Morre SERGIO BONELLI

Roteirista, editor e empresário faleceu no dia 26 de setembro, em Monza, Itália.

Sergio Bonelli (1932 – 2011)
Sergio Bonelli, o roteirista, editor e empresário da indústria dos quadrinhos que emprestava o nome à Sergio Bonelli Editore, um dos maiores nomes dos fumetti – os quadrinhos italianos -, faleceu dia 26 de setembro, em Monza, Itália.

Bonelli tinha 78 anos e comandava a empresa que publica os quadrinhos de Tex, Dylan Dog, Nick Raider, Mister No, Zagor e vários outros personagens que, somados, vendem mais de 20 milhões de exemplares por ano na Itália – além de fazerem sucesso em outros países, como o Brasil.


Foi Gian Luigi Bonelli (1908-2001), criador do Tex, quem, na década de 1940, deu os primeiros passos na editora que viria a levar o nome do filho. Foi também quem criou o “formato Bonelli” de quadrinhos em formatinho, preto e branco e com uma média de 100 páginas mensais.

Sergio começou a trabalhar na editora ainda adolescente, em várias funções, e chegou a roteirizar histórias usando o pseudônimo Guido Nolitta (para não ser confundido com o pai). Em 1957, assumiu a diretoria e criou os personagens Zagor (1961) e Mister No (1975 – com aventuras na Amazônia dos anos 1950). Continuou escrevendo esporadicamente até 2006, quando criou a última história de Mister No.

Após duas décadas afastado da direção geral da editora, Bonelli havia voltado ao cargo em 2007. Assim, acompanhou mais de cinco décadas de quadrinhos italianos e diferentes gerações de artistas e escritores. Em 2008, ganhou o Ambrogino d’Oro, homenagem máxima da cidade de Milão em reconhecimento a seus principais nomes. Segundo o Corriere Della Sera, Bonelli estava doente desde agosto e vinha recuperando-se em uma clínica em Monza na última semana. O falecimento pegou de surpresa tanto sua empresa quanto os fãs espalhados pelo mundo.


O funeral foi realizado dia 29 de setembro, às 10h30min, na capela do Cemitério Monumental de Milão. O destino da editora será decidido nas próximas semanas.

No Brasil, onde os quadrinhos Bonelli são publicados quase ininterruptamente há 60 anos, a notícia também é recebida com tristeza. A Mythos Editora publica atualmente as séries Tex, J. Kendall, Mágico Vento e Zagor.

1 Comentário Morre SERGIO BONELLI

  1. Pingback: Conheça Zagor | Mania de Gibi:Gibis, HQs, Revistas em quadrinhos e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *