Osamu Tezuka, maior mangaká de todos os tempos lança a série que terá 3 volumes
Anunciado há um ano, a editora NewPOP finalmente lança no Brasil o mangá Kimba – O Leão Branco – Volume 1 (172 páginas, formato 15 x 21 cm), de Osamu Tezuka.
Ao todo, a série terá três volumes.
Produzida entre 1950 e 1954 na revista Manga Shounen, a história leva o leitor até a floresta aos pés da Montanha Ruwenzori, nos limites de Congo e Uganda, onde viveu o rei dos leões brancos Panja, que reinou por toda aquela terra e protegeu os animais mais fracos dos ataques vorazes dos seres humanos.
Depois que Panja é morto por caçadores, sua companheira Eliza é enviada a um zoológico na Inglaterra em um navio, e à bordo, ela dá a luz a um pequeno macho, o Príncipe Kimba. Eliza diz a Kimba que ele deve voltar à África e ao trono de seu pai, e o joga pra fora do navio. Depois de sua fuga, o navio se depara com uma violenta tempestade e afunda nas profundezas do oceano com Eliza, deixando o jovem Kimba órfão. Kimba então começa sua longa jornada, encontrando amigos e desafios a cada passo, até de ver de volta a sua terra natal, onde dificuldades e surpresas o aguardam.
O mangá já foi traduzido para o alemão, árabe, catalão, chinês, coreano, espanhol, francês, italiano, polonês e russo, dentre outros, e ganhou vários animês, tendo sido o primeiro a ser produzido em cores no Japão, em 1965.
O criador da história, Osamu Tezuka, é considerado o maior mangaká (quadrinhista japonês) de todos os tempos, e ganhou o apelido de “Walt Disney japonês”. Ele criou personagens como Astro Boy, A Fênix, Black Jack, A Princesa e o Cavaleiro e diversos outros, tendo produzido mais de 170 mil páginas de quadrinhos em aproximadamente 700 títulos diferentes de mangás. Ele faleceu em 1989.