Confira a quarta parte e conheça inimigos da turma
Inimigos da turma
Capitão feio – É o maior vilão das histórias do Mauricio. Vive querendo poluir o mundo. Vive nos esgotos e subterrâneos ao lado de fiéis seguidores (criaturas criadas de lixo). Tem levado a pior nos seus planos de sujar o mundo. Sempre termina perdendo as batalhas para a Turma da Mônica e Sansão. Mas não desiste (coitado).
O vilão que aparece mais nas historinhas. Ele quer sujar o mundo e fazer dele o seu parque particular de poluição e sujeira, além de querer que Cascão seja seu herdeiro, pois sabe que o garoto também adora sujeira. Cascão, apesar de em várias histórias, aparecer como fã do Capitão Feio, é contra sujar o mundo. Seu quartel-general se localiza embaixo do Parque da Mônica, lugar que o Capitão Feio odeia e que tenta destruir. Na Turma da Mônica Jovem, passa a se chamar “Poeira Negra” e torna-se mais poderoso. Foi revelado em Cascão Nº37/Janeiro de 2010/Editora Panini, que o Capitão Feio é tio do Cascão.
Seres do Esgoto – Os lacaios do Capitão Feio. São feitos de sujeira, e, no geral, são meio burrinhos. Só fazem o que o Capitão Feio manda, nada mais.
Lorde Coelhão – Dono de um exército de coelhos androides, Lorde Coelhão era conselheiro do rei de Cenourando, e tentava casar com Mimi, princesa do planeta. Conta com uma nave gigantesca chamada “Nave Mãe” de onde comanda seu terrível exército. Tem ainda como aliado, o espião Zoiudo. Lorde Coelhão é um vilão inspirado em Darth Vader. Mas atualmente ele quer destruir o Planeta Terra. Lorde Coelhão fez sua 1ª aparição no longa-metragem de 1982 “As Aventuras da Turma da Mônica”, A Princesa e o Robô, onde foi dublado por Arakén Saldanha. Recentemente, ele apareceu na Turma da Mônica Jovem.
Coelhoides – Integrava o exército do Lorde Coelhão. Existiam os Coelhoides do bem e do mal.
Zoiudo – O lacaio do Lorde Coelhão, uma minhoca alada e um tanto puxa-saco. Desempenha atividades de investigação para seu mestre por todo o universo.
Rei do Fogo/Pitoco – Um terrível deus pré-histórico, senhor das chamas e labaredas. É um vilão cruel e malvado. Sua primeira aparição foi no filme Uma Aventura no Tempo (2007). No filme, ameaçou incendiar a Aldeia de LEM, se a Thuga não fosse sua esposa.
Cabeleira Negra – Soberana de todos os piratas espaciais, extremamente linda, cruel e sedutora. Cabeleira Negra é uma mulher aventureira, corajosa e imbatível como espadachim. Sua maior paixão é saquear naves interplanetárias em busca de tesouros para aumentar a sua fortuna. A 1º aparição foi no filme Uma Aventura no Tempo. No filme ela chegou a transformar o Cebolinha em rato, mas este foi salvo pelo Cascão. Recentemente, também apareceu na Turma da Mônica Jovem. Seu nome é Shirley. Na verdade é careca.
Piratas Siderais – Gangue de piratas mesquinhos, malvados e gananciosos do espaço sideral. Na verdade, são um bando de robôs, androides e alienígenas fora-da-lei que, no filme Uma Aventura no Tempo, agiam sob o comando da Rainha Cabeleira Negra.
Dente-de-Ouro – Bandeirante do mal, regenerado, que descobriu um amuleto mágico capaz de controlar a água. Assim como Deus do Fogo e Cabeleira Negra, sua 1º aparição foi no filme “Uma Aventura no Tempo”.
Alienígenas do planeta Tomba – São extras-terrestres que vivem tentando “dominar” o planeta Terra. Já apareceram algumas vezes no gibi do Cascão e inclusive deixaram um clone em seu lugar. Eles compram presentes para tentar conquistar os terráqueos conforme disse Do Contra em uma das historinhas de Mônica Especial de Natal – n° 1 em que ele não acredita em Papai Noel. Apareceram mais fortes na Turma da Mônica Jovem 3.
Bruxa Xanda – Bruxa que mora no Bairro do Limoeiro. Apareceu na revista Magali n°24 (Editora Globo),na Cascão Nº 18 no final da história de de abertura e já transformou a Mônica numa gatinha na história de abertura da revista Mônica n°19 (Editora Panini).
O Ladrão de Fumacinhas – É um cara que rouba fumacinhas de todos com a sua máquina. Apareceu pela primeira vez em uma revista do Cebolinha publicada pela editora Globo, em uma história do Almanaque do Cebolinha republicada em 2006 pela Editora Globo e também apareceu na revista Cascão nº18 da Editora Panini. O objetivo do vilão era sugar todas as famosas fumacinhas que sempre aparecem quando um personagem esta nervoso.
Tonhão da Rua de Baixo – O menino que espalha o terror no Bairro do Limoeiro, só perde uma briga contra a Mônica. Implicante, mal humorado e grosso. Conhecido também como Tonhão-Arranca-Toco.
Seu Bala – É o dono da Fábrica de brinquedos “A. Bala”. Apareceu somente na história “Um sucesso no Natal”, onde captura Cebolinha e tenta cortar seu cabelo, pois os cinco fios parecem com um capacete que chegaria as lojas no Natal, a nova invenção de Seu Bala, porém, falha, pois Mônica e Cascão aparecem para salvar seu amigo. Ganancioso, ele só pensava em lucro, mas teve a personalidade mudada graças a uma coelhada da Mônica, quando ficou gentil e generoso com as crianças.
Mago Alamazak – É um mago que deseja descobrir o sentido da vida meditando, mas é sempre perturbado por alguém da Turma. Ele apareceu num gibi do Cebolinha da Editora Globo, e do Cascão e Magali da Panini.
Seu nome é um anagrama da palavra “Alakazam”, que é nome de um Pokémon, um personagem de animê e, principalmente, uma espécie de palavra mágica usada em certas ocasiões (como “Sim-salabim” e “Abracadabra”). Enquanto a parte “Ala” da palavra é deixada intacta, a parte “mazak” é a parte “kazam” de “Alakazam” ao contrário.
Na sua primeira aparição na revistinha do Cebolinha da Editora Globo, ele tem cabelo cinza tipo o do Piteco, de olhos verdes. Com um manto lilás de pés descalço. Já na revistinha da Magali e na do Cascão da Panini, ele tem um cabelo um pouco mais achatado de cor laranja, e olhos pretos. Usa um manto bege, também de pés descalços. Ele usa seu raio Alamazak para dar castigo para turma assim que fez com o Cebolinha(as crianças trocam os erres pelos eles e eles voltando contra a Mônica),fez com o cascão(todos os vilões que cascão enfrentou tentam suja-lo), e fez por ultimo com a Magali(os moradores do bairro do Limoeiro ficam gulosos igual a Magali já que a Magali perdeu a fome) e depois com o Do Contra (Ele ficou normal como nunca e tudo tirando ele estava ao contrário, a Monica apanhava do Cebolinha, O (Nimbus gostava de se vestir de menina e ele e o Cascão gostavam de banho,etc… ).O Mago Alamazak não castigou a Mônica porque ele não apareceu na revista dela. Para o Mago Alamazak castigar a Mônica, teria que tirar toda a força dela e passar para os moradores do bairro do limoeiro um por um.
Seu Fubá – Um cozinheiro frustrado que tenta roubar as receitas da Tia Nena
Paçoca – Ajudante do Seu Fubá. Atrapalhado, sempre estraga os planos.
Homens Metálicos – São vilões dos anos 70. Apareceram em Os Doze Símbolos Natalinos impedindo a turminha de pegar o panetone nas terras de Maio.
Bringo – Vilão dos anos 70 é um cachorro que apareceu em Os Doze Símbolos Natalinos impedindo a turminha de pegar os cartões de natal nas terras de Julho.
Joni – Vilão dos anos 70 é um cachorro ajudante de Bringo que apareceu em Os Doze Símbolos Natalinos impedindo a turminha de pegar os cartões de Natal nas terras de Julho.
Bruxa dos Botões – É uma bruxa que vive roubando os botões da turma. Apareceu em Cascão 12 editora panini.
Boneca Tenebrosa – É um presente dado pelo pai da Magali,que tenta explodir a casa da Magali e tem como bordão “Medo, terror, escuridão”. Apareceu recentemente na edição 54 (500) da Mônica na história “Outros 500”.
Boris – O gato preto encantado ajudante da Bruxa Viviane. Ele na verdade é humano, mas prefere ser gato. Foi transformado em gato pela bruxa Viviane.
Yuka – Rainha má do Japão, aprisionada por uma pedra lunar durante 400 anos, libertada graças ao Poeira Negra (Capitão Feio).
Capitão Picolé – Foi o primeiro personagem de Maurício de Souza, que o criou quando criança, ao ver que a turma ficou mais conhecida que ele, decidiu se vingar, levou toda a turma da Mônica para uma ilha em LOSTINHO-PERDIDO NOS QUADRINHOS e era o líder dos vilões em Os Doze Símbolos Natalinos.
Vilões do Cebolinha
Seu Bala – Antes da coelhada da Mônica, seu bala era malvado, e após lançar um capacete e ver que o cabelo dele tinha a mesma forma, queria cortar o cabelo do Cebolinha.
Papagaio Copião (2007) – É um papagaio copião que se passa pelo Cebolinha falando mal dos outros com sua mesma voz e jeito de falar. Ele imita toda a turma, apareceu em uma revista do Cebolinha e uma do Cascão.
João Transformão (1986) – Antigamente era o mecânico de um parque de diversões e odiava crianças por estarem sempre quebrando seus brinquedos. Ao tentar deligar a força do parque, foi atingido por uma descarga elétrica e lançado a uma nuvem de poluição, ganhando o poder de transformar as coisas(em especial, crianças)em brinquedos através de sua chave inglesa. Voltou a aparecer no especial ¨Tô Na História¨.
Vilões da Magali
Viviane, a Bruxa da Lua (1998) – Vilã ligada às histórias da Magali, é uma bruxa que pretende conseguir os poderes da Lua para dominar o mundo. É uma mulher muito bonita, e tem como animal de estimação o gato falante Bóris. Apareceu mais em revistas da Magali, da Editora Globo, mas também em uma do Parque da Mônica (N° 20) da Editora Panini. Ela odeia a Magali.
É uma bruxa que vive em uma caverna em baixo da Rua do Limoeiro. Ela sempre tenta dominar o mundo com os poderes da lua, sendo sempre atrapalhada por Magali. Aparenta ser jovem e é muito bonita. Tem um assistente gato chamado Boris. Aparece na TMJ 26, 27 e 28, onde está mais velha e tem uma filha chamada Ramona que adora plantas e a terra e não quer ser uma bruxa má como a mãe deseja. Menciona-se que o pai de Ramona foi para a selva Amazônica e adora plantas e terra como a filha. Na TMJ 26, 27 e 28, a bruxa Viviane tenta pegar as habilidades da turma para dar a filha para que ela se torne a maior bruxa de todos os tempos.
Irmãos Rapa-Dura (1990) – Irmão doceiros que tentaram raptar a Tia Nena para obter suas receitas. Seus doces são altamente indigestos, como o bolo de jiló, pudim de quiabo e o chantili com gosto de agrião.
Vilões do Cascão
Doutor Olimpo – Principal vilão do Cascão (é interessante que todos os vilões têm o Cascão como alvo principal), mas esse, em vez de sujar o mundo, quer limpá-lo, incluindo o Cascão, o que faz de Olimpo um vilão.
Sapóleo – É o ajudante burro do Dr.Olimpo, que sempre leva culpa dos planos falhados. No começo, O Doutor Olimpo o chamava de Zé.
Cremilda e Clotilde (1982) – Mais vilãs que querem limpar o Cascão. Gêmeas com uma incrível mania de limpeza, frequentemente são contratadas para serem babás dele. Curiosamente, Cascão não tem por elas qualquer sentimento negativo.
Lara e Luísa (2007) – São as sobrinhas da Cremilda e Clotilde. Também chamadas de Lá e Lú, elas também têm mania de limpeza (para azar e pavor do Cascão). Apareceu pela primeira vez na história “As Gêmeas Lá e Lú”.
Esponja maligna (2007) – Uma velha esponja que quis se vingar no almanaque nº 2 do Cascão em 2007, no final outra menina a encontra, ela dá língua ao Cascão, que diz que assim ela seria mais feliz.
Cumulus, o homem-nuvem (2010) – Um homem que teve seu emprego perdido como homem-da-previsão-do-tempo na televisão por causa de Cascão, então ele fez uma poção que o transformou em vapor. Pesquisou sobre o passado de Cascão e resolve dar um banho nele, porém é impedido por um ventilador. Apareceu pela primeira vez na história “É o Cúmulo, Mesmo!”.
Paty (2009) – Uma menina mimada que tenta a qualquer custo dar um banho nele, já que acha que as brincadeiras do Cascão são ridículas. Apareceu pela primeira vez na história “O Grande Desafio”.
Turma da Mônica Jovem
Turma da Mônica Jovem é um gibi em estilo mangá de Mauricio de Sousa lançada no ano de 2008. Trata-se de uma evolução dos personagens de Turma da Mônica, agora adolescentes. As revistas se apresentam em formato semelhante ao dos mangás lançados originalmente no Japão.
Mônica
Mônica é alegre, meiga e ainda um pouco dentucinha, mas é agora uma garota esbelta e muito bonita. Muito determinada, sempre indo até o fim quando quer algo. Parece ter uma boa amizade com Cebola, compensando os atritos entre os dois na infância, gerados por planos dele contra ela e coelhadas dela nele. Desta vez possuem uma amizade um tanto colorida, já que Mônica não esconde que é de fato apaixonada pelo Cebola, apesar que de vez em quando ainda suspira por outros garotos. Apesar de ainda ser geniosa, parece ter controlado isso conforme cresceu e se mostra mais calma e pensativa. Sempre está disposta a ajudar seus amigos e às vezes se esquece dela mesma por querer ajudar os outros. Ainda discute com o Cebola, mas não esconde suas segundas intenções e dá sempre um jeitinho de se aproximar do “amigo”, sempre lhe apoiando com todo amor. Morre de ciúmes quando Cebola fala com outras garotas, mas também adora provocá-lo, saindo com outros garotos na frente dele. Os dois já namoraram uma vez, na edição 34, porém não deu certo, mas Cebola acredita que se um dia derrotar a Mônica, finalmente ele estará à altura dela e eles poderiam namorar (mesmo que a própria Mônica considere que ele já está à altura dela). Parece ter uma quedinha pelo Do Contra.
Cebola
Cebola é um adolescente esperto e muito inteligente. Rejeita ser chamado por seu apelido de infância, Cebolinha, e, por ter tido apenas cinco fios de cabelo nessa época, vive sendo chamado amigavelmente de careca por seu amigo Cascão, mesmo tendo hoje mais cabelo. Na edicão 48 página 39 foi dito que seu nome completo é Cebolácio Júnior Menezes da Silva. Costuma trocar o R pelo L quando fica nervoso, apesar de esse distúrbio ter sido mais frequente na infância, já que atualmente ele costuma falar certo. É de fato apaixonado pela Mônica e às vezes não consegue esconder isso. Ainda assim tenta vez ou outra impressionar outras meninas bonitas e fica nervoso quando a Mônica chega perto demais ou quando ocorre um clima de romance entre eles. Tem crises de ciúmes por não gostar de ver a Mônica com outro garoto, pois morre de ciúmes dela. Já namoraram uma vez, na edição 34, porém não deu certo, mas Cebola acredita que se um dia derrotar a Mônica, finalmente ele estará à altura dela e eles poderiam namorar (mesmo que a própria Mônica considere que ele já está à altura dela). Diferentemente de quando era criança, Cebola não pensa em ser mais o “Dono da Rua”,(exceto na edição 37 que estão em um universo diferente onde Cebola é o dono da rua, pois a Mônica tinha mudado de bairro) agora ele quer é conquistar seu espaço no mundo com suas inovações tecnológicas e um tanto mirabolantes. Na edição 48, ao ser levado ao futuro e descobrir que Mônica desistiu de esperar por ele, Cebola percebe que precisa se esforçar para conquistá-la e evitar assim aquele futuro. Conta com uma edição especial em cores em que é o protagonista. Aparenta ter traços de megalomania.
Magali
Melhor amiga de Mônica, era muito gulosa na infância, porém reeducou-se quanto a sua alimentação, consumindo alimentos mais saudáveis e tendo uma alimentação mais moderada, apesar de continuar sendo um pouco gulosa. Tem uma queda platônica pelo professor Rubens, o professor de Ciências, o que tem muita ênfase no começo da série; porém, nas histórias mais recentes é confirmado que continua namorando Quinzinho. Algumas histórias ainda mostram as duas situações acontecendo ao mesmo tempo. Magali ainda continua carinhosa e super meiga para com os amigos, e ainda possui uma queda por animais, especialmente por seu gato Mingau. Sua proximidade com Dudu não tem muita ênfase desta vez, pelo menos até agora. Conta com uma edição especial em cores em que é a protagonista.
Cascão
Cascão é um garoto esperto, criativo, descolado e muito bagunceiro, para desespero de sua mãe, que não consegue deixar o quarto em ordem. Ele não é mais o menino mais sujinho do mundo – aprendeu a tomar banho (mesmo que não goste muito) e mantém um padrão de higiene razoável, inclusive usando desodorante. Frequentemente ele também alerta os outros quanto à economia de água e destino adequado do lixo. Mesmo assim, ainda tem um certo medo de se molhar, especialmente na chuva. Adotou um estilo “street” em seu vestuário e adora praticar esportes radicais, tais como skate, mountain bike e le parkour, além de ser a estrela do time de futebol do Colégio do Limoeiro, no qual ele é o centro-avante. É fã de quadrinhos de ficção científica e cultura nerd geral. Ainda é o melhor amigo do Cebola e continua namorando a Cascuda. Na edição 49, Cascão ganha os superpoderes do Capitão Feio e adota temporariamente a identidade de Manto Negro, mas depois de ser constantemente confundido com um vilão, acaba abrindo mão dos poderes e do alter-ego.