Editora Criativo resgata primeiro mangá brasileiro, de 1966

Criado foi Minami Keizi que não teve muito sucesso com a publicação


Precursor do mangá nacional, o artista, escritor e editor paulista Minami Keizi (1945-2009) tentou lançar seu personagem Tupãzinho nos moldes do consagrado Astro Boy, de Osamu Tezuka, pela Editora Pan Juvenil. Sem sucesso, o autor o reformulou, deixando-o com as características de Gasparzinho, da Harvey Comics, para poder editá-lo em tiras no jornal Diário Popular.

Isso ocorreu em 1965. No ano seguinte, trabalhando como supervisor da Pan Juvenil, Minami planejou um álbum com uma meta ambiciosa: substituir a vacância deixada pelo Almanaque de O Tico-Tico, que até o final da década anterior era o grande atrativo dos finais de ano, nas bancas de revistas.

Para tanto, Minami escreveu uma antologia de contos e fábulas infantis, e orientou os artistas da casa, Fabiano Dias, José Carlos Crispim, Luís Sátiro e Antonio Duarte, que adotassem o estilo mangá — essa antologia foi publicada em 1966 com o título Álbum Encantado. Foi assim que, muitos anos antes do boom dos mangás no Ocidente, começou a se produzir no Brasil HQs com as características do quadrinho japonês.

Minami Keizi teve uma longa carreira à frente de suas empresas Edrel e Minami & Cunha, e também como autor de centenas de livros e quadrinhos realizados para editoras diversas – sua trajetória é descrita no livro Maria Erótica e o Clamor do Sexo, do jornalista Gonçalo Junior.

Agora, a Editora Criativo lança uma edição com a maioria das HQs publicadas no Álbum Encantado, fazendo um resgate importante e homenageando Minami Keizi.

1 Comentário Editora Criativo resgata primeiro mangá brasileiro, de 1966

  1. Ronaldo

    Olá. Eu tenho um exemplar desta publicação, mas com a capa original. Vocês têm interesse ou, por favor, poderiam indicar colecionadores dispostos a avaliar? Grato.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *