Turma da Mônica 50 anos: Turma do Piteco

Conheça história de uma turma de habitantes dos tempos das cavernas e seu cotidiano, na aldeia de Lem.

Turma da Mônica 50 anos: Turma do Piteco
A Turma do Piteco foi publicado pela primeira vez em 1964, em uma tira de jornal publicada pelo Diário de São Paulo. Seu criador Mauricio de Sousa cita como influências, as tiras de aventura de Tarzan e as tira cômicas do Brucutu, tal qual Brucutu, Piteco vive Idade da Pedra, onde humanos convivem com dinossauros (uma hipótese descartada por cientistas, que afirmam que os dinossauros foram extintos antes do surgimento da humanidade). O nome completo do personagem é Pithecanthropus erectus (da Silva), Pithecanthropus erectus é o nome de uma espécie do homo erectus, também conhecido como Homem de Java. Em 1965, Piteco ganhou um livro escrito por Mauricio para Editora FTD.

Piteco

Piteco

Piteco – O protagonista é um típico solteirão de bem com a vida, é um caçador e pescador, sua principal arma é uma clava, vive na aldeia de Lem e seu nome completo é Pithecanthropus Erectus da Silva (uma alusão ao nome científico do Homem de Java). Além disso, ele foge dos inimigos e de Thuga, uma mulher que tenta se casar com ele. Em histórias mais antigas, Piteco encontrou o ovo de onde nasceria o dinossaurinho Horácio porém o animal arranjou confusão em Lem e foi expulso. Até a época da Abril, Piteco carregava uma clava com um prego de metal, o que é bem curioso considerando que na era do Piteco, o metal ainda não havia sido inventado. Essa clava acabou sumindo a partir da época da editora Globo.

Thuga

Thuga

Thuga – Uma mulher gordinha (lembra a Pipa) que tem como objetivo de vida casar com o Piteco (o que ele recusa firmemente). Insiste e não desiste. Ela também aparece no filme “Uma Aventura no Tempo”.

Ogra

Ogra

Ogra – Amiga fiel da Thuga.
Feminina, mas decidida, assusta um pouco pela aparência. Mas é gente fina. Tenta consolar Thuga quando algum plano matrimonial não dá certo.

Juiz de Paz, Bolota e Beleléu, respectivamente

Juiz de Paz, Bolota e Beleléu, respectivamente

Bolota – Amigo de Piteco, magricelo, careca e narigudo. É uma espécie de amigo-confidente de Piteco. Ao contrário de Piteco, bolota é casado e tenta convencer o amigo a se casar também.

Beleléu – O inventor esquisito da Pré-História. Por mais úteis que possam parecer seus inventos, o povo de Lem o considera um doido.

Baltazar o Azarado, Prefeito de Lem, Homens de Hur e Homens Tigre, respectivamente

Baltazar o Azarado, Prefeito de Lem, Homens de Ur e Homens Tigre, respectivamente

BALTAZAR, O AZARADO – O próprio nome já diz, chama todo tipo de mandinga e mau agouro. PREFEITO DE LEM – ( Ou Xerife de Lem ) Disposto a manter a ordem na cidade, vive prendendo os malfeitores. HOMENS DE UR – Inimigos da Aldeia de Lem, os brutamontes vivem declarando guerra e armando confusões. HOMENS TIGRE – Outra aldeia inimiga. Estes adoram raptar mocinhas para oferecer ao seu Deus Tigre.

Vartolo

Vartolo

Vartolo – Personagem cômico das HQs do “Piteco” e seus amigos pré-históricos. Criado em 1975, Vartolo tinha no início um visual diferente daquele que conhecemos hoje: era mais alto, barbeado e de cabelos pretos espigados.

Zum e Bum

Zum e Bum

Zum e Bum – são dois malfeitores da idade da pedra. Irmãos gêmeos, que estrearam várias historias solo nos primeiros anos da revista da Mônica, batendo em quantidade, inclusive no Piteco. Sempre dispostos a assaltar qualquer habitante da aldeia de Lem que ouse sair da cidade. Não têm aparecido muito ultimamente, mas são personagens importantes do universo do Piteco. Apareciam bastante nas edições dos anos 70.

Tio Glunk

Tio Glunk

Tio Glunk – Tio da Thuga que aparece de vez em quando para tentar convencê-la a procurar outro namorado (que não seja o Piteco). De preferência rico para sobrar um anexo a mais na caverna da sobrinha pra ele poder se “estabelecer “ali, de uma vez.

Pedrosa

Pedrosa

Pedrosa – Amigo de caçadas e pescarias de Bolota e Piteco. Bonachão e um tanto sujinho, acredita-se ser um ancestral do Cascão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *