Conheça o cão dinamarquês falante chamado Scooby-Doo
Scooby-Doo é um desenho animado americano produzido pela Hanna-Barbera, e criado em 1969 pelo desenhista Iwao Takamoto.
O nascimento de Scooby-Doo
Como a maioria das personagens, Scooby-Doo não surgiu completamente pronto. A primeira série, “Scooby-Doo, Cadê Você?“, passou por muitas mudanças durante o processo de criação – na verdade, os primeiros passos do programa não tinham nenhum cão.
O estímulo para o Scooby-Doo veio de Fred Silverman, que era o chefe da programação infantil da CBS. Silverman estava procurando um tipo diferente de desenho animado. Ele queria um que, entre outras coisas, tivesse episódios completos de meia hora em vez dos desenhos curtos que geralmente passavam nas manhãs de sábado. Para atingir esse objetivo, ele chamou Will Hanna e Joe Barbera, cuja empresa, Hanna-Barbera, era a responsável pela maioria das animações na televisão na época.
“Fred veio e conversou conosco sobre fazer uma história do começo ao fim que tivesse tempo suficiente para uma pequena base”, disse Takamoto, vice-presidente de criação de desenho da Hanna-Barbera Cartoons, Inc. “Ele queria ter um verdadeiro programa de meia hora em vez de um tipo de colapso complicado no qual confiamos e que ele tinha programado por alguns anos”. Silverman também queria algo dentro de um formato de mistério, parecido com o antigo programa de rádio “Eu adoro um Mistério”.
Dois jovens redatores, Joe Ruby e Ken Spears, ficaram encarregados de desenvolver o programa, que eles inicialmente idealizaram diretamente como uma aventura de mistério de cinco adolescentes. Eventualmente, uma personagem canina foi incluída, mas apenas como uma companhia cômica. À medida que a história progredia, a ênfase foi desviada de sérias emoções para comédia. O cão começou a desempenhar um papel maior, eventualmente se tornando a principal estrela de “Scooby-Doo, Cadê Você?”. Os títulos anteriores eram “Mistério de Cinco” e “Quem tem Medo?”. O original “Scooby-Doo” estreou em 13 de setembro de 1969. Foi um sucesso imediato
Os personagens foram criados por William Hanna e Joseph Barbera, pelo executivo da CBS Fred Silverman, pelos roteiristas Joe Ruby e Ken Spears e pelo desenhista Iwao Takamoto. O título original era “Who’s Ssssscared?”. Mas durante um voo para Los Angeles, Silverman ouve a música “Strangers in the night” de Frank Sinatra, na qual há um trecho da música em que Sinatra canta “dooby dooby doo”.
Depois Silverman rebatizou o desenho de “Scooby-Doo, Where Are You?”, lançado na rede CBS americana em 3 de setembro de 1969, e tornou um cão o astro do show. Silverman queria um show que misturasse comédia e mistério. E foi isso mesmo que Scooby-Doo trouxe.
O desenho é constituído por quatro adolescentes: Fred, Velma, Daphne e Salsicha, com um cão dinamarquês que fala chamado Scooby-Doo.
Eles viajam em uma van de nome Máquina Mistério, e ajudam a resolver casos misteriosos. Além de visitar lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas, ameaçados por fantasmas, múmias, monstros e terríveis vilões.
Personagens
Scooby-Doo (personagem) é o apelido de Scoobert-Doo, um cachorro covarde. Tem medo da própria sombra e, sem querer, acaba salvando a turma ou pegando os vilões. Sempre impulsionado pela promessa de um bom lanche, biscoitos caninos (os Biscoitos Scooby) ou caramelos. Ele encerra cada episódio “falando” “Scooby-Dooby-Doo-oo-oo !!!”.
Em todas as versões do personagem, Scooby-Doo e Salsicha possuem diversos traços de personalidade, principalmente sendo covarde e sempre faminto. Mas seus amigos (Velma, Daphne e Fred) incentivã-os a ir atrás dos vilões fantasiados, geralmente com os “Biscoitos Scooby”, um deleite do cão pelo biscoito (geralmente em forma de osso, ou, nas versões mais recentes das caricaturas, em forma do cão Scooby).
Na maioria das atuações, ele mantém suas frases relativamente curtas, geralmente usando charadas para nada mais do que três ou quatro palavras. Seu slogan, geralmente uivou no final de cada episódio, que é “Scooby-Dooby-Doo!”.
Scooby-Doo é marrom dos pés à cabeça com várias manchas pretas na parte superior do corpo. Ele geralmente é um quadrúpede, isto é, usa as quatro patas para andar, mas com características de “humano” exibe ocasionalmente o jeito bípede, usando seus dois membros inferiores para caminhar. Scooby pode usar suas patas dianteiras como mãos. Ele tem um nariz preto e veste uma coleira azul com as suas iniciais “SD”, possuindo quatro dedos em cada pé.
O criador Iwao Takamoto explicou mais tarde que, antes que ele desenhasse o personagem, ele falou pela primeira vez com um criador de Dogues Alemães, que descreveu-lhe as características desejáveis de um cão de raça. Takamoto, em seguida, chamou Scooby como o oposto disso. Ele disse: “eu decidi ir para o [caminho] em frente e dei-lhe uma corcunda, pernas tortas, queixo pequeno. Até mesmo a cor dele é errada.”
Segundo a revista oficial que acompanhou o filme de 2002, Scooby tem de sete anos.
Salsicha Rogers que tem o nome de Norville, mas o detesta e prefere ser chamado de Salsicha, é o dono de um cão simplesmente chamado de Scooby. É um sujeito magricelo e de aparência desleixada (seu apelido em inglês – Shaggy – quer dizer “desgrenhado”), sempre com um cavanhaque por fazer e com olheiras. Assim como seu cão, Salsicha é covarde, medroso, faminto e divide com Scooby a paixão por guloseimas, sanduíches, sorvetes e outras delícias. Tem pavor dos fantasmas e é o primeiro a não querer participar dos casos. Sempre se dá mal com os vilões, mas acaba dando sorte e os capturando com ajuda de Scooby (sem querer, claro!). É o mais engraçado da turma e o mais criativo quando tem que se esconder dos fantasmas. É dele o bordão que dá título ao desenho em inglês: “Scooby-Doo, cadê você!?”, e ainda a frase “Que tal um lanchinho, Scooby?”. Salsicha é o mais velho da turma como podem ver em Scooby-Doo 3.
Magro, loiro e com um cavanhaque, geralmente usando uma camiseta verde e uma calça bordô, é assim que pode ser caracterizado a sua aparência. Em The 13 Ghosts of Scooby-Doo e em outras filmagens iniciais, Shaggy usa uma camisa vermelha e uma calça azul.
Tanto Shaggy como o Scooby-Doo são facilmente subornado com Biscoitos Scooby devido a seus apetites quase insaciável, tendo tendências para a maneira simplória e covarde. Eles justificam a sua fome constante, dizendo: “Estar em um constante estado de terror é que nos faz constantemente estar com fome!”. Seu prato favorito é “pizza de queijo com picles”, como revelado no filme Scooby-Doo! Abracadabra-Doo.
Fred Jones, corajoso, é o líder do grupo, sempre ávido por um novo mistério. Cria engenhocas para se defender dos inimigos. Suas frases preferidas são: “Talvez nós possamos ajudar a resolver esse mistério”, ou em outras situações: “Vamos cair fora, turma!”, e também: “Vamos nos dividir turma” às vezes e em outras: “Vamos nos separar e procurar pistas”.
Fred geralmente usa uma camisa branca ou azul com uma calça azul. Nas descrições originais, Fred usa um lenço laranja em volta do pescoço. Na década de 1990, em filmes e na série dos anos O que há de novo, Scooby-Doo?, a roupa de Fred recebeu uma atualização, com a retirada de seu lenço laranja e duas listras azuis foram adicionadas as suas mangas.
Ele é frequentemente mostrado construindo várias armadilhas para vilões. Fred lidera o grupo na solução de mistérios e muitas vezes da as ordens da turma de se dividir para procurar pistas. Fred geralmente leva Daphne consigo, enquanto Salsicha e Scooby saiam por si mesmos, embora, às vezes, envia juntamente com Velma, Salsicha e Scooby.
Daphne Blake, patricinha milionária, é o alvo preferido dos vilões que, muitas vezes, a raptam. Sua frase preferida: “Esse lugar me dá arrepios!”. Daphne foi inspirada em Indira Stefanianna Christopherson, dubladora dos estúdios DePatie-Freleng, que, além da voz, emprestou seus traços para a criação da personagem. Ela e Fred tem um lado amoroso, mas nunca foi assumido.
Daphne utiliza um vestido roxo, uma meia-calça rosa, um par de sapato roxo e um cachecol verde. Em Scooby-Doo e a Caçada Virtual ela usava um terno roxo com uma camiseta verde. Já em Os Treze Fantasmas do Scooby-Doo ela utilizava de roupas roxas, sendo um casaco, uma calça e um salto alto, também da cor roxa.
Embora não seja tão inteligente quanto Velma, Daphne sempre resolver seus problemas de uma maneira diferente. O personagem mais tarde se tornou mais confiante e começou a ter um papel mais ativo com o passar do tempo, resultado da mudança de atitudes em relação às mulheres durante os anos 1970 e 1980. Em O Que Há de Novo, Scoby-Doo?, Daphne também foi bastante conhecida por sua habilidade em abrir fechaduras ou realizar outras tarefas com cosméticos de sua bolsa.
No filme Scooby-Doo na Ilha dos Zumbis, Daphne teve uma série de televisão de investigação muito bem sucedida em um canal fictício chamado “Americana”, no qual o show foi ao ar em duas temporadas.
Através dos anos, Daphne acabou sendo mais adorada e tendo mais fãs. Ganhando até mais fãs do que os personagens centrais Scooby-Doo e Salsicha.
Ela também é uma exímia acrobata, artista marcial e apaixonada por Fred, como mostrado nos filmes
Velma Dinkley é uma garota inteligente e cheia de idéias que desvenda os mistérios com Fred. Melhor amiga de Daphne, sempre com alguma tirada científica, encontra soluções lógicas para resolver casos complexos. Suas principais frases são “Hum… Acho que finalmente estou começando a entender esse mistério” e “Meus óculos… não consigo ver sem meus óculos”. Usa óculos, camisa com gola enorme laranja e uma saia de bailarina vermelha; sapatos de também bailarina vermelho escuro e meias laranja enormes.
A personagem é retratada como uma mulher extremamente inteligente. É devido a esse foco inteligente Velma que geralmente é a única a descobrir o mistério, às vezes com a ajuda de Fred Jones. Sem os óculos que utiliza, ela é geralmente descrita como tendo uma visão muito limitada. Quando Scooby-Doo está com muito medo de ser voluntário em uma missão, Velma, muitas vezes oferece a ele um tratamento chamado de “Biscoito Scooby” como um suborno. Velma utiliza uma minisaia com pregas marrom, sapatos vermelhos com meias laranjas, uma blusa laranja e óculos. Seus bordões são: “Meus óculos, eu não enxergo sem meus óculos!”, “Gente!” e “Parem já com isso seus covardes!” entre outras. Em Scooby Doo mistério s/a é descrita como tendo um caso amoroso quase sufocante com Salsicha e tendo raiva por ele ter amizade com Scooby pois acha que a amizade dos dois toma muito o tempo do Salsicha e ele fica sem tempo nenhum para ela, ou seja, ela tem um amor sufocante, egoísta e competitivo deixando uma coisa bem clara: ou o Scooby ou eu e não vou admitir ser trocada por um cachorro, além disso ela já demonstrou em alguns episódios que ela exige que ele mude por ela como deixar de dizer um de seus bordões (vixe) e deixar de usar a famosa calça marrom, que segundo ela é usada por ele desde a oitava série.
Outros personagens
Com o tempo a fim de incrementar o desenho Iwao Takamoto, em conjunto com Hanna-Barbera, criou alguns personagens interessantes, dos quais alguns até originaram outros desenhos.
Scooby-Loo (Scrappy Doo, no original) – Sobrinho de Scooby-Doo;
Scooby-Dão (Scooby Dum, no original) – Primo de Scooby-Doo;
Scooby-Dee (Scooby Dey, no original) – Prima mais nova de Scooby, prima de 2º Grau;
Tio Yabba Doo – Irmão de Scooby-Doo que vive no oeste;
Xerife Dusty – É o xerife da cidade das Flores e o dono de Yabba-Doo.É tão medroso quanto Salsicha;
Flin-Flan – Garoto muito esperto que entra pra turma na busca aos 13 Fantasmas.Sempre tem um truque escondido na manga;
Vincent Van Doido – Um dos maiores misticos do mundo e auxilia a turma na busca aos 13 Fantasmas.Parece uma mistura de Mandrake com Dr.Estranho;
Gugui – É a namorada de Salsicha. Aparece somente em Scooby-Doo e o Lobisomem;
Hex Girls – Grupo de rock presente em varias aventuras de Sccoby-Doo. É formado por Thorn (Sally McKnight, guitarrista), Dusk (Muffy St.James, Baterista) e Luna (Kim Moss, tecladista).
Scooby-Doo tem um roteiro previsível, mas nem por isso ruim. Depois de uma idéia mirabolante eles usam Salsicha e Scooby para que em uma perseguição consigam capturar o vilão. O vilão que sempre está mascarado e quando tiram a máscara revelam alguém já conhecido na história. Depois disso dizem a famosa frase: “Eu teria conseguido se não fossem por aqueles moleques enxeridos e esse cachorro idiota”.
Scooby-Doo até hoje ainda é muito famoso, aparecendo como brinde em lojas como McDonalds e HABIB´S. Também apareceu ou foi lembrado nas seguintes séries:Johnny Bravo; Harvey, o Advogado; A Caçada dos Padrinhos Mágicos; Billy e Mandy; Johnny Test; Yin Yang Yo; ICarly; Os Feiticeiros de Waverly Place; Capitão Planeta e Os Simpsons.
Versões
O sucesso de Scooby-Doo impulsionou os criadores da Hanna-Barbera a lançarem nos anos 70 outros desenhos na mesma fórmula “garotos e mascote investigando casos misteriosos”, como Goober e os Caça-Fantasmas, Fantasminha Legal, As Panterinhas, Clue Club, Shmoo entre outros. Mas nenhum deles repetiria o sucesso da trupe da Máquina do Mistério.
Scooby-Doo, Where Are You! (Scooby-Doo, Onde Está Você?) teve duas temporadas produzidas entre 1969-1971. Devido ao grande sucesso, deu origem a vários outros programas com Scooby ao longo dos anos. De 1972 a 1974, o show voltou com o título “The New Scooby-Doo Movies”, (no Brasil, Os Novos Filmes do Scooby-Doo) no qual nossos heróis encontram-se com estrelas do mundo pop e outros personagens Hanna-Barbera para solucionar mais mistérios: Os Globetrotters, Sonny & Cher, Don Knotts, Dick Van Dyke, A Família Addams, Batman e Robin, O Gordo e o Magro, Jeannie é um Gênio e Babu, Os Três Patetas. Quando possível, os próprios astros emprestavam suas vozes à versão desenho.
Por uma temporada em 1976, o grupo apareceu no Scooby-Doo-Dynomutt Show, apresentado com outro desenho: Dinamite, o Bionicão. Juntou-se à trupe de Scooby um primo seu, Scooby-Dão (Scooby-Dum) e a cadela Scooby-Dee.
De 1977 a 1980 Scooby-Doo apareceu em Os Ho-Ho Límpicos (Scooby’s All Star Laff-A-Lympics), juntamente com vários personagens Hanna-Barbera, divididos em três equipes e disputando competições olímpicas. Scooby-Doo é o representante da equipe dos “Assombrados”.
Em 1979, Scooby ganhou um sobrinho: Scooby-Loo (Scrappy-Doo), uma versão menor, mas corajosa, tagarela e chata, do cão Scooby-Doo. Scooby, seu sobrinho e seus amigos humanos apareceram ainda em vários segmentos e aventuras por toda a década de 80. No Brasil, o cãozinho recebeu a voz do brilhante dublador já falecido Cleonir dos Santos. Scooby-Loo tem uma participação destacada no primeiro filme de cinema de Scooby Doo (com a voz do dublador Guilherme Briggs).
Entre 1988 e 1991 um novo show foi produzido: O Pequeno Scooby-Doo (“A Pup Named Scooby-Doo”). Como estava em voga com outros cartoons na época, os personagens eram mostrados em sua infância, mas sempre às voltas com casos misteriosos.
Em 2002, Hollywood lança a versão em carne e osso do desenho Hanna-Barbera, com o cachorro Scooby-Doo totalmente criado por computador. O filme “Scooby-Doo – O filme“, dirigido por Raja Gosnell e produzido por Charles Roven, tem no elenco Matthew Lillard (Salsicha), Freddie Prinze Jr. (Fred), Sarah Michelle Gellar (“Buffy”) (Daphne), Linda Cardellini (Velma) e Rowan Atkinson (o “Mr. Bean”, que faz Mondavarious, o vilão da história), seguido por Scooby-Doo 2 – Monstros à Solta (2004). Em 2009, o terceiro filme live action baseado na série, Scooby-Doo! The Mystery Begins, foi lançado em comemoração dos 40 anos da existência do personagem. Com um elenco completamente novo (Robbie Amell como Fred, Hayley Kiyoko como Velma, Kate Melton como Daphne e Nick Palatas como Salsicha), o filme conta a história de como a Mistério S.A. foi formada.
Em outubro de 2002, foi lançado O que Há de Novo, Scooby Doo? (What’s New Scooby Doo?). São episódios inéditos do cachorro medroso e sua trupe. A grande novidade fica por conta da Internet. A partir de agora, a agência de investigação conta com o apoio da web para solucionar os misteriosos casos, por meio de um lap top.
Em 2007 estreou no Cartoon Network o seriado Salsicha e Scooby Atrás das Pistas (Shaggy and Scooby-Doo Get a Clue). Nesta série, Salsicha e Scooby atuam sozinhos para ajudar o tio Albert Shaggleford contra o malvado Dr. Phybes, e, ao contrário das outras séries, essa segue uma seqüencia.
Mesmo com o advento do computador nos novos episódios de 2003, é interessante notar que apesar dos personagens atravessarem décadas solucionando casos misteriosos, perseguindo ou correndo de fantasmas, eles nunca se tornaram adultos ou tiveram seu figurino alterado, apesar das mudanças de moda ou dos tempos. Sempre o mesmo visual anos 60, de minissaias, lenços no pescoço e cabelos “a la Beatles”.
A dupla de dubladores de Scooby (Orlando Drummond Cardoso) e Salsicha Mario Monjardim continua emprestando suas vozes para seus personagens, tanto no cinema como na nova versão animada para TV.
Em 2008, a Warner Bros. Animation em associação com o Cartoon Network resolvem produzir a mais nova encarnação do cão detetive. Em Setembro de 2009 é lançado, a mais nova série do Scooby-Doo, Scooby-Doo – Mystery, Inc. (no Brasil Scooby-Doo: Mistério S/A) baseada na primeira encarnação do desenho Scooby-Doo, Cade Você?, mas produzida em formado animação computadorizada igual á penúltima encarnação O que Há de Novo, Scooby Doo?. Nesta Versão, é demostrada, mais abertamente, situações reias, como amor/paixão (o namoro Escondido de Salsicha com velma, nos primeiros episódios), Frustações (Daphine com Freddy, o contrario que acontecia nas versões anteriores da série), como situações comun do cortidiano atual.
Scooby-Doo lançou seu primeiro filme com estilos modernos, o que mostra que o desenho está se renovando dia-a-dia, Salsicha por exemplo, veste roupas modernas, já adaptadas as crianças, adolescentes e até adultos de hoje, Scooby-Doo fez amantes em todo o mundo foram centenas de dublagens para muitas línguas.
O pequeno Scooby-Doo (A Pup Named Scooby-Doo)
É uma série de desenho animado estadunidense que foi produzida por Hanna-Barbera e criada por Joe Ruby e Ken Spears. O desenho animado conta a infância de Scooby do e seus amigos, nessa época eles já desvendavam mistérios, fugiam de monstros e fantasmas, visitavam casas assombradas. A Misterios S.A já tinha sido criada, era sediada em uma casa na árvore.
A série estreou nos Estados Unidos em 10 de setembro de 1988 no canal ABC com meia hora de duração, tendo um total de 30 episódios (treze em 1988, oito em 1989 e nove em 1990 até 1991) tendo o término das exibições em 31 de agosto em 1991. A série começou a ser exibida no Cartoon Network em 1993. No Brasil teve a exibição pelo Cartoon Network e pelo SBT.
Os personagens típicos do desenho eram mostrados em sua infância, mas sempre às voltas com casos misteriosos.O desenho baseados no Scooby-Doo, Cadê Você?, com todas as características, um grupo constituído por quatro adolescentes metidos a detetives (Fred, Velma, Daphne e Salsicha) e o cão dogue alemão chamado Scooby-Doo, viajam num furgão psicodélico chamado Máquina Mistério, e ajudam a investigar casos misteriosos (através da empresa Misterios S.A.). Visitam lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas, ameaçados por fantasmas, múmias, monstros e terríveis vilões.
O novo formato acompanhou a tendência de “babyfication” personagens de desenho animado mais velhos transformados em crianças. Este novo show também usou a mesma fórmula básica de 1969 mostram o original: um grupo constituído de quatro adolescentes metidos a detetives (Fred, Velma, Daphne e Salsicha) e o cão dogue alemão chamado Scooby-Doo, viajam num furgão psicodélico chamado Máquina Mistério, e ajudam a investigar casos misteriosos (através da empresa Mistérios S.A.). Visitam lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas, ameaçados por fantasmas, múmias, monstros e terríveis vilões. A maior diferença era o tipo do show Tom Rüegger o produtor construiu em cima do humor ligeiramente irreverente que tinha estabelecido junto com Mitch Schauer o produtor de Os 13 Fantasmas do Scooby-Doo. Isto resultou em uma versão comica do Scooby-Doo, onde músicas eram cantadas em estilo de Rock quando os personagens fugiam de monstros e fantasmas.
A direção da animação e sua supervisão ficou por conta de Glen Kennedy que animou muitas das sequências de personagens. Como Fred, que acusava consistentemente um personagem chamada “Ruivo Herring” por todo e qualquer crime que acontecesse, em todos os casos Fred o acusava, e Ruivo Herring sempre foi inocente, com exceção de um episódio em que Fred prometeu que não iria menciona-lo, Ruivo Herring foi culpado. As fugas dos personagens de fantasmas e monstros, foi obrigatório inserir rock como música de fundo, em algumas partes dessas fugas era comum os personagens dançarem. Os fantasmas e monstros eram também mais cômicos, tais como uma criatura feita de queijo derretido, e o fantasma da carrocinha. A série também funcionalidades como Salsicha e Scooby serem heróis . Salsicha seria o um destemido comandante (uma combinação de Batman e Superman) e Scooby seria o seu cão fiel (uma combinação de Krypto, e Ace de Batman.) Apesar de ter sido baseado no original Scooby-Doo, Cadê Você?o desenho não parece não ter semelhanças com ele e na época de quando foi lançado 60, mais no ano atual de sua produção anos 80 para 90. Isto pode ser visto com Velma onde usa um computador, numerosas aparições modernas de helicópteros, e as vestimentas do elenco, nenhum dos quais estavam presentes nos 50 ou 60.
Música
As canções são em estilo rock (especificamente sobre o monstro-de-semana), foram tocadas durante a perseguição da cena em cada episódio, segundo o análogas às da época de episódios de Scooby-Doo, Cadê Você?. Ao contrário das versões anteriores desenho no entanto, as crianças eram muitas vezes cientes da música a ser tocada (tendo transformado-as em muitas ocasiões para fugir) e iria para dançar um pouco junto com os fantasmas e monstros antes de continuar com a perseguição. O tema musical “Mostram’s Featured” com letra de série criador Tom Rüegger na música e pelo compositor John Debney também suportaram uma similaridade com o “Intro Song” de uma Pequena Loja dos Horrores, que havia sido recentemente adaptado para o sucesso de uma longa metragem. A música é quase um estilo rock dos anos 50.
Esta matéria continuará na semana que vem…
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Scooby-Doo
http://scoobymania.webnode.com.br/filmes-e-series/