Conheça Sebastião Seabra

Saiba mais sobre este desenhista de Araraquara

Conheça Sebastião Seabra

Sebastião Rodrigues Seabra nasceu em Araraquara, interior de São Paulo, em 12 de maio de 1958. Durante toda a década de 1960 ele (e toda sua geração) sofreria a influência tardia do rock and roll, dos seriados do cinema e da recente TV da efervescente década anterior. Já em idade pré-escolar, desenha com entusiasmo em toda folha de papel que encontra. Um desenho que faz com freqüência, nesse período, é do grupo inglês The Beatles. Tosco, é claro, como convém a um desenho de garoto nessa idade.
Nesse período, seu irmão mais velho chega em casa e joga na mesa da sala um exemplar do número um da recém editada revista O Tio Patinhas. Seabra fora fisgado. Nunca em sua vida havia visto uma revista em quadrinhos. A paixão fulminante pela revista com personagens da Disney vira infidelidade quando ele conhece revistas juvenis tipo O Fantasma, Zorro (Lone Ranger) e Sargento Rock. As histórias do Espírito que anda, as do Cavaleiro Solitário e os desenhos maravilhosos de Joe Kubert lhe tiram o sono. É prazer permanente. Quando surgem os super heróis da Marvel, é overdose total. Estava decididamente fadado a ser um cara feliz em tempo integral. Copiava tudo o que lhe caia nas mãos.

Em 1969 se muda com a família para a capital São Paulo e, em 1972, influenciado pelas leituras sobre desenho, e buscando ansiosamente aprender mais e mais, compra um exemplar de Desenho e Anatomia, do americano Victor Perard. Estuda anatomia humana com afinco e se torna fã incondicional de todos os grandes anatomistas e de todos os grandes artistas dos comics clássicos e dos fantásticos desenhistas modernos dos comics books.
De 1974 até 1978 publica a tira diária Capitão Caatinga com seu parceiro Franco de Rosa no jornal Notícias Populares. Publica também, nesse jornal, uma tira cômica (Chucrutz) e uma página de romance em quadrinhos. Em 1979 faz Zorro, capa e espada para a lendária editora EBAL, do Rio de Janeiro. Nos anos seguintes cria HQs eróticas para a Grafipar de Curitiba e, depois disso, colabora para praticamente todas editoras paulistas de HQ, mais algumas didáticas, ilustrando livros de história, português e inglês; além de fazer desenhos para agências publicitárias (cria o SuperHonda), entre outros trabalhos.

Vingador Mascarado de Sebastião Seabra

Em 1983 volta para Araraquara e passa a editar uma página semanal sobre HQ e cultura pop. Publica contos eróticos nas revistas Hot Girls e Contos Excitantes, da Noblet, desenhando também muitas HQs para essa editora. Colabora com mais afinco para o mercado publicitário e desenvolve um trabalho paralelo de charge política e caricatura para os jornais e revistas de lá. Se transforma, à revelia, num cartunista. Em 1986 ganha o prêmio Angelo Agostini, como melhor desenhista do ano e em 1990 cria para a editora Phenix talvez seu personagem mais conhecido: o Vingador Mascarado.

Curso de Desenho Prático - A figura feminina | Sebastião Seabra

Também em 1990 começa a publicar na Europa, através de uma agência belga, os álbuns Rose, A Mulher Gato, A Volta da Mulher Gato, John Àskesis e A Porta Dourada, todos de sexo e aventura. Nos anos seguintes, publica pela editora Escala Como Desenhar Mulheres e A Figura Feminina e desenvolve um Curso de Desenho, passando a lecionar em Araraquara.

Atualmente Seabra vive de suas aulas de desenho e eventuais trabalhos de arte em geral (HQ, publicitário, ilustrações, etc.), enquanto produz febrilmente uma infinidade de HQs de aventuras, aguardando com paciência e otimismo que esse lamentável mercado de quadrinhos dê a volta por cima e passe a publicar material nacional.
Em dezembro de 2011 ele começou a publicar suas charges na Tribuna Impressa. Seus trabalhos serão publicados às terças, quintas e sábados.

Charge política de Sebastião Seabra

Seabra fará charges abordando os temas que estão em evidência no País. Ele promete reproduzir os principais assuntos da semana em forma de ‘crônica desenhada’. “Os temas serão variados, com aprovação da parte editorial da Tribuna”, completa.
Essa não será a primeira vez que o desenhista trabalha para um jornal diário. “Já fiz trabalhos para outras publicações, mas este projeto é inédito. A idéia partiu do próprio Lucas, que me pediu uma ajuda na produção”, revela o artista.
Personagens criados por Sebastião Seabra – ‘Zéfiro’

• Close (Close é um hermafrodita protagonista de uma série de quadrinhos pornôs brasileiros. A personagem foi criada num bar. Sebastião Seabra tinha feito uma capa com a ilustração de um travesti e seu parceiro de editora, Francisco Vilachã, sugeriu que a revista se chamasse “Close”, pela fama que Roberta Close tinha na época. A revista foi a mais bem sucedida da editora Nova Sampa.)
• Dagor
• Rose, A Mulher Gato (Personagem erótica criada por brasileiros para o mercado europeu)
Quadro Camarim do Programa Vitrola, veiculado no dia 21/9/2011 na TVAra, canal educativo e aberto em Araraquara e região.

Nesta edição a ‘Link Girl’ Adriana Nagazako, entrevista o desenhista e cartunista Sebastião Seabra.
www.youtube.com/watch?v=-xGD0lIXPLg

 

Neste vídeo, podemos ver algumas das obras de Seabra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *