LeYa lança O Paraíso de Zahra

HQ Iraniana de 272 páginas foi lançada em Janeiro

O Paraíso de Zahra
Desde que se instalou no País há pouco mais de dois anos, o grupo editorial português (LeYa) publicou alguns ótimos títulos em parceria com a brasileira Barba Negra, tanto estrangeiros (Cicatrizes, Koko be good, 676 Aparições de Killoffer) quanto nacionais (Emir Saad, Uma Patada com Carinho, Morro da Favela, Encruzilhada).
A editora lançou, já neste mês de janeiro, a HQ iraniana O Paraíso de Zahra, de Amir e Khalil – os nomes são fictícios, criados para proteger os autores de prováveis perseguições políticas.
Publicada originalmente na Internet no início de 2010 em 12 idiomas, a narrativa parte de uma marcha nas ruas de Teerã por eleições presidenciais e segue acompanhando o drama de Zaha em busca de seu filho desaparecido durante a manifestação.
Os autores, que preferem não divulgar seus nomes por medo de represálias dos aiatolás, narram uma história marcada pelo amor, pela perda e a luta por liberdade.
Após os protestos, os desaparecimentos e mortes de diversos iranianos – divulgados para o mundo via Twitter e YouTube -, Zahra inicia uma busca incansável por seu filho Mehdi, de apenas 19 anos. Hassan, irmão de Mehdi, é o narrador dessa história pelo blog Zahra’s Paradise.
Uma busca passando por hospitais e necrotérios, implorando a burocratas corruptos, realizando visitas diárias à prisão Edin e esperando com todas as forças que sua jornada não termine no cemitério ao sul de Teerã, também chamado de Zahra’s Paradise.

O Paraíso de Zahra é uma referência ao cemitério na região sul da capital iraniana, um dos possíveis destinos do filho de Zaha.
A HQ tem 272 páginas, formato 16 x 23 cm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *