Conheça a Moranguinho, personagem de Muriel Fahrion

Sucesso entre crianças do mundo todo que foi originalmente lançado pela American Greetings

Moranguinho
Moranguinho é uma personagem da American Greetings. Originalmente surgiram os cartões depois vieram as bonecas, os pôsteres e outros produtos. A coleção Moranguinho ainda conta com uma linha de bonecos de todos os personagens e de seus animais de estimação.

Os primeiros desenhos da Moranguinho e seu gato Mostarda foram feitos em 1977 por Muriel Fahrion durante o tempo que foi ilustradora do departamento American Greetings’ Juvenile & Humours. Depois os desenhos foram apresentados para o Sr. Bernie Loomis da General Mills e foram patentiados. Fahrion desenhou mais trinta e dois personagens que também foram patentiados.

Cindy Moyer Patton e Janet Jones desenharam os personagens restantes da linha clássica da Moranguinho. Lyn Edwards foi o editor da linha e também o homem que deu vida aos personagens. Ele desenvolveu o perfil e a história de cada personagem. A primeira boneca lançada foi uma boneca de pano, dirigida por Muriel Fahrion e criada por Suzan Trentel. Irmã de Fahrion.

A linha Moranguinho norte-americana é diferente da brasileira. Os personagens da linha norte-americana são em sua maioria, referentes a sobremesas e os brasileiros não seguem essa regra. Em geral são referentes a frutas. A casa da Moranguinho e seus amigos é a Morangolândia, uma terra mágica.

MoranguinhoDurante os anos 80, foi criado o desenho animado da Moranguinho. Nos Estados Unidos a pequena bonequinha com nome de sobremesa se tornou verdadeira mania entre as crianças. Dentro de poucos meses começaram a surgir vários produtos com seu nome como álbuns de figurinhas, roupas, vídeo game para Atari 2600, e vários outros produtos. Vários especiais de televisão também foram produzidos.
Em 1991, Moranguinho volta a ser produzida. Surgiram novos desenhos e também uma nova linha de bonecos, com roupagem nova. Fez bastante sucesso mas mesmo assim foi extinta em 1992.

Em 2002, Moranguinho voltou novamente. Dessa vez totalmente diferente das versões anteriores. A bonequinha fica mais moderna e deixa de lado as características campestres que apresentava até então. Também foram lançados dvds, vhs, vcds e até mesmo cds com trilha sonora interpretada por Sarah Heinke.
A Moranguinho atual (2011) cresceu. Agora a personagem cresceu e se tornou a Moranguiho adolescente. A bonequinha hoje tem site oficial, vários cds e dvds. Faz muito sucesso entre as crianças.
As revistas do Moranguinho no Brasil foram editadas pela Editora Abril, de 1985 a 1986, durando 6 números com o título: Moranguinho, Asterói e Fido. Em 1976, a própria Editora Abril, lançou uma nova série da revista que foi até 1988 e durou 22 números, com o título: Moranguinho e sua Turma. Em 2007, a editora On Line começa a publicar a revista indo até 2010 durando 17 números. Lançou, também, 2 almanaques em 2009.

Personagens:

Personagens Moranguinho
Personagens Moranguinho

Nova Moranguinho:

A Moranguinho atual é uma bela adolescente, moderna e devidamente equipada com laptop, iPod e celular. Assim como as roupas de camponesa, sua casa também mudou: a aparência de bolo foi substituída pelo formato de morango. A terra mágica Morangolândia cedeu lugar a ‘Berry City’ com shoppings, cinemas e supermercados, como em qualquer grande cidade. E o amigo Limãozinho, que na versão original era pescador, agora é um skatista.

Novos personagens Moranguinho

Moranguinho – otimista e aventureira esta menina está sempre pronta para ajudar e não tem medo de encarar novos desafios quando esta acompanhada de seus queridos amigos.

Laranjinha – cuidadosa e amável, mora num pomar com várias árvores frutíferas e conhece bem todos os segredos para ajudar as plantas a crescerem.

Biscoitinho – excelente cozinheira, mora na vila Recanto dos Biscoitos, e com sua criatividade construiu uma máquina para fabricar os melhores biscoitos do mundo.

Uvinha – generosa confeiteira de bolos e uma verdadeira artista, mora na Calçada dos Bolos. Só tem um probleminha: seu humor muda facilmente.

Limãozinho – corajoso skatista, mora no Bosque de Limão e esta sempre disposto para uma nova aventura com suas amigas.

Pão-de-mel – pônei falante que adora contar histórias um pouco exageradas sobre os lugares que já visitou. Seletiva, só permite ser montada pela Moranguinho.

Pudim – gatinha inteligente e divertida que esta sempre vendo o lado ruim das coisas.

Rocambole – cachorro amável e muito desastrado, que a todo minuto se envolve em confusão.

Novos personagens Moranguinho

Diferenças entre a Moranguinho atual e a versão clássica

• A Moranguinho atual é moderna e não usa mais a roupa de camponesa.
• A Moranguinho agora não mora mais em um bolo, e sim em uma casa no formato de Morango.
• Na versão clássica, a Maçãzinha não era irmã da Moranguinho.
• Na versão clássica, o Limãozinho era pescador, agora ele é skatista.
• Na versão clássica, o rio que cortava a Morangolândia era feito de refrigerante. Na atual o rio é de chocolate.
• Na moranguinho atual foram introduzidos alguns personagens que antes não existiam. Tais como a “Pão de Mel” e a “Cookie Dough”.

Revistas da Moranguinho no site

Revistas da Moranguinho no site

Referências:

http://mundoquadrinhos.blogspot.com/2008/01/criador-da-turma-da-moranguinho.html
http://sonhandocomcores.blogspot.com/2011/06/nova-moranguinho-e-sua-turma-so-cute.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Strawberry_Shortcake

10 Comentários Conheça a Moranguinho, personagem de Muriel Fahrion

      1. Andreia Lanferdini

        A minha filha Mariana assiste Moranguinho desde de bebê e agora com nove anos ela com certeza é a fa número 1 dá Moranguinho.

        Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *