Arlequina

Personagem completa 25 anos. Confira o especial sobre Arlequina

Arlequina completou 25 anos no dia 23 de setembro e Paul Dini, criador da personagem, falou sobre o desenvolvimento da vilã – que estreou na animação clássica do Batman dos anos 90. O roteirista lembrou do primeiro episódio e de seu sentimento ao vê-la na tela (Via CBR).
“Eu achei que ela iria se dar muito bem. Ela apareceu com muito humor e simpatia, rapidamente virando uma personagem que todos queriam ver mais uma vez. Então, colocamos na cabeça que faríamos um novo episódio onde ela seria a ajudante do Coringa e depois de fazer uns dois, percebemos que tínhamos uma personagem que a equipe gostava e que somava muito ao Coringa. Por isso, decidimos mantê-la por perto”, afirmou.

Arlequina (Harley Quinn, no original em Inglês), cujo nome real é Harleen Frances Quinzel, é uma personagem fictícia da DC Comics que geralmente aparece como inimiga do super-herói Batman no Universo DC. Ela foi criada por Paul Dini e Bruce Timm para a série animada de televisão Batman: A Série Animada, aparecendo pela primeira vez no episódio “Joker’s Favor” (“Um Favor para o Coringa”), que foi ao ar em setembro de 1992. Apesar de a intenção original de Dini e Timm ter sido para que Arlequina aparecesse apenas naquele episódio específico, a reação positiva do público e da crítica foi tanta, que eles a incluíram em diversos outros episódios de Batman: A Série Animada, culminando com a transição de Arlequina para os quadrinhos em setembro de 1993 e sua inclusão no Universo DC em 1999, com o quadrinho Batman: Harley Quinn. Atuando tanto como anti-heroína e vilã, ela hoje pertence a trindade das mais icônicas vilãs do Batman, ao lado de Mulher Gato e Hera Venenosa. O trio já formou uma gangue nos quadrinhos conhecida como Gotham City Sirens (Sereias de Gotham), que teve uma série em quadrinhos com 26 edições (2009-2011).

A origem de Arlequina é contada no quadrinho “Mad Love” (“Louco Amor”), de fevereiro de 1994, vencedor do Prêmio Eisner. Seu nome foi baseado no arlequim, com a intenção de ser um trocadilho ao seu nome original, Harleen Quinzel. Arlequina é frequentemente cúmplice e companheira amorosa do vilão Coringa, o qual ela conheceu enquanto trabalhava como psiquiatra no Asilo Arkham, onde o Coringa era paciente.

O reboot da Arlequina a partir de Os Novos 52, garantiu-lhe uma série própria, longe das histórias do Batman e do Coringa. A partir de Os Novos 52, Arlequina foi retratada como uma anti-heroína, agindo como justiceira ao invés de criminosa. O sucesso garantiu a renovação da série no DC Rebirth, com a primeira edição de Harley Quinn Rebirth #1 (agosto de 2016), vendendo 400,000 mil cópias. Para os analistas, as altas vendas foram influenciadas pelo marketing pesado do filme Esquadrão Suicida.

A personagem foi originalmente dublada por Arleen Sorkin em Batman: A Série Animada e em diversos outros desenhos e filmes animados da DC, apesar de também ter sido dublada por Tara Strong e Hynden Walch. A primeira atriz a interpreta-lá foi Mia Sara, na série de televisão Birds of Prey. Arlequina estreou nos cinemas em 2016, no filme Esquadrão Suicida, sendo interpretada pela atriz Margot Robbie. A IGN a classificou em #45 na sua lista dos “100 Maiores Vilões dos Comics de Todos os Tempos”. Ela foi classificada como a maior vilã dos últimos anos #16, na lista da Comics Buyer’s Guide de “100 mulheres mais sexy em quadrinhos”.

Confira as revistas da Arlequina na loja do Mania de Gibi

Edições da Arlequina no Brasil

Agenda Secreta da Arlequina, A Panini DC Comics 2017 2
Arlequina – 1ª Série Panini DC Comics 2015 2
Arlequina – 2ª Série Panini DC Comics 2016-2017 13
Arlequina – 3ª Série Panini DC Comics 2017 6
Arlequina & Hera Venenosa – Paixões Violentas Mythos DC Comics 2002 1
Arlequina – Dia dos Namorados Panini DC Comics 2015 1
Arlequina – Especial de Natal Panini DC Comics 2015 1
Arlequina Invade A Comic Con Panini DC Comics 2014 1
Arlequina: Se Jogando Na Cidade Panini DC Comics 2017 1
Batman: Arlequina Panini DC Comics 2017 1
Convergência: Arlequina Panini DC Comics 2016 1
DC Comics – Coleção de Graphic Novels Eaglemoss DC Comics 2014- 51
Gangue da Arlequina, A Panini DC Comics 2017 1

 

Referências:

Guia dos Quadrinhos | Omelete | Wikipedia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *