Rafael Spaca lança livro sobre os quadrinhos dos Trapalhões

Dedé Santana participou dos autógrafos na noite de lançamento


A obra, que será publicada pela editora Estronho, conta com textos de grandes nomes envolvidos na história da trupe de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Entre eles o próprio Dedé Santana tem textos assinados no livro. Em um bate-papo exclusivo com o Redação Multiverso, o escritor Rafael Spaca falou sobre o envolvimento de um dos Trapalhões em seu trabalho.
“Dedé Santana é o paraninfo, o patrono deste e do livro anterior. Uma figura da mais alta estirpe, que apoia e dá força às pesquisas. No lançamento do livro “O Cinema dos Trapalhões, por quem fez e por quem viu” no Rio de Janeiro, tive a honra de dividir a mesa de autógrafos com ele. Neste “HQs dos Trapalhões” tenho a honra de ter um texto assinado por Dedé relatando sua sensação com a leitura das HQs”, confessa o paulista.
Além de Dedé Santana, outros profissionais e pesquisadores envolvidos com a história dos Trapalhões também têm textos assinados no livro, como Gonçalo Júnior, José Alberto Lovetro e Marcus Ramone. Segundo Spaca, esta obra funciona como uma coletânea de textos que apresentam a história dos Trapalhões. “No livro tem depoimento de desenhistas, roteiristas, arte-finalista, redator, revisor, colorista. O testemunho destes profissionais permitirá ao leitor ter uma percepção abrangente do processo de produção de uma HQ”, relata o escritor.
Os Trapalhões estiveram presentes nas bancas de todo o País nas revistas publicadas pelas editoras Bloch e Abril. Na Bloch, o trabalho de criação era mais próximo ao humor da TV, incluindo piadas hoje consideradas politicamente incorretas. Já o trabalho na Editora Abril foi feito voltado para o público infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


8 − = um