andy Panda) – Era o principal personagem de Walter Lantz, mas depois do grande sucesso do episódio Pica-Pau ataca novamente, Pica-Pau ganhou seu lugar.
• Miranda Panda (Miranda Panda) – É a namorada do Andy Panda.

personagens do Pica-pau

• Maggie e Sam (Maggie and Sam) – Um casal que sempre se mete em confusões.
• Mãe e Pai (Maw and Paw) – Um casal de caipiras que mora numa fazenda com seus filhos, o cavalo Ferradura (que mais tarde passaria a se chamar Pé-de-Pano, e seria o companheiro do Pica-Pau em suas aventuras pelo oeste) e um porco chamado Cheiroso. Apareceram também no episódio “Briga pra ninguém botar defeito”.
• A Família Urso (The Beary Family) – Uma família de ursos, o pai Charlie Ursolão, a mãe Bessie Úrsula, o filho mais velho Júnior Ursolino, a filha mais nova Susi Ursolina, e o animal de estimação, um ganso chamado Goose.
• Percy Delicado (Mr.Delicated Percy) – Um bondoso homem que vive aos berros com seu cachorro Cuddles.
• Cuddles (Cuddles) – O Cachorro do Sr. Percy Delicado, vive enterrando tudo que vê, até mesmo a lua, o Sr. Percy sempre tenta se livrar dele mais ele sempre volta. apareceu no episódio da família urso chamado O Cãozinho do Patrão.
• Windy e Breezy (Windy and Breezy) – São dois ursos, mas eles vivem no parque yellowstone,quando o guarda woodlore vive aqui.
• Homero (Homer Pigeon) – É um pombo que aparece uma pequena aparição onde vive na casa dele no episódio os trablhadores da floresta.
• Hickory, Dickory e Doc (Hickory,Dickory and Doc) – Dois ratos que eram geniais para enganar Doc.

Revistas do Pica Pau no Brasil

EDITORA ORBIS – 1953 – 1954 – 12 EDIÇÕES

Pica-pau Editora Orbis

EDITORA EBAL 1959 – 1963 – 59 EDIÇÕES

Pica-pau Editora Ebal

EDITORA O CRUZEIRO 1966 – 1968 – 20 EDIÇÕES

Pica-pau Editora O Cruzeiro

EDITORA ABRIL – 1973 – 1998

Pica-pau Editora Abril

EDITORA DEOMAR – 2008 – 2011

Pica-pau Editora Deomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *