Stan Lee

Conheça o criador do Homem-aranha, X-men, Hulk e outros heróis da Marvel e DC

Stan Lee
Stanley Martin Lieber (Nova Iorque, 28 de dezembro de 1922) é um escritor, editor, publicitário, ator, produtor e personalidade de televisão norte-americano, que, com vários artistas e co-criadores — especialmente Jack Kirby e Steve Ditko — introduziu personagens complexas e um universo compartilhado entre heróis de histórias em quadrinhos (ou banda desenhada). Seu sucesso ajudou a transformar a Marvel Comics de uma pequena publicadora para uma grande corporação multimídia.
Entre suas maiores criações estão, os X-Men, o Homem-Aranha, o Quarteto Fantástico, o Incrível Hulk, Thor, o Homem de Ferro e o Capitão América.
Na adolescência, Lee trabalhou para os publicadores Martin Goodman na Timely Comics, que mais tarde tornaria-se a Marvel Comics. Goodman era casado com a prima de Lee. Seu primeiro trabalho publicado foi uma página para preencher texto assinada com o nome Stan Lee, que apareceu na revista do Capitão América em 1941. Stanley usou o nome “Stan Lee” porque sonhava um dia escrever o maior de todos os livros do país e não queria seu verdadeiro nome associado às histórias em quadrinhos. Ele logo passou a escrever histórias de fato, tornando-se o editor mais novo no campo de trabalho com 17 anos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Lee alistou-se no Exército dos Estados Unidos e serviu na parte de comunicação, escrevendo manuais, slogans, filmes de treinamento e ocasionalmente desenhando. Após a Segunda Guerra Mundial, Lee voltou para a sua posição na qual tornaria-se a Marvel Comics. Naquela época, um campanha de decência liderada pelo psiquiatra Dr. Frederic Wertham e pelo Senador Estes Kefauver culpava as revistas de histórias em quadrinhos por corromper os jovens leitores com imagens violentas e sexuais. As empresas de HQ responderam com a organização de um sistema de controle interno, e eventualmente adotaram o estringente Comics Code Authority.
Permanecendo na Timely/Marvel pela década de 1950, Lee escreveu histórias de vários gêneros, como romance, faroeste, e ficção científica leve. No fim da década, ele ficou insatisfeito com sua carreira e pensou em sair da área.

Liga da justiça

No fim da década de 1950, a DC Comics deu uma reanimada no gênero dos super-heróis e teve sucesso significativo com o super time da Liga da Justiça da América. Em resposta, Martin Goodman, o publisher (chefe editorial) da Marvel, deu a Lee a tarefa de criar um time de super-heróis novo. A esposa de Lee o alertou para experimentar histórias que ele preferia já que a ameaça de ser demitido não importava. Ele agiu sob este conselho, e, de repente, a carreira de Lee mudou completamente.
A DC tinha heróis famosos, como Batman e Superman. Porém a Marvel não tinha, naquela época, nem um herói com tamanha popularidade. Era preciso criar e tornar esses novos personagens populares, pensou Stanley. Aos poucos foram surgindo novas criações e ele também foi reformulando antigos personagens, que no passado foram sucesso, mas que após a Guerra Mundial, haviam deixado de vender. De repente, a carreira de Lee começou a dar uma guinada, mudou completamente.
Lee com a ajuda de Jack Kirby, deu a seus novos super-heróis sentimentos mais humanos, uma mudança de seus outros heróis que eram tipicamente escritos para pré-adolescentes. Os novos heróis criados e desenvolvidos por Lee tinham problemas, como qualquer mortal. Eles também tinham temperamento ruim, ficavam melancólicos, irados e cometiam erros como todos nós, seres humanos ou os antigos deuses do Olímpo. Preocupavam-se em pagar suas contas e impressionar suas namoradas e muitas vezes ficavam até doentes fisicamente. Os super-heróis de Lee capturaram a imaginação dos adolescentes e jovens adultos, e as vendas aumentaram drasticamente.

heróis da Marvel

O grupo de super-heróis que Lee e Jack Kirby produziram foi a família de super-heróis conhecida como O Quarteto Fantástico que por sua vez já tinha sido escrito por Lucas Axt e Victor Giulio. A popularidade é o sucesso imediato obtido com o lançamento do Quarteto Fantástico entusiasmou Goodman, que incentivou Lee e os poucos ilustradores que trabalhavam na Marvel a produzir vários novos títulos. Graças a isto surgiram: Os Vingadores, o incrível Hulk – uma versão americana de Dr. Jekill e Mister Hide-, (criado em maio de 1962), Homem de Ferro (agosto de 62), Thor (também criado em agosto de 62), e os X-Men, Daredevil (O Demolidor), Doutor Estranho e, por fim, o personagem de maior sucesso que a Marvel já criou: Homem Aranha, criado também em agosto de 1962 – um novo prolífico -, numa parceria entre Lee e o genial Steve Ditko.
Pela década de 1960, Lee escreveu, coordenou a arte e editou a maior parte das séries da Marvel, moderou as páginas de cartas e escreveu uma coluna mensal chamada “Stan’s Soapbox”, escreveu muito material promocional, sempre assinando com a frase que é sua marca registrada: “Excelsior!”.
Nos últimos anos, Lee tornou-se um ícone e a cara pública da Marvel Comics. Ele faz aparições em convenções de histórias em quadrinhos pelos EUA, palestrando e participando em discussões. Ele também mudou-se para a Califórnia em 1981 para desenvolver as propriedades de televisão e filme da Marvel.
Lee também apareceu em Os Simpsons e fez a voz de um personagem na série animada produzida pela MTV do Homem-Aranha. Durante a revolução ponto com da Internet, ele criou o StanLee.net, que pertencia a uma companhia separada e administrada por outros que tinha como conceito misturar animação online com tiras de quadrinhos tradicionais, mas infelizmente a companhia ficou conhecida pela sua administração mal-feita e irresponsabilidade financeira.
Na década de 2000, Stan Lee fez seu primeiro trabalho para a DC Comics, lançando a série Just Imagine… (“Apenas Imagine…”), na qual Lee reimaginava vários super-heróis incluindo Superman, Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde e Flash. Lee também criou a série animada para adultos Stripperella para a Spike TV (vai ao ar no Brasil pelo Multishow) e em 2004 anunciou planos para colaborar junto com Hugh Hefner em uma série animada das coelhinhas da Playboy.
Em agosto de 2004, Lee anunciou o lançamento da “Stan Lee’s Sunday Comics”, para serem hospedadas pelo Komicwerks.com, onde assinantes mensais poderão ler uma nova e atualizada história todo domingo. A Stan’s Soapbox voltará como uma coluna semanal junto da tira de domingo.
Ele ainda aparece como motorista de ônibus no episódio “Perigo de Morte” do seriado norte-americano Heroes. Em 2006 Stan criou e participou do reality show Who Wants to Be a Superhero?. Em Abril de 2008, na New York Comic Con, a Viz Media anunciou que Lee e Hiroyuki Takei estava colaborando no mangá Karakuridōji Ultimo, da empresa-mãe Shueisha. Em 2009 criou junto com Tamon Ohta e o estúdio Bones o anime Heroman.
Em 2010 apareceu no episodio 16 do terceiro ano da serie The Big Bang Theory interpretando ele próprio.
Stan Lee apareceu como personagem nas cenas de muitos filmes de super-heróis (mas não todos os filmes); baseados nos personagens da Marvel Comics que ele ajudou a criar. Ele é atualmente o ator 22 classificado em termos das receitas de bilheteira graças à sua aparições em filmes da Marvel.
• No filme O Julgamento do Incrível Hulk (1989), Lee fez sua primeira aparição em um filme da Marvel;na qual ele é um jurado no julgamento do Dr. Bruce Banner.
• No filme Mallrats (1986) (Barrados no Shopping ou Os Malucos do centro) aconselhando Brodie.
• No filme X-Men (2000), Lee aparece como um vendedor de hotdog na praia, quando o senador Robert Kelly aparece nu na praia depois de escapar do mutante Magneto.
• Em Homem-Aranha (2002), ele aparece durante a primeira batalha do Homem-Aranha contra o Duende Verde, puxando uma menina longe dos destroços de um prédio.
• Em Demolidor (2003), Matt Murdock, ainda criança,não deixa Stan Lee atravessar a rua para não ser atropelado por um ônibus.
• Em Hulk (2003), ele aparece andando ao lado do ex-Hulk da série de TV, Lou Ferrigno em uma cena inicial, como guarda de segurança no laboratório de Bruce Banner. Foi seu primeiro papel falando em um filmes baseados em um de seus personagens.
• Em Homem-Aranha 2 (2004), Lee puxa novamente uma pessoa inocente, longe do perigo durante a primeira batalha do Homem-Aranha contra o Doutor Octopus.
• Em Quarteto Fantástico (2005), Lee aparece pela primeira vez como um personagem dos quadrinhos, em um papel creditado como Willie Lumpkin, o carteiro que recebe o Quarteto Fantástico quando eles entram no edifício Baxter.
• Em X-Men: O Confronto Final (2006), Lee e Chris Claremont aparecem como dois dos vizinhos de Jean Grey na cena de abertura do conjunto há 20 anos. Lee, creditado como “homem da mangueira”, é molhado no gramado quando Jean usa sua telecinese redireciona a água da mangueira para o ar.
• Em Homem-Aranha 3 (2007), Lee aparece em um papel creditado como “homem da Times Square”. Ele fica ao lado de Peter Parker, ambos lendo um boletim de notícias e logo depois comenta a Peter:”Você sabe, eu acho que uma pessoa pode fazer a diferença no carater de outra pessoa”.
• Em Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007), Lee aparece como ele mesmo no primeiro casamento de Reed Richards e Susan Storm, sendo afastado por um guarda de segurança por não estar na lista de convidados. Em Fantastic Four Annual # 3 (1965) ,acontece a mesma coisa, em que Lee e Jack Kirby são igualmente barrados.
• Em Homem de Ferro (2008), Stan Lee (creditado como “Si”) aparece em uma festa de gala com três mulheres loiras, onde Tony Stark o confunde com Hugh Hefner. Na versão teatral do filme, Stark simplesmente cumprimenta Lee como “Hef” e move-se sem ver a cara de Lee, uma outra versão da cena foi filmada quando Stark percebe seu erro, mas Lee gentilmente responde: “Tudo bem, eu sou confundido assim o tempo todo.”
• Em O Incrível Hulk (2008),Stan Lee aparece como um cidadão infeliz que acidentalmente ingere um refrigerante misturado com o sangue de Bruce Banner, que levou à descoberta da localização do Dr. Banner em uma fábrica de engarrafamento no Brasil.
• Em Homem de Ferro 2 (2010), durante a Expo Stark, Lee, vestindo suspensórios e uma camisa colorida brilhante e gravata, é cumprimentado por Tony Stark em “Larry King”.
• Em The Big Bang Theory (2010), Stan Lee aparece em sua própria casa sendo visitado por Sheldon, num episódio da 3ª temporada onde Sheldon perde o dia de autógrafos e Penny consegue o endereço de Lee para que Sheldon conseguisse o autografo.
• Em Thor (2011), Stan Lee interpreta o velhinho que dirige a camioneta que tenta arrancar o martelo de Thor do fundo da cratera.
• Em The Super Humans of Stan Lee, onde ele é o apresentador.
• Em Capitão América: O Primeiro Vingador,Lee aparece como um militar numa entrega de medalha para o Capitão América,que não compareceu,Stan confundiu o mensageiro que deu a notícia,com o Capitão América,dizendo:”Pensei que ele fosse mais alto!”.

Revistas editadas no Brasil

O quarteto fantástico
Hulk
Homem de ferro
Thor

X-men
Demolidor
Homem-aranha
Doutor estranho

Novos personagens de Stan Lee

THE TRAVELLER
É um cara misterioso que tem poderes de viajar no tempo. Ele faz isso para lutar contra assassinos do futuro. As histórias terão roteiro de Mark Waid e serão desenhadas por Chad Hardin, de Homem-Aranha.

STARBORN
É um rapaz quase comum, exceto pelo detalhe de ele ser o herdeiro de um império intergalático que está em guerra. Essa guerra envolve cinco raças de ETs. Os desenhos serão feitos por Khary Randolph (X-Men) e os roteiros por Chris Roberson.

SOLDIER ZERO
Soldier Zero, publicado pelo Boom! Studios, é um conceito criado por Stan Lee. O herói é Stewart Travers, um cadeirante transformado em um guerreiro ao ser envolvido por um simbionte alienígena. Travers funciona como a consciência de um ser que é pura força bruta, transformando essa energia pura em heroísmo.
Al Davison, um lutador de artes marciais e usuário de cadeira de rodas, serviu como consultor da equipe criativa, ajudando a fazer do trabalho algo que seja representativo para a comunidade.
A revista mensal Soldier Zero chegou ao seu final em setembro de 2011, na 12ª edição, com roteiro de Dan Abnett e Andy Lanning e arte por Javier Pina.

Novos personagens

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Stan_Lees
http://www.meuheroi.com.br/meuheroitv/35-artigos/220-materia-especial-stan-lee-o-homem-o-mito-.html
http://www.3d4all.org/foruns/showthread.php?28098-Stan-Lee

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *