Gasparzinho, o fantasminha camarada – Parte 2

Conheça as revistas publicadas do fantasminha

gaspar
Confira a primeira parte da matéria clicando aqui.

Revistas em quadrinhos

As revistinhas do Gasparzinho foram lançadas nos EUA na década de 50, nunca época em que as gráficas não estavam muito preocupadas com revistas em quadrinhos infantis.

A fase mais marcante do fantasminha nos quadrinhos teve início em 1952, com o lançamento de “Casper, the Friendly Ghost”. A revista foi publicada por outra editora, a Harvey, que iria comprar em definitivo da Paramount, poucos anos depois, os direitos do personagem.

Politicamente correto, Gasparzinho é o fantasma que prefere fazer amizades ao invés de assustar. Além disso, corta um dobrado para impedir que outros fantasmas façam o mal aos encarnados.

Com o gibi do Gasparzinho, cuja produção era comandada pelo editor Matt Murphy, os Harveys conheceram o sucesso. As histórias eram bem elaboradas, bem desenhadas, ainda mais porque alguns dos desenhistas eram egressos do Famous Studios, destacando-se, entre eles, Steve Muffatti e Warren Kremer. Em verdade, algumas das histórias do período eram adaptações semi-diretas dos desenhos animados. Com o tempo, o estilo de desenho de Kremer tornou-se o padrão dos desenhistas da editora. E, com o sucesso de Gasparzinho, Tininha e dos outros personagens da Famous Studios nos quadrinhos, os outros personagens foram aparecendo: Little Dot (Brotoeja), Richie Rich (Riquinho), Little Lotta (Bolota), Hot Stuff (Brasinha) e muitos outros, entre personagens originais e spin-offs.

Foi quando perceberam que haviam explorado à exaustão o tema “Gasparzinho à procura de um amigo” que os criadores da Harvey, capitaneados pelo editor Sid Jacobson (que substituiu Matt Murphy em 1954) resolveram enriquecer o universo do personagem, criando coadjuvantes que roubariam a cena: o encrenqueiro priminho do fantasminha camarada, Spooky (Lelo), o pônei-fantasma Nightmare (Luarino), a bruxinha Wendy (Luísa) e o encrenqueiro Ghostly Trio (Trio Assombro), os tios maldosos do fantasminha. O Gasparzinho também ganharia um novo perfil, menos infantil e mais aventureiro, já que amigos era o que não lhe faltava naqueles dias. Os coadjuvantes dos quadrinhos, além de ganharem aventuras-solo, iriam também para os desenhos animados. E foi em 1959 que Gasparzinho ganhou uma série própria para a televisão.

Por volta dos anos 1970, o personagem decaiu, tanto nos desenhos animados quanto nos quadrinhos – já era evidente a queda de qualidade das animações e o desgaste nos quadrinhos. Nos anos 70, a Hanna Barbera conseguiu os direitos para produzir uma série com o personagem, não muito bem sucedida. A mesma Hanna-Barbera produziria, com algum sucesso, uma adaptação para desenho animado do Riquinho. Gasparzinho ganhou uma sobrevida em 1995, quando saiu a primeira adaptação cinematográfica do personagem, pela Warner Bros – que comprou a empresa que havia comprado a Hanna-Barbera (e que, desse modo, se apoderou do acervo do estúdio), e que também produziu uma nova série animada, mais escrachada que os desenhos da Paramount. É claro, pois a equipe que produziu essa série era praticamente a mesma que produziu os cults Tiny Toon e Animaniacs – por isso, de um fantasminha amigável, Gasparzinho passaria a ser um pré-adolescente atrapalhado e reclamão, e fatalmente o Trio Assombro ganharia o maior destaque. No cinema, Gasparzinho ganharia mais duas continuações, e uma série nova, em computação gráfica.

Quanto aos quadrinhos, o material da Harvey Comics seria adquirido pela empresa Classic Media – que também compra o material da Luluzinha. É a Classic Media quem agora distribui o material para republicações em todo o mundo, apesar de algumas situações hoje serem evidentemente datadas, correspondendo pouco à ideologia de nossos dias.

Personagens Coadjuvantes

LUÍZA, a Bruxinha (Wendy),
LELO (Spooky), primo do Gasparzinho
TRIO ASSOMBROSO (Ghostly Trio)
LUARINO (Nightmare)
gasper-personagens

No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE).

Título Editora   Período N° de edições

 

Almanaque Gasparzinho Vecchi 1979-1980 4
Almanaque Gasparzinho e Seus Amigos Vecchi 1976-1977 4
Casper – Gasparzinho, O Fantasminha Camarada Abril 1996  

2

Cruzeiro Infantil O Cruzeiro 1972-1974 20
Gasparzinho Globo 1987- 36
Gasparzinho O Cruzeiro 1962-1972 127
Gasparzinho Pixel Media 2012-2013 11
Gasparzinho Vecchi 1974-1981 90
Gasparzinho — Edição Encadernada Pixel Media 2013- 8
Gasparzinho, O Fantasminha Camarada Devir 2010- 1
Grandes Aventuras de Gasparzinho, As Vecchi 1981 1
Melhores Histórias de Gasparzinho e Seu Amigos Já Publicadas, As — Edição Encadernada Vecchi 1

 

 

Seleção de Histórias de Gasparzinho, Brasinha e Seus Amigos Já Publicadas — Edição Encadernada — Edição Encadernada Vecchi 1979 1

 

REVISTAS NO SITE DO MANIA DE GIBI:

GASPARZINHO
https://maniadegibi.com/loja/index.php?cPath=22_23_1125_159
 
LUIZA
https://maniadegibi.com/loja/advanced_search_result.php?keywords=luiza&x=0&y=0
https://maniadegibi.com/loja/advanced_search_result.php?keywords=luisa&x=0&y=0
 
LELO
https://maniadegibi.com/loja/advanced_search_result.php?keywords=lelo&x=0&y=0
 
gaspar-revistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *