Vikings em busca de vingança
Na mitológica Noruega medieval, época onde os navios Drakkar cruzavam as águas infindáveis para guerrearem, matarem e pilharem, um ferreiro de armamentos conhece uma garota violada pelos repugnantes missionários cristãos corruptos. Situações adversas colocam estes dois sozinhos e em uma estrada onde devem se unir para buscar vingança, traçando um caminho sangüento em busca do objetivo. E temos aí a história de “Vikings – Metal e Outras Histórias” – lançamento da editora Vertigo chegando ao Brasil pela Panini.
O conto faz parte de uma série de autoria do escritor Brian Wood, e conta com a arte imprescindível de Riccardo Burchielli. Mas o miolo deste lançamento trás ainda outras duas histórias da cultura nórdica.
“A Rota do Mar” conta os passos do viking Dag, um navegador destemido que fez o que nenhum outra havia feito antes dele: navegou à oeste, em busca de terras desconhecidas (e que muitos duvidavam que pudessem estar lá). Esta história conta com a arte de Fiona Staples.
Fechando este grande lançamento temos “A Menina no Gelo”, que narra um conto ocorrido na vida de um pescador na antiga Islândia que encontra o corpo congelado de uma garota. Com arte de Becky Cloonan, o compadecido pescador lamenta pela pobre jovem e seu cruel destino, resolvendo que irá sozinho investigar o caso. Inocente, ele esconde o corpo gélido e não conta nada às autoridades de sua vila.
Mas isso pode lhe trazer graves consequências…
A graphic novel “Vikings – Metal e Outras Histórias” esta no formato 17 x 26 cm, conta com 196 páginas. O encadernado reúne do #29 ao #36 da série original de Wood chamada “Northlanders” – uma leitura mais que recomendada.