Tim Drake não é o Robin

DC Comics muda a origem do terceiro Robin

DC Comics muda a origem do terceiro Robin

Em julho, durante a San Diego Comic-Con, o escritor Scott Lobdell e o editor Dan DiDio revelaram que, no reformulado Universo DC, Tim Drake jamais foi o Robin. Tal notícia rapidamente criou uma onda de boatos e revolta na internet entre os fãs do personagem.
Sem maiores detalhes, que seriam revelados apenas em Teen Titans # 0, os leitores tiveram que aguardar dois meses para descobrir o que realmente significava a notícia. Essa semana, com o lançamento da revista, tudo foi explicado e a DC Comics realmente decidiu mudar a origem do personagem na nova cronologia.
Entretanto, isso não significa que ele jamais foi parceiro do Batman no combate ao crime nas ruas de Gotham City.
Muitos detalhes continuam semelhantes com a origem anterior, mas com algumas modificações. Tim é fascinado pela figura do Batman, e percebe uma mudança de comportamento em suas atitudes depois que o Robin sumiu (ou, como os leitores sabem, foi assassinado pelo Coringa). Determinado a descobrir a identidade do vigilante e trabalhar com ele, começa uma investigação por contra própria.
Tal investigação chama a atenção de Bruce Wayne, que começa a plantar pistas falsas. Essas pistas levam a um encontro entre os dois em um aviário, onde Batman avisa para Tim desistir de sua busca.
Mas o encontro não surte o efeito desejado, e ele resolve usar suas habilidades de hacker para roubar dos ricos e dar aos pobres. Até que a pessoa que ele rouba é Oswald Cobblepot, o Pinguim. Como vingança, o vilão ordena a morte do garoto e de seus pais, mas a emboscada é frustrada pelo Batman.

Isso leva a outra mudança importante. Na nova cronologia, os pais de Tim continuam vivos, e entram no programa de proteção de testemunhas da polícia. Com isso, eles precisam adotar nomes falsos, e deixam Tim aos cuidados do Homem Morcego.
Ao começar o treinamento para combater o crime, ele decide não usar o tradicional uniforme verde e vermelho do menino-prodígio e, por respeito ao destino sofrido por Jason Todd, não quer usar a alcunha de Robin. Assim, escolhe o nome Robin Vermelho (Red Robin, no original), e passa a vestir uma versão vermelha e preta da roupa.
A edição também deixa implícito que, enquanto o seu primeiro nome é realmente Tim (diminutivo de Timothy), o sobrenome Drake foi adotado ao começar a trabalhar ao lado do Cavaleiro das Trevas.
Talvez o fato mais curioso dessas mudanças esteja no encadernado Teen Titans Vol. 1: It’s Our Right to Fight, que reúne os sete primeiros números da nova série mensal. Nesta edição, algumas falas e recordatórios que saíram originalmente nas revistas avulsas foram modificadas ou subtraídas para se adequar à nova origem.

Tim Drake foi criado em 1989, e se tornou o terceiro personagem a se tornar o Robin. Foi com ele também que, pela primeira vez, o jovem herói ganhou uma revista própria, publicada em 1994.
Antes do reboot da DC, Drake já havia assumido a identidade de Robin Vermelho, fato que aconteceu em 2009 depois que Damian – filho de Bruce Wayne com Talia Ra’s Ghul – se tornou o novo Robin. Inclusive, chegou a ter uma série própria chamada Red Robin, que durou 26 números até ser cancelada para a editora implantar as mudanças de Os Novos 52.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *