Avec Editora publicará antologia que resgata histórias de O Judoka

Edição terá cada dura, 192 páginas e impresso em papel Pólen 80g/m²

A Avec Editora anunciou a publicação de O Judoka, por FHAF, edição que resgata história do personagem produzidas por Floriano Hermeto de Almeida Filho, que assinava como FHAF.

O lançamento está marcado para novembro, numa tiragem limitada voltada para colecionadores. A noite de autógrafos será em 29 de novembro, no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo/SP, como parte de eventos paralelos da exposição Quadrinhos.

O projeto começou como uma campanha de financiamento coletivo por Francisco Ucha, e acabou ganhando o apoio da Avec para o lançamento.

Em maio de 1970, foi lançada a sétima aventura em quadrinhos de um personagem que marcou época e a infância de milhares de fãs dos quadrinhos nacionais: chegava às bancas a aventura A Caçada, de O Judoka, Um Herói Brasileiro, personagem publicado mensalmente pela revista de mesmo nome, lançada pela Editora Brasil-América – Ebal.

Era a primeira história escrita e desenhada por um desenhista desconhecido até então: Floriano Hermeto de Almeida Filho, que assinava como FHAF. Ao imprimir ao personagem agilidade cinematográfica e enquadramentos inusitados, ele chamou a atenção dos leitores, da crítica especializada e de estudiosos dos quadrinhos, como Álvaro de Moya e Moacy Cirne. Moya, inclusive, levou os desenhos de FHAF para uma exposição no Congresso Internacional de Quadrinhos de Lucca, na Itália, em 1971.

Nos seis números anteriores do título, dois ótimos desenhistas se revezaram para dar forma ao personagem: Eduardo Baron e Mario Lima. Mas foi Floriano Hermeto que realizou mudanças importantes, dando consistência ao roteiro, além de fazer uma releitura da estrutura visual das histórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você não é um robô! *