Conheça Hank Ketcham

Saiba mais sobre o criador de Dennis, o Pimentinha

Hank Ketcham

Nascido em 1920, em Seattle, Washington, Hank Ketcham não teve propriamente uma educação formal no campo artístico, tendo se formado muito mais na atividade prática. Ainda jovem, abandonou a Universidade de Washington e mudou-se para Hollywood, visando dedicar-se à área de animação. Em pouco tempo, conseguiu colocação nesse campo, trabalhando primeiramente para a Lantz Production e posteriormente realizando seu grande sonho de trabalhar para os estúdios Disney.

Ingressou como animador assistente temporário na Walt Disney Productions em 1939, para trabalhar na confecção de Pinocchio. Foi, posteriormente, incorporado como efetivo à equipe de animadores, que contava, então, com grandes nomes da área, como Walt Kelly (criador, da personagem Pogo), Fred Moore e Ward Kimball.
Em 1951 ele começou a tira Dennis The Menace (Denis, o Pimentinha), personagem de um garoto traquinas baseado no seu filho de 4 anos de idade, Dennis Ketcham.

Dennis comemorou 60 anos de criação no dia 12 de março de 2011. Ele é um sucesso mundial. Juntos, seus livros já venderam mais de 50 milhões de cópias. Muitos atribuem a longevidade do seu sucesso ao fato de o garoto manter, desde o início, sua inocência intocada, bem como todas as características dos outros personagens e do pano de fundo da história.
Dono de um preciosismo a toda prova, o autor buscou sempre criar um ambiente em que a realidade de um menino de pouco mais de cinco anos fosse naturalmente absorvida pelos leitores. O que efetivamente ocorreu, transformando o desenhista em um dos mais destacados sucessos editoriais das histórias em quadrinhos norte-americanas.
Ketcham permaneceu na Disney até 1941, quando foi servir à marinha americana, em Washington, D.C. Durante a guerra, criou a personagem do diminuto marinheiro Half-Hitch (no Brasil, Meio Quilo), que publicou no Saturday Evening Post.

Após o fim do conflito mundial, mudou-se para Carmel, na Califórnia, e trabalhou como freelancer durante alguns anos, até conceber Dennis The Menace, modelado à figura de seu próprio filho, então com quatro anos de idade. No ano seguinte ao lançamento da personagem, seu autor obteve o cobiçado prêmio Reuben (então ainda denominado Billy De Beck award), conferido pela National Cartoonist Society. Tinha, então, apenas 22 anos de idade.

Atualmente, a tira é publicada em cerca de mil jornais, em 48 países e 19 línguas, ao redor do mundo. O personagem foi tema de um filme, lançado em 1993, com o falecido ator Walter Matthau fazendo o papel do vizinho ranzinza do garoto, o senhor Wilson.

No Brasil, o adjetivo que completava o nome original do personagem, The Manace (que, ao pé da letra, seria A Ameaça), teve a feliz adaptação o Pimentinha. Esse termo é pouco utilizado hoje, mas, na época que Dennis aportou no Brasil, servia para “classificar” crianças muito travessas.

Personagens de Denis, o Pimentinha

Os personagens que participam das histórias de Dennis também tiveram seus nomes adaptados para português. Temos, entre outros, os pais Henry e Alice Mitchell (Henrique e Alice Silva), ambos sempre prestes a sofrer um colapso nervoso; a amiga Margaret (como Dorinha e, posteriormente, Margarida), que sonha em casar com o Dennis quando este crescer; o amigo Joey (Joel), o cachorro Ruff (Rock) e, principalmente, os vizinhos George e Martha Wilson (Jorge e Marta Wilson).

Senhor Wilson é a vítima preferida de Dennis. Um senhor de idade, ranzinza e mal-humorado, que passa por todas situações e encrencas possíveis devido às traquinagens de Pimentinha.
O sucesso estrondoso obtido por Dennis The Menace permitiu que Ketcham, a partir de então, a ele se dedicasse durante a maior parte de sua vida profissional. Às tiras e páginas dominicais, seguiram-se logo histórias para comic books, publicados pela Standard/Pines Comics, de 1953 a 1958, e pela Fawcett, de 1959 a 1979. No Brasil, as revistas de Pimentinha foram publicadas pelas editoras O Cruzeiro, Vecchi, Saber e Rio Gráfica, do final dos anos 50 a início da década de 80. Uma série televisiva produzida pela CBS, estrelada por Jay North, foi a coqueluche da televisão americana entre os anos de 1959 e 1963. Desenhos animados foram produzidos pela General Mills, sendo exibidos inicialmente de 1988 a 1989, mas ainda em exibição até os dias de hoje (no Brasil, o SBT mantém o desenho em sua programação matinal há anos). E, em 1993, uma grande produção cinematográfica da Warner Bros., produzida por John Hughes e estrelada por Walther Matthaw como o pobre Mr. Wilson, chegou às telas do mundo inteiro, fazendo justiça às peripécias do adorável pestinha dos quadrinhos.

Desde o início, Ketcham utilizou artistas assistentes em seu trabalho criativo. Assim, já em 1950, para a confecção das histórias destinadas às revistas em quadrinhos, contou com a ajuda de Al Wiseman. Para as páginas dominicais, utilizou-se da colaboração de Bob Bugg e posteriormente de Ron Ferdinand, este último responsável por elas até os dias de hoje. Já as tiras diárias contaram com a mão invisível de Marcus Hamilton desde o início dos anos 80. Isso permitiu que Ketcham pudesse se aposentar oficiosamente como o desenhista da personagem, passando a exercer apenas a função de supervisor geral dos trabalhos, de forma a garantir que não se perdesse o espírito da série.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *