Morre Tony DeZuñiga, cocriador de Jonah Hex

Quadrinista estava internado e faleceu na última semana deste mês

Morre Tony DeZuñiga, cocriador de Jonah Hex

Faleceu na madrugada do dia 11 de maio, o quadrinista filipino Tony DeZuñiga. Ele estava internado em estado grave depois de ter sofrido um derrame no mês passado, o que causou uma série de complicações em seu estado de saúde.
Tony DeZuñiga nasceu em 1941, e foi o primeiro artista das Filipinas a trabalhar na indústria de quadrinhos norte-americana. Seus trabalhos mais conhecidos foram feitos para a DC Comics, na qual cocriou os personagens Jonah Hex (com John Albano) e Orquídea Negra (com Sheldon Mayer).
Ele começou sua carreira aos 16 anos, como letrista da revista semanal Liwayway, e foi trabalhando lá que conheceu Albano. Em 1962, mudou-se para os Estados Unidos para estudar design gráfico na cidade de Nova York, e quando voltou para as Filipinas trabalhou com publicidade e começou a ilustrar quadrinhos no país.
No final da década de 1960, voltou para Nova York e estreou no mercado dos comics arte-finalizando o lápis de Ric Estrada para a revista Girl’s Love Stories, da DC. Sua estreia como desenhista aconteceu com uma história de terror, em House of Mystery #188, em 1970.

A criação de Jonah Hex foi em 1972, para a revista All-Star Western #10. No ano seguinte, em Adventure Comics #428, estreou sua outra criação, a Orquídea Negra.
Seu talento ocasionou uma invasão de artistas filipinos nos quadrinhos norte-americanos durante a década de 1970. Ele também trabalhou para a Marvel, na qual desenhou personagens como X-Men, Homem-Aranha, Thor, Homem de Ferro, Conan e até uma história baseada em Star Wars. Foram 18 anos trabalhando para as duas grandes editoras dos Estados Unidos.
Mais tarde, ele entrou para o mercado de videogames, fazendo design visual para jogos da Sega durante uma década.

O último trabalho dele com Jonah Hex foi para a graphic novel Jonah Hex: No Way Back, lançada em 2010 para coincidir com a estréia do filme do personagem.

Jonah Hex

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *