Luluzinha e Bolinha, os personagens de Marjorie Henderson Buell

Conheça mais sobre Little Lulu e Tomás França

Luluzinha e Bolinha

Luluzinha

Luluzinha (em inglês: Little Lulu) é uma personagem feminina de histórias em quadrinhos e desenhos animados norte-americana.
Foi criada em 1935 por Marjorie Henderson Buell, conhecida como Marge. Apareceu pela primeira vez numa charge que mostra a menina em frente aos noivos jogando cascas de banana no corredor de uma igreja durante uma cerimônia de casamento. Suas charges, inteiramente desenhadas por Marge eram publicadas no jornal The Saturday Evening Post até 1945. Durante este período também foram lançados alguns livros com brincadeiras e passatempos com a personagem e seu amigo Bolinha para o público infantil. Em 45, foi lançada pela Dell Comics a sua própria revista em quadrinhos, com roteiros e desenhos de John Stanley.

Marjorie

O sucesso foi aumentando e a personagem chegou a ser a garota-propaganda dos lenços de papéis Kleenex por mais de uma década (a relação foi cortada quando a popularidade de Lulú estava no auge nos EUA, entre as décadas de 40 e 50). A cartunista desenhou pessoalmente as tiras de jornal até 1947 e, a partir deste ano, foi sucedida por outros artistas, que sempre seguiram o estilo da autora.

Já nos quadrinhos, Marge apenas aprovava as HQs. Todas as histórias publicadas em gibi eram feitas por John Stanley. Este cartunista era, a princípio, o único criador dos desenhos e das histórias para revista em quadrinhos. No início, o trabalho de Stanley era praticamente copiar a arte de Marge, mas conforme o sucesso das HQs foram crescendo e havia necessidade de mais e mais HQs, Stanley acabou dando o trabalho de desenhista para Irv Tripp, que desenvolveu um traço mais “fofinho” para os personagens – que permanece até hoje.

Na década de 70, os direitos de publicação dos personagens para as revistas são vendidos para a Western Publishing Company. A revista foi editada nos Estados Unidos até 1984 pelas editoras Gold Key e Whitman.

Luluzinha é uma menina muito esperta e teimosa, sua idade é entre 8 a 10 anos e gosta de aprontar várias peripécias, principalmente manter na linha seu amigo Bolinha e a turma do clube dos meninos. Ela possui um diário (Lulu’s Diary) onde anota tudo que acontece ao seu redor. Lulu nas horas vagas inventa histórias de aventura enquanto toma conta do terrível Alvinho. Nas histórias sempre usa cabelos cacheados atrás e enrolados na frente, vestido e boina vermelhos, calção branco, e sapatos cor de caramelo.

Aninha é a melhor amiga da Lulu e é irmã do Careca. Está sempre ao lado da Lulu, pronta para qualquer momento, especialmente se for para brigar com os meninos. Alvinho é o garotinho que Lulu sempre é designada a tomar conta e para quem conta suas histórias. Ele é uma peste!
Uma criança muito levada que vive aprontando com a Lulu, que lhe conta as histórias da “Pobre Menininha” (Alter ego da Luluzinha), esperando que ele entenda a moral desta, mas nem sempre adianta muito. A “pobre menininha” quase nunca emociona o Alvinho.
A “Pobre Menininha” (Lulu com um vestido remendado) é a personagem principal das histórias que Lulu conta para Alvinho.
É uma menina muito humilde, porém muito esperta e sempre se dá bem no final das histórias, que sempre têm uma lição, destinada ao Alvinho.
Meméia e Alcéia é a dupla de bruxas que aparece nas histórias da “Pobre Menininha” e sempre nos fazem rir um pouco. Meméia é sobrinha da Alcéia e está sempre se aproveitando da “Pobre Menininha”, embora sempre se dêem mal no fim das histórias. Fifi é a amiga da Lulu que mora em Paris.
Luluzinha continua a ter fãs no mundo inteiro, com direito a web site, e as bonecas originais da personagem, lançadas na década de 60, são vendidas atualmente por até US$ 2000,00 a colecionadores. A primeira edição do gibi, em inglês, vale US$ 700,00.

No Brasil, na esteira do sucesso de Mônica Jovem, foi lançado uma publicação nacional com versão teen dos personagens.

Bolinha

Bolinha é um dos amigos da Luluzinha, seu verdadeiro nome é Tomás França. Ele é amigo e rival ocasional de Lulu, apesar de ser apaixonado por Glória, a menina mimada da vizinhança. É o dono e presidente do clubinho local, o famoso “Clube do Bolinha“,  no qual “menina não entra”. Sempre em busca de uma refeição a mais (de preferência de graça), o gorducho cujo nome original é Tubby, também pode ser visto dando uma de detetive, ajudando a resolver mistérios da turminha. Nestes casos ele adota a “identidade secreta” de “O Aranha”. Nestes casos invariavelmente o culpado é sempre o pai de Lulu, seu Palhares. O mais engraçado é que, de uma forma ou de outra, Bolinha sempre estava certo quanto à culpa de Palhares. Bolinha também vive algumas aventuras com simpáticos homenzinhos de Marte, que tinham poderes de transformação e o ajudavam em histórias bem malucas.

Bolinha foi originalmente o único coadjuvante de Lulu concebido por sua criadora, a cartunista Marge (Marjorie Henderson Buell). Os demais foram acrescentados pelo escritor e desenhista John Stanley, incumbido das histórias em quadrinhos, lançadas em 1945 pela americana Dell Comics. Mas foi Stanley que o batizou de “Bolinha” (“Tubby”), pois nas poucas vezes em que apareceu nas charges de Marge ele era chamado de “Joe”. Mais tarde, nas HQs, ficou estabelecido que o nome verdadeiro dele é Thomas Tompkins (“Tomás França”, na tradução brasileira).

Bolinha é um garoto muito engraçado! Ele sempre está atazanando a Lulu com seus amigos, Careca, Juca e Zeca. Ele sempre tenta ser o presidente do Clube dos Meninos, mas nem sempre consegue. Os inimigos do Bolinha e sua turma, são os garotos da Turma da Zona Norte, mais fortes, fisicamente, que eles. Quase sempre Lulu ajuda Bolinha e sua turma a vencê-los. Bolinha tem uma identidade secreta, “O Aranha”, que desvenda todos os “crimes” do Seu Jorge.
Sempre com um disfarce maluco para suas investigações que são acompanhadas de ataques à geladeira da Lulu. Bola é apaixonado pela Glória que nem liga para ele. Mas, com certeza, ele gosta mesmo é da Lulu, pois, vira e mexe, ela está ao lado dele. Bolinha tem um amigo marciano que sempre o visita em seu pequeno disco-voador, o Mino, e que, muitas vezes o salva da Turma da Zona Norte e de outras enrascadas.

Careca é irmão da Aninha e faz parte da turma do Bolinha. É sócio do Clube. Irrita-se facilmente e briga muito com sua irmã. Juca e Zeca são amigos do Bolinha e do Careca. Fazem parte do Clube. Juca reveza a presidência do Clube com o Bola.
O Clube: É um “quadrado” de madeira com o telhado de uma água, que fica na orla de um bosque. Tem uma pequena porta que obriga os meninos a entrarem agachados. Na parede externa, próximo a essa porta, lê-se a frase: “Menina não entra”.
Carlinhos é o primo do Bolinha. Quando o visita, está sempre criando confusão. Idêntico a ele, só que menor.
Glória é uma menina muito metida e seu argumento para isso é porque ela se acha linda. Seu fã número um é o Bolinha, mas ela nem liga pra ele. Ela gosta mesmo é do Plínio, por ser o menino mais bonito da turma. Plínio é um garoto muito rico e mimado. Geralmente é muito metido e esnoba a Lulu. Mas tem seus momentos legais em que se junta à turma e sempre dá uma festa. É muito mimado pelo seu mordomo Anastácio e gosta da Glória.
Anastácio é o mordomo do Plínio. Toda sua atenção está voltada a ele. Às vezes é tão metido, esnobe que chega a ser ridículo, porém muito, engraçado. Dona Marocas é a professora da turma. Gosta muito das crianças e é uma professora típica. Seu Miguel é o inspetor que vive caçando alunos que matam aula. É o “caça-gazeteiro” mais famoso dos quadrinhos.
Turma da Zona norte: Rivais de Bolinha e sua turma.

Curiosidade: Musa da Jovem Guarda

Apesar dos quadrinhos de Luluzinha terem acabado nos anos 60 nos EUA, foi justamente nesta década e na de 70 que Luluzinha ficou mais famosa no Brasil. O auge do sucesso foi atingido com uma música da Jovem Guarda dedicada à personagem, chamada de “Festa do Bolinha“, na qual se cantava sobre os personagens da turma (veja a letra a seguir). Também nesta época eram comercializados no Brasil bonecos de Bolinha e Luluzinha em “tamanho natural”, que faziam sucesso entre as crianças por aqui. Confira a letra da música:

Eu ontem fui a festa,
Na casa do Bolinha.
Confesso: não gostei
Dos modos da Glorinha
Muito assanhada,
Nunca vi igual,
Trocava mil beijocas com Raposo no quintal
Porém pouco durou
Aquela paixão,
Pois Bolinha com ciúmes
Armou a confusão
Aninha tropeçou
Os copos derrubou
E a casa do Bolinha num inferno se tornou
Bolinha provou,
Que é ciumento pra chuchu
E… que não gosta da Lulu
Bobinha,
Que por ele ainda chora…
Com tanto pão
Dando bola no salão
Luluzinha foi gostar

Amigos das histórias da Luluzinha e do Bolinha:

• Carequinha (“Iggy Inch”) é um dos amigos do Bolinha, da Turma da Luluzinha. o Clubinho dos Meninos, junto com Juca e Zeca. É o irmão da Aninha, melhor amiga da Lulu, e vive brigando com ela. Carequinha sempre se irrita facilmente, mas quase sempre dá para trás quando os garotos encrenqueiros da turma Leste começam a pegar no pé de Bolinha e sua turma;

• Zeca – (“Eddie Simson”) integrante da turma do Bolinha, é às vezes atrapalhado e inteligente;

• Juca – (“Willy Wilkins”) integrante da turma do Bolinha;
• Aninha – (“Annie Inch” ou “Magee”) Aninha é a melhor amiga e companheira de Luluzinha. Ingênua ao extremo, ela é facilmente tapeada pelos meninos e Luluzinha vive ajudando a amiga a virar o jogo. Está sempre ao lado da Lulu, pronta para qualquer momento, especialmente se for para brigar com os meninos. Aninha também adora suas bonecas, que são constantemente raptadas por Bolinha e pelo próprio irmão dela, Carequinha;
• Plínio Raposo – (“Wilbur Van Snobbe”) É o menino mais rico da turma, assim como os outros, é apaixonado por Glória. As vezes quer entrar para o clube do Bola, mas não consegue. É o garoto mais rico da saga, que se considera bom demais para andar com a turma de Lulú, apesar de estar sempre no meio dela. Plínio é (ou tenta ser) namorado de Glória, o que o torna “inimigo natural” de Bolinha. Às vezes Plínio também dá em cima de Luluzinha (o que também o torna “inimigo natural” de Bolinha);
• Glória – (“Gloria Darling”) Menina esnobe da turma, sempre é perseguida pelos outros garotos. É a rival de Lulú quando o assunto é Bolinha, se bem que a própria Luluzinha adora usar Bolinha para despertar ciúmes em Plínio, por quem tem uma queda. Luluzinha acha Glória um tanto fresca e excessivamente “mulherzinha”, mas as duas às vezes conseguem ser boas amigas;
• Carlinhos – (“Chubby (Tompkins?)”) Primo do Bolinha, é seu clone, só que menor. Sempre se mete em confusões;

Personagens da Luluzinha - parte 1

• Alvinho – (“Alvin James” ou “Jones”) Menino a quem Luluzinha conta histórias a cada vez que o visita para tomar conta. É um pouco levado e desobediente. Alvinho (Alvin) é um garotinho pentelho e mimado que adora pegar no pé de Luluzinha. Ela é a única que agüenta o menino e o distrai com historinhas de bruxa na qual ela é a heroína e ele um garotinho mimado. Na maioria das vezes, porém, Alvinho não entende a moral e acaba se metendo em mais encrenca;
• Dona Marocas – (“Miss Feeny”) é a professora da turma, que tem um papagaio de estimação chamado Perci. Gosta muito das crianças e é uma professora típica;
• Dona Marta Palhares – (“Martha Moppet”) mãe de Luluzinha;
• Seu Jorge Palhares – (“George Moppet”) pai da Luluzinha;
• Aranha – (“The Spider”) apelido usado por Bolinha quando atua como detetive procurando coisas perdidas para Luluzinha. O culpado era sempre o seu pai. Tem como lema “O aranha ataca novamente”.
• Mino – (“Sammi”) É o amigo marciano do Bolinha, que sempre o visita em seu pequeno disco-voador, e que, muitas vezes o salva da Turma da Zona Norte e de outras enrascadas;
• Fifi – amiga da Lulu que mora em Paris;

Personagens da Luluzinha - parte 2

• Pobre Menininha – é uma personagemque geralmente aparece nas histórias contadas para o pequeno Alvinho. É muito parecida com a Lulu, porém com remendos na roupa. Nas histórias, a garota, durante o trabalho de colher alimentos ou objetos para sustentar a família, acaba se deparando com bruxas, mágicas, e outras aventuras. É uma menina muito humilde, porém muito esperta e sempre se dá bem no final das histórias, que sempre têm uma lição, destinada ao Alvinho;
• Bruxa Alcéia – (“Ol’ Witch Hazel”) tia da Bruxa Meméia,aparece nas histórias que Luluzinha conta para Alvinho;
• Bruxa Meméia – (“Little Itch”) sobrinha da Bruxa Alcéia, ambas estão sempre presentes nas histórias da Luluzinha;
• Vovô Fracolino – (“Grandpa Feeb” ou “McFeeb”) é o avô do Carequinha e da Aninha, um velhinho que não pode ser deixado sozinho, sob o perigo de aprontar peraltices de criança. É divertido e engraçado, mas dá um trabalho danado para os netos;
• Seu Miguel – (“Clarence McNabbem”) também conhecido pelo apelido o caça gazeteiros é o outro antagonista da saga. Sua função é pegar todos os alunos que cabulam a aula;
• Turma da Zona Norte – (“The Westside Boys”) É um grupo de personagens das histórias da Luluzinha. Liderada por Zico, é a gangue de meninos que atazanam Bolinha e sua turma, já que são mais fortes, fisicamente, que eles. Quase sempre Lulu ajuda Bolinha e sua turma a vencê-los.

Personagens da luluzinha - parte 3

E a Turma da Luluzinha também cresceu

As mudanças são radicais: Luluzinha ficará esbelta e ainda mais esperta e criativa, Bolinha (agora chamado de Bola) será magro e músico, Glorinha será uma das melhores amigas da Lulu e vai saber tudo de moda e tendências e Aninha será uma Geek que adora tecnologia e será responsável pela criação do blog da Lulu.
Comparações com a Turma da Mônica Jovem não vão faltar. Agora é esperar para ver quais estilos irão agradar.

Luluzinha

Luluzinha teenLuluzinha (Nome Verdadeiro Ana Luiza) tem 16 anos (mesma idade de Bolinha, Aninha e Glorinha e um ano mais velha que Alvinho) e é a líder do grupo. Inteligente, criativa e curiosa, sempre se envolve em casos policiais e investiga até o fim para que tudo seja resolvido e ninguém seja acusado injustamente. Agora que cresceu, ao invés do seu diário, Lulu mantém um mega blog que é sempre atualizado. Tem uma paixão secreta pelo Bolinha, que para quem repara, não é tão secreta assim, e uma paixonite por Zico. Nas edições n° 10 e 11, namora o Patrick. Na edição n° 12, decide que ele não é o garoto certo para si. Assim que termina o namoro com Patrick, Lulu volta a se apaixonar perdidamente por Bola.

Bolinha (Bola)

Bola TeenÉ líder de uma banda de rock, a Loki, em que é o guitarrista e compositor. A banda já abriu o show da Pitty e se apresentou em um grande festival. Tinha uma namorada chamada Rosa porém, eles terminaram após uma série de ataques de ciúmes por parte dela, em relação à amizade entre Bola e Lulu. Apaixona-se por Lurdinha, uma caipira no decorrer da terceira temporada só que a perde para seu primo, Carlão. Sobretudo, Bola ama Lulu. Na quarta temporada, Bola faz amizade com seu antigo inimigo de infância, Zico e ambos começam a bolar um plano para conquistar suas admiradoras (ambas eram a Lulu). No final da temporada, ele volta para a banda Loki mas sofre uma grande decepção amorosa, e começa a se apaixonar por lulu de novo.

Glorinha (Gloria)

Glorinha TeenDepois de brigar muito com a Lulu na infância, a Glorinha virou uma de suas melhores amigas, ou S.A.Q (Super Amiga Querida), como dizem.As vezes e Esnobe e só liga para ela mesma,é linda, adora e entende tudo de moda. É tão ligada no assunto que conseguiu um estágio no shopping da cidade, o Free City Mall. Lá, ela estuda as tendências da moda e ainda ajuda a organizar os desfiles e os eventos de moda. Namorava o Leon, após ele ver o beijo entre Gloria e André, no teatro da escola quando Glória vê que Leon estava e tenta explicar tudo quando Leon bate em André e Glória fica assustada com o comportamento do namorado já ex-namorado.

 

Aninha (Ana)

Aninha TeenAninha é a M.A.P.S (Melhor Amiga Pra Sempre) da Lulu. Ficou bonita e continua sendo a mais baixinha da turma e às vezes de cara emburrada (o que é mais timidez que qualquer outra coisa). É fã incondicional de tecnologia, sempre atenta as novidades da rede. Foi ela que criou o blog da Luluzinha e também passa horas em games dentro de realidades virtuais onde tudo pode acontecer. Seu jogo é favorito se chama Katana no qual dá vida ao avatar Dado Anirim. Na 4 temporada ela demonstra sentimentos por Ícaro eles seguram a mão um do outro o que faz provocar no leitor o romance entre Aninha e Ícaro.

 

Alvinho

Alvinho TeenÉ o mais novo da turma. Gosta de seus amigos, e adora sair com a galera para se divertir. É muito esperto, bagunceiro e ligado em muitas coisas ao mesmo tempo, por isso, às vezes parece que não se concentra nos estudos. Adora esportes radicais, principalmente skate e surfe. Aliás, o Alvinho tem tudo para ser um surfista profissional de sucesso, mas seus pais não gostam muito dessa idéia. Namora a Lila.

 

 

Edições da revista no Brasil

Luluzinha e Bolinha apareceram em território brasileiro pela primeira vez nas revistas em quadrinhos publicadas pela editora O Cruzeiro em 1955. As revistas fizeram grande sucesso e foram publicadas pela editora até 1972. A partir de 1973 passou a ser publicada pela Editora Abril, que lançou ao longo dos anos outros títulos com os personagens como: Almanaque da Luluzinha, As Viagens de Lulu e Bolinha, Lulu e Bolinha Especial, entre outros. No final dos anos 80, a Editora Rio Gráfica publicou um álbum de figurinhas com os personagens da turma. Já em 1989 a Abril lançou uma nova versão da revista, com novo grafismo e que circulou até 1994, ano que foi lançado As Melhores Histórias de Luluzinha e sua Turma, último título da série, que circulou até 1996.
Roberto Carlos e Erasmo Carlos compuseram a música “A Festa do Bolinha” que contava uma historinha com os personagens.
Nos anos 2000 a Editora Devir relançou em livros, as histórias em quadrinhos da personagem, originalmente produzidas em preto e branco.
Os desenhos animados da turma foram inicialmente transmitidos na televisão brasileira pelo SBT nos anos 80 (série produzida no Japão). Desde a década de 2000, a Rede Globo vem exibindo eventualmente os curtas da série produzida no Canadá. A rede NGT, de São Paulo foi outra emissora que transmitiu os episódios dos anos 90 em sua programação até 2008. Além da Rede Record, nenhuma outra emissora brasileira exibiu os desenhos produzidos nos anos 40.
A distribuidora Video Brinquedo, recentemente lançou uma série de DVDs avulsos ou em box com os episódios da turma.
Revistas do Bolinha e da Luluzinha
Em 2009, foi anunciada pela Ediouro uma versão adolescente da Turma da Luluzinha, o nome da série é Luluzinha Teen e sua Turma
Em 2011, a mesma editora e o selo Pixel, a partir de Março iniciou uma nova revista mensal da Luluzinha, em formatinho (13,5 x 19 cm), contendo todas as histórias originais da heroína mirim (produzidas entre 1945 e 1984). A primeira edição veio com um brinde especial: um almanaque com passatempos e apresentação dos personagens. Todas as páginas são coloridas, tanto do almanaque quanto da revista.

Luluzinha Teen
Referências: Wikipedia – Luluzinha | Wikipedia – Bolinha

Veja revistas da Luluzinha na loja do Mania de Gibi

16 Comentários Luluzinha e Bolinha, os personagens de Marjorie Henderson Buell

  1. erlon luis da silva

    Eu gostaria de ver um charge que cantava sore a music da festa da bolinha
    eu nao recordo o ano que foi enviado, mas eu gostaria de ver de novo pois nessa epoca eu era muito feliz

    Reply
    1. LIANE

      Olá, Erlon! Talvez você tenha conseguido o que queria,mas mesmo assim… me refiro ao charge com a música sobre a festa do Bolinha. Consegui essa coisa bacana, através do You Tube. Essa música foi gravada pelo Trio Esperança. Anos,60 se não me engano. Vai lá e curte!!! Abraços.

      Reply
  2. Pingback: A OBRA TAMBÉM É UM CLUBE DO BOLINHA | Diga não àSeita

  3. maria Regina

    Eu tenho 63 anos e a turma da Luluzinha fez parte da minha infância e eu aprendi a ler na revistinha dela, mas na minha opinião eu acho que eles nunca deveriam crescer, não tem comparação, uma revista da outra. O encantamento da revista quando eles eram crianças é muito divertido e maravilhoso, porque tirar essa beleza das crianças de agora? Mantenham a infância dos personagens

    Reply
  4. Rodrigo

    Boa tarde:

    Para quem criou este site… PARABENS mesmo!
    Essa turma era (e ainda é) ÓTIMA.
    Difícil alguém não conhecer.
    Lendo sobre os PERSONAGENS – nem sabia de alguns nomes destes na língua original.
    Embora pareça que nos quadrinhos (revistinhas) daqui; alguns personagens tiveram uma mudança (me parecia que o PLINIO fosse orfão). Nos desenhos originais, ele tinha mãe: e isso até nem importa.
    Li e como tais revistinhas quando criança… Adorava o tal CARRINHO DE MÃO? que eles usavam para carregar coisas. Sem falar que tinha o sonho de viver numa CASA DE DOIS PAVIMENTOS como as que eles possuíam… E outra coisa que achava bárbaro era o tal CLUBE que tais tinham. Chegava a procurar alguma construção inabitada/afim numa região onde minha familia veraneava_além de até correr UM RISCO COM ISSO (risos!).
    E tais personagens ainda existirem depois de crescidos: muito legal isso, sinal de que a CRIAÇÃO EMPLACOU.
    Há alguns anos, eu costumava sonhar que COMPRAVA tais revistas (as antigas): comprei uma na versão atual (sonho meio que REALIZADO).
    Seria isso. E que estas coisas boas sejam sempre lembradas.

    Tchau,
    Rodrigo

    Reply
  5. Rodrigo

    a Pixel Editora cancelou os títulos Luluzinha e Bolinha após 48 edições da garota de vestido vermelho e após 46 números do seu simpático e divertido amigo.

    **************************

    É uma pena essa notícia e uma grande falta de respeito com os colecionadores, por parte da Pixel.
    Nem sequer se deram ao trabalhado de uma despedida na última edição, a revista foi cancelada sumariamente, assim como as outras, mesmo ainda existindo um enorme acervo histórias inéditas.

    A baixa vendagem se deve a falta de visão e inexperiência por quem deveria ter um pouco de bom senso. As edições começaram sem nenhum tipo de marketing e divulgação, poucas pessoas sabiam da Luluzinha clássica de volta as bancas.

    Também existiam outros problemas como má qualidade de material, má qualidade de impressão(desbotada), péssima edição gráfica, muitas vezes com baixa resolução. Como se não bastasse, muitas edições especiais e almanaques eram lançados sem nenhum planejamento, várias delas iniciavam e terminavam no Nº1, ocorrendo os mesmos erros nas edições especiais seguintes.

    Para os colecionadores, a fidelidade nas compras eram somente devido as boas histórias e aos personagens muito divertidos criados a muitas décadas atrás por Marje.

    Os números para o serviço de atendimento ao consumidor são 0300 3131345 e 21-3882 8300, para quem quiser falar com o editor chefe Daniel Stycer(também encontrado no facebook) para saber maiores detalhes, ou quem sabe pedir a continuação da revista. Se todos colaborarem, as chances seriam maiores.

    Reply
  6. William Haddad

    uma pena que essa nova geração não tenha acesso(a não ser pela web). aos gibis como tínhamos antes. bons tempos..tardes preguiçosas com gibis na mão sentados nas soleiras das portas lendo gibis. mascando chiclete e lendo gibis.

    Reply
  7. Karla Fernanda Nunes Melo

    as fases vão vim mais temos que lembra que os adolescentes são movidos pelo que ver e age de forma ampla e brincam com a postura dos jovens de hoje. esse desenho do bolinha fez com que muitas crianças assistissem os desenhos e desenvolvem-se a leitura.

    Reply
  8. Mauricio

    Gostaria de saber em qual gibi do Bolinha (dos anos 60) há uma estória que o Bolinha está num navio pirata e vai ser jogado ao mar e ai ele acorda, pois estava sonhando. Alguém lembra disso? Obrigado.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *