Turma da Mônica 50 anos: Turma do Horácio

Horácio, um Tiranossauro Rex nascido fora da Terra, é um dos principais personagens de Mauricio

Turma da Mônica 50 anos: Turma do Horácio

Comenta-se que, na verdade, é um alter-ego do próprio autor, através do qual ele pode expressar sua opinião e filosofar. Suas histórias geralmente não tem fins humorísticos e sim reflexivos acerca de vários assuntos.
O Horácio foi inspirado em dois amigos de Mauricio em Mogi das Cruzes, o nome veio de um professor e a aparência de um amigo conhecido como Timinho. E é o simbolo da escola Instituto Dona Placidida desta mesma cidade.Horácio é um filhote de Tyrannossaurus rex. Mas não parece. É gentil, amigo, preocupado em auxiliar o próximo. Tem vários amigos: o Tecodonte, o Antão, o Pterodáctilo Alfredo e uma jovem dinossaura que sonha em ser sua namorada, a Lucinda, mas a Simone, outra dinossaura também está na parada.

Horácio, Turma da Mônica

Horácio é um carnívoro, mas insiste em ter uma dieta vegetariana. Horácio tem um coração de ouro, é alegre, sábio, e se alimenta apenas de alfacinhas e um dos personagens mais filosóficos de Mauricio de Sousa. É muito disputado pelas dinossaurinhas Simone e Lucinda, o seu maior sonho é conhecer sua mãe.
Horácio apareceu pela primeira vez nas tiras de jornal do personagem Piteco, publicadas no extinto Diário de São Paulo. Depois ganhou espaço próprio em páginas dominicais na Folhinha de São Paulo, suplemento infantil lançado em 1963. Durante quase 30 anos suas histórias foram escritas e desenhadas exclusivamente pelo próprio Mauricio, para a Folha de São Paulo com redistribuição para diversos outros jornais.

Mauricio de Souza com a primeira revista do Horácio

Mauricio de Souza com a primeira revista do Horácio

Na foto, vemos Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, segurando um exemplar do primeiro volume de uma série que reunirá todas as histórias do personagem Horácio. A série é intitulada Horácio e seus amigos dinossauros. Em sua conta do Twitter, Maurício escreveu: “Esperei a vida toda por esta coleção!”

PERSONAGENS DA TURMA DO HORÁCIO

Horácio

Horácio

Horácio – tão ingênuo quanto filósofo, Horácio é um filhote órfão de Tiranossauro Rex, mesmo que não pareça, pois é meigo, amigo, gentil, solidário, e, o mais surpreendente, herbívoro, sendo seu prato predileto alface. Nasceu de um ovo abandonado ao sol e até hoje procura saber quem é a sua mamãe. É o único personagem cujas histórias são apenas escritas pelo próprio Mauricio.

Lucinda

Lucinda

Lucinda – Lucinda é uma dinossaurinha cor-de-rosa apaixonada pelo Horácio. Vive tentando se aproximar dele, mas o destino muitas vezes não permite que isso aconteça. Sua principal rival é Simone, mas Lucinda teve muito mais aparições do que a outra concorrente do coração do Horácio.

Simone

Simone

Simone – Outra amiguinha do Horácio. Feminina e gentil, quase chega a balançar o coração do nosso amiguinho dinossauro. Para desespero da sua rival Lucinda.
Simone não chega a ser tão direta nas intenções de namoro (como Lucinda) mas quando aparece, mostra-se bastante insinuante.

Brontossauro

Brontossauro

Brontossauro – Apesar do tamanho assutador, o Brontossauro é como uma criança, doce e delicada, sempre disposto a ajudar os outros.
Como nosso amiguinho Horácio, ele é vegetariano e sonhador.

Tecodonte

Tecodonte

Tecodonte – é o melhor amigo de Horácio, mas quase nunca concorda com as ideias “solidárias” deste, como na história em que Tecodonte caiu, mas Horácio não riu dele.

Pterodáctilo Alfredo

Pterodáctilo Alfredo

Pterodáctilo Alfredo – Foi quase um pai para o Horácio, já que nas primeiras aventuras, o dinossaurinho até ficou “hospedado” num ninho do Alfredo e sua companheira.
Agora ficou um amigão do Horácio e até o carrega pra lá e pra cá, em vôos deliciosos.

Mamute Antão

Mamute Antão

Mamute Antão – É um simpático e peludo filhote de mamute, bom amigo do Horácio, também serve para aquecê-lo, no inverno.
O Horácio se senta bem juntinho do Antão e se defende do vento e da neve. É que o Antão, apesar de filhotão, já é bem maior do que o Horácio.

Napões

Napões

Napões – Uma espécie totalmente diferente de todas as outras que povoavam a Terra na pré-históra, hoje não existe nem sinal de que eles realmente tenham vivido por aqui.
Os Napões são muito parecidos uns com os outros, todos narigudos, baixinhos e alaranjados.
Vivem em sociedade formando uma grande família e são liderados por um rei.
Vez por outra aparecem nas histórinhas do Horácio e vivem num vale desconhecido, de difícil acesso.

Cumpinchins

Cumpinchins

Cumpinchins – são uns olhinhos que vivem numa caverna lá pelas bandas do Horácio. Apareceram pouquíssimas vezes, mas a surpresa do seu visual a luz do dia é uma lembrança memorável à maioria dos velhos leitores. Eles não tem participado das histórias atuais.

Capas de revista da Turma do Horácio

Capas de revista da Turma do Horácio

Capas de revista da Turma do Horácio

3 Comentários Turma da Mônica 50 anos: Turma do Horácio

  1. sandro vanderlei dos santos

    quero comprar a revista do horácio para meu filho como faço? pois não encontro na pagina da pannini.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *