Conheça Carlos Henry

Saiba mais sobre o criador de Lob-Guará

Carlos Henry, o criador de Lobo Guará

Nascido em 10 de novembro de 1972 no Rio de Janeiro, Carlos Henry é desenhista, cartunista e crítico de HQ, tendo começado em 1989/90 a publicar no fanzine Ponto de Fuga, produzido na UFRJ, participando depois de vários outros fanzines. Foi uma HQ de FC, chamada Exterminador, de 1 página.

De forma amadora o primeiro personagem foi o Alma, em 1980, com 8 anos. Era um herói sombrio e sobrenatural, influência dos filmes de terror da Hammer que ele via com seu pai na TV. Lembrava visualmente o Justiceiro e Batman. Do que ele lembra de sua origem é que,era um padre amadiçoado pela inquisição e que nos dias atuais,combate mal para expiar pecados do passado.

Alma, de Carlos Henry

Antes que comecem a me apedrejar, eu sei que lembra Spawn e o atual Cavaleiro da Lua, com design do David Finch, mas, eu criei o Alma aos 8 anos! Nem em sonho existia Image.
Profissionalmente começou em 1996, produzindo cartuns para a revista Coquetel, da Ediouro, indo depois para a editora Universal em 2000, criando ilustrações para revistas, livros, papéis de carta, etc. Em 1999, ganhou Menção Honrosa no Salão de Banda Desenhada & Cartoon de Moura, em Portugal. Seus trabalhos mais importantes foram publicados nas revistas Historieta, Impacto-Fabricado no Brasil e La Bouche du Monde (França) e no jornal O Cidadão. Montou em 2001 uma Oficina de Quadrinhos no projeto Criança Petrobrás, da Ong CEASM.

Em 2002, publicou pelo selo Graphic Talents da Editora Escala, seu personagem Lobo-Guará. Mudou-se para Campina Grandre, Paraíba, em 2003, de onde fez ilustrações para livros de RPG da editora inglesa Mongoose Publishing: Elemental Lands e Goodman Games. Atualmente, é diretor do CHS Studio, que representa profissionais de HQ pra pequenas editoras dos EUA.
Participou de várias revistas alternativas: Mancha Gráfica, Heróis Brazucas, Profecia, Impacto-Fabricado No Brasil, Le Bouche Du Monde (França), Voyeur, Farpas
do Abismo, Ácido Ofício, Mandala, Tchê, Cabal, Phobus, Pesadelo, BD Jornal (Portugal), Almanaque Meteoro, Prismarte e Quadrix.

Terminou uma seqüência de tiras de faroeste do personagem Flecha Negra (em co-autoria com o estreante roteirista Daniel Benício), com a especial participação de Chet, personagem de Wilde Portela.

Agora, em 2011, a editora Mobicomics, de webcomics, a primeira loja Brasileira de Quadrinhos Digitais, publicará Lobo-Guará, de Carlos Henry. O personagem foi publicado pela primeira vez, em jan/fev de 2000 na revista Impacto – Fabricado No Brasil n° 2 , da Taquara Editorial. Nesta versão, estreiou em P&B, com a HQ “Sagrado Coração Da Terra”. Depois, retomado em título próprio, no selo Escala Graphic Talents n° 16,em outubro de 2003, num arco completo com três HQs, em cores: “Sagrado Coração Da Terra”, “Inferno Verde” e “Irmãos De Sangue”.
O material lançado pela Mobicomics é o mesmo que foi publicado pela Editora Escala em 2003, sendo uma nova chance para quem não leu ou não conhecia e pros leitores antigos, que não tiveram acesso ao material impresso.Desta feita,a capa é de Carlos Henry,arte-final de Rogério Rocha e cores de Troiano.
O Lobo Guará é um herói selvagem, que vive na Amazônia e teve seus genes humanos misturados com o animal que lhe dá o nome. Protetor da floresta e de seus habitantes é visto pelos indígenas como um Deus, por vezes confundido pelos caçadores com o Caipora.

Lobo Guará, de Carlos Henry

A história conta com roteiro e criação de Carlos Henry, desenhos de Elton Brunetti e cores de Gabriel Rocha.

Veja as revistas do Lobo Guará no site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *