Revistinha “Meio Quilo” – O Marinheiro (Half Hitch)

Conheça uma pouco sobre uma excelente revistinha publicada na década de 70 no Brasil

Revistinhas do "Meio-Quilo"

Meio-Quilo, o Marinheiro foi uma revista de histórias em quadrinhos publicada no Brasil, na década de 1970, pela RGE-Rio Gráfica Editora, em formatinho e colorido, tendo durado 43 números. O subtítulo “o marinheiro” aparecia nas primeiras edições, mas posteriormente foi abandonado, passando a revista a se chamar simplesmente Meio-Quilo. O nome “Meio-Quilo” no Brasil não tem nada a ver com o original: corresponde a uma alcunha popular nos anos 70 dada a pessoas de baixa estatura, uma vez que o personagem era bem “baixinho”.

A revista apresentava o personagem Meio-Quilo (Half Hitch), criado por Hank Ketcham (mais famoso pelo personagem Dennis, o Pimentinha), em 1943, para a revista norte-americana Saturday Evening Post. Na tira original ele não tinha nome. Apenas quando foi relançado nos anos de 1970 é que foi batizado de Half Hitch.Na primeira fase o Meio-Quilo só apareceu durante 2 anos.

Ele foi revivido para o King Features Syndicate, em 1970, quando uma tira diária e uma página dominical começaram a ser publicadas em jornais norte-americanos, no dia 16 de fevereiro de 1970. Essa nova série, que é aquela que foi publicada no Brasil, trazia o nome de Hank Ketcham, mas na verdade era escrita por Bob Saylor e desenhada por Dick Hodgins Jr. (imitando o estilo de Ketcham). A série terminou em 1975, nos Estados Unidos, nunca mais tendo sido relançada.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio-Quilo

Veja revistas do Meio-Quilo no site do ManiadeGibi.com

6 Comentários Revistinha “Meio Quilo” – O Marinheiro (Half Hitch)

  1. ÉDER DALMOLIN

    Olá, meu nome é Éder, tenho 31 anos, adoro revistas em quadrinhos,sou cliente do site Mania de Gibi há cerca de 1 ano, gostaria de deixar o meu comentário sobre a revista do Meio-quilo, comprei um exemplar na semana passada, e não me arrependi, os quadrinhos de antigamente, em muitos aspectos são melhores que os de hoje.
    Recomendo para quem não conhece que visite o site Mania de Gibi, e compre um desses exemplares, vocês não vão se arrepender.
    Graças ao Mazinho, que o espírito dos que realmente gostam de hqs continua vivo, espero que continue a existir pessoas que nem ele, que gostam muito desse gênero de leitura.
    Obrigado.

    Reply
      1. Mazinho

        Olá Éder. É um prazer receber seu comentário. Procuro sempre disponibilizar as melhores revistas para venda pois sei como um colecionador gosta das revistas porque também sou um e muito exigente por sinal. Continue sempre visitando o blog e navegando pelo site do mania de gibi à procura de HQs.
        Um abração, Mazinho

        Reply
  2. Mazinho

    Olá Éder. É um prazer receber seu comentário e aproveito para agradecer pelos elogios. Continue sempre visitando o blog e navegando pelo site do mania de gibi à procura de HQs.
    Um abração, Mazinho

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *