Jean-Yves Ferri é o escolhido para substituir Albert Uderzo
A revista Casemate anuncia na edição que chegou às bancas francesas que Albert Uderzo já tem sucessor escolhido para os roteiros de novos álbuns de Asterix. Selecionado pelo próprio Uderzo, Jean-Yves Ferri é o novo autor responsável pela série cinquentenária e milionária.
Uderzo – que escreve e desenha as histórias da aldeia gaulesa desde a morte do colega e co-criador René Goscinny, em 1977 – disse há dois anos que autorizaria sucessores a assumir seus personagens, desde que pudesse escolhê-los. Frédéric Mébarki, assistente de Uderzo e responsável por imagens promocionais de Asterix e Obelix, já havia sido anunciado como sucessor nos desenhos.
Jean-Yves Ferri é conhecido na França por seus álbuns De Gaulle à la Plage (sátira do ex-presidente francês) e Le Retour à la Terre, ambos humorísticos. A sucessão de autores nas séries só é comum no mercado franco-belga após a desistência ou morte dos autores originais – visto que, na grande maioria das vezes, eles retêm os direitos autorais sobre suas criações.
Agora resta saber quando sai o próximo álbum do personagem, o trigésimo-quinto em 52 anos. Os álbuns dos gauleses costumam ter tiragens iniciais acima dos 5 milhões de exemplares e, reunidos, já venderam 360 milhões de exemplares vendidos no mundo.