Fábio Moon e Gabriel Bá

Quadrinistas Gêmeos já ganharam vários prêmios do “Universo HQ”

Fábio Moon e Gabriel Bá

Fábio Moon e Gabriel Bá são irmãos Gêmeos. Eles nasceram em 1976, cresceram juntos, sempre moraram e trabalharam juntos. Já publicaram no Brasil, Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha e Itália. Já ganharam os prêmios Jubuti, Eisner, Harvey, HQ Mix, Angelo Agostini e o Xeric Foudation Grant.  Moon e Bá ganharam o prêmio “Eisner Awards” em “Melhor Minissérie” (ou série limitada) por “Daytripper“, que será publicada no segundo semestre em nosso país, pela mesma Panini. Este é o quarto Eisner que os brasileiros conquistam
O primeiro trabalho notável dos irmãos foi o fanzine, independente no estilo underground chamado 10 pãezinhos, que chegou a 40 números e rendeu muitos elogios aos dois. Já foram publicados 5 livros dos “10 pãezinhos”: “O Girassol e a Lua” (2000, Via Lettera), “Meu Coração, Não Sei Por Quê.” (2001, Via Lettera), “CRÍTICA” (2004, Devir), “Mesa para Dois” (2006, Devir) e “FANZINE” (2007, Devir).

Feliz Aniversário meu amigo, Fanzine e O Girassol e a Lua
Mesa para dois, Critica e Meu coração não sei porque
Eles lançaram mais 3 revistas independentes no Brasil: “ROCK’N’ROLL” (2004), em parceria com Bruno D’Angelo e Kako; “Um Dia, Uma Noite” (2006) e “5” (2007), em conjunto com a americana Becky Cloonan, o grego Vasilis Lolos e o gaúcho Rafael Grampá. Esta última revista ganhou o Eisner Award 2008 de melhor antologia, junto com a hq digital “Sugarshock“, escrita por Joss Whedon.

Rock N' Roll, Um dia uma noite e 5
Em 2007, lançaram uma adaptação de “O Alienista“, livro de Machado de Assis, premiado com o Prêmio Jabuti de “Melhor livro didático e paradidático de ensino fundamental ou médio”.
The Umbrella Academy, HQ escrita por Gerard Way, vocalista da banda My Chemical Romance, desenhada por Gabriel Bá e colorida por Dave Stewart, recebeu diversos elogios do público e da crítica e inclusive foi vencedora do Prêmio Eisner de 2008.
Pelo selo Vertigo da DC Comics, Moon e Bá lançarão no segundo semestre de 2011 a HQ Daytripper, minisérie em 10 edições, desenhada e escrita por eles e colorida por Dave Stewart. Este HQ terá Brás, um escritor de obituários, apresentado em diferentes momentos da vida. A obra teve um sucesso surpreendente nos EUA e recentemente ganhou uma edição encadernada com 256 páginas. A edição nacional terá tradução de Érico Assis e supervisão direta
Desenham “BPRD: 1947″, escrita por Mike Mignola e Josh Dysart, têm uma tira dominical na “Folha de São Paulo”, chamada “Quase Nada”, e uma página de Quadrinhos na revista mensal “Época São Paulo”.

Daytripper, The Umbrella Academy, O Alienista e BPRD-1947
Apesar de possuírem trabalhos publicados nos Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha e Itália, Moon e Bá afirmam que publicação nem sempre deve ser encarada como meta principal para quem quer fazer história em quadrinhos. Para eles, reconhecimento depende de muito esforço e dedicação. “É duro fazer quadrinhos, demora muito tempo, você tem que dedicar horas e horas todo dia. Senão, não vai para frente. Se você não desenhar todo dia, seu desenho não melhora, se você não escrever o tempo todo, seu texto não melhora”, explica Bá.
Por sinal, dedicação é o que não falta. Ao todo, são quinze anos trabalhando com quadrinhos e juntando muita história para contar. Aliás, são essas histórias que trazem os gêmeos a capital do Amazonas. Em Manaus desde o início da semana, os dois contam que conhecer de verdade uma cidade influencia na qualidade de seus trabalhos. “A gente tenta fazer isso para não cair no chavão. Se você trabalha bem o lugar você cria uma camada que pode ser tão interessante quanto o personagem que você cria”, afirma Moon.

Prêmios conquistados pelos gêmeos:

Jabuti

Melhor livro didático e paradidático para ensino médio ou fundamental – O Alienista – Fábio Moon e Gabriel Bá

Eisner Awards

Best Anthology – 5 – Fábio Moon, Gabriel Bá, Becky Cloonan, Vasilis Lolos e Rafael Grampá (2007)
Best limited series – The Umbrella Academy – Gerard Way e Gabriel Bá (2007)
Best digital comic – Sugarshock – Joss Whedon e Fábio Moon (2007)
Melhor Mini-série – Daytripper (2011)

Harvey Awards

Best new series – The Umbrella Academy – Gerard Way e Gabriel Bá (2007)
Best artist – Gabriel Bá (2008)

Scream Awards

Best comicbook artist – Gabriel Bá – The Umbrella Academy
Xeric Foundation Grant – Roland (1999)

Angelo Agostini

Melhor Desenhista – Fábio Moon e Gabriel Bá (2005, 2006)
Melhor Roteirista – Fábio Moon e Gabriel Bá (2004)

HQ Mix

Homenagem – Destaque Internacional – Fábio Moon e Gabriel Bá (2008)
Melhor Edição Especial Nacional – 10 Pãezinhos: Mesa para dois (2006)
Melhor Revista Independente – 10 Pãezinhos: Um dia, uma noite (2006)
Melhor Blog de Artista – Os Loucos Underground (2003, 2004, 2005, 2006)
Melhor Edição Especial Nacional – 10 Pãezinhos: CRÍTICA (2004)
Melhor Desenhista Nacional – Fábio Moon e Gabriel Bá (2004, 2006)
Desenhista Revelação – Fábio Moon e Gabriel Bá (1999)
Melhor Fanzine – 10 Pãezinhos (1999)

2 Comentários Fábio Moon e Gabriel Bá

  1. Pingback: Vencedores do 23º Troféu HQ Mix | Mania de Gibi:Gibis, HQs, Revistas em quadrinhos e muito mais!

  2. André Gonçalves Melado

    Tento adquirir livros do Fábio Moom e Gabriel Bá e não encontro, já tenho Fanzine, Critica, Mesa pra dois, meu coração não sei por quê, girassol e a Lua.
    Como faço pra adquirir as outral publicacões da dupla????

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *