A lenda da Iara ganha releitura em lançamento da Nemo

A Iara – Uma lenda indígena em quadrinhos tem formato 20,5 x 27,3 cm, 56 páginas e custa R$ 42,00

a-iara
A lenda da Iara é uma das mais belas do folclore brasileiro. Agora, ela é recontada na HQ A Iara –Uma lenda indígena em quadrinhos, lançamento da Editora Nemo. Escrito e desenhado pelo pernambucano Silvino, o álbum traz uma história de amor e terror, inspirada nas narrativas indígenas brasileiras.

Iara era uma bela índia que, por se destacar na caça e ser elogiada pelo pai, despertou a inveja e o ódio de seus irmãos. Eles planejam sua morte, mas ela descobre o plano e resolve matá-los para se defender, fugindo em seguida para a mata.
Contudo, seu pai a captura e, como punição, a joga no rio. Os peixes a salvam e a Lua a acolhe como filha, transformando-a na mitológica Iara, a mãe d’água. A partir daí, ela usa sua beleza e seus cantos fascinantes para cativar os corações dos homens e levá-los à morte.
O pajé Kapot, um dos raros sobreviventes à atração da sereia, conta aos mais jovens a lenda da Iara para que eles tomem cuidado e não sejam seduzidos. Todavia, alguns não acreditam na história, como Ngoi-Tumre, filho do cacique Pa-Toit, pertencente à classe mais alta dos guerreiros. Ele quer se casar com a jovem Moema e, de acordo com os costumes da tribo Mebemokré, deve entregar uma prenda à sua futura esposa.
Para demonstrar sua paixão pela amada, o valente índio, mesmo com os avisos do pai, sai à noite com seu amigo Dyokre em busca de um artefato mais brilhante que as estrelas. Entretanto, para conseguir êxito na missão, os dois precisarm atravessar o rio e deparam com a Iara e sua beleza exuberante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *